Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/253023 |
Resumo: | O Instagram é uma rede social muito famosa e utilizada por milhares de pessoas em seu dia a dia. Dentro desta plataforma existem as influenciadoras digitais, que utilizam seus perfis para falar sobre um nicho específico e influenciar seus seguidores a partir do assunto que elas abordam. O objetivo geral deste trabalho foi identificar como a informação é disseminada pelas influenciadoras digitais em redes sociais e quais suas principais características. Os objetivos específicos foram analisar os perfis das influenciadoras selecionadas e identificar as características das informações disseminadas. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Como procedimentos metodológicos foi realizado um levantamento bibliográfico e a análise de perfis selecionados das influenciadoras fitness para levantamento de informações e acompanhamento das atividades das influenciadoras. A partir disto, concluiu-se que não existe uma responsabilidade das influenciadoras com seu público sobre as informações postadas, que podem, inclusive, serem fake news, sem que os seguidores possam saber. Percebe-se também a falta de controle sobre este assunto dentro da rede social. |
id |
UNSP_418e9b8d06f7875c59b93e0440bc6b2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/253023 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitnessDissemination of information by opinion formers in social media: a survey of fitness influencersInfluenciadoras digitais fitnessDisseminação da informaçãoFontes de informaçãoSeguidoresInstagramFitness digital influencersDissemination of informationInformation sourcesFollowersO Instagram é uma rede social muito famosa e utilizada por milhares de pessoas em seu dia a dia. Dentro desta plataforma existem as influenciadoras digitais, que utilizam seus perfis para falar sobre um nicho específico e influenciar seus seguidores a partir do assunto que elas abordam. O objetivo geral deste trabalho foi identificar como a informação é disseminada pelas influenciadoras digitais em redes sociais e quais suas principais características. Os objetivos específicos foram analisar os perfis das influenciadoras selecionadas e identificar as características das informações disseminadas. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Como procedimentos metodológicos foi realizado um levantamento bibliográfico e a análise de perfis selecionados das influenciadoras fitness para levantamento de informações e acompanhamento das atividades das influenciadoras. A partir disto, concluiu-se que não existe uma responsabilidade das influenciadoras com seu público sobre as informações postadas, que podem, inclusive, serem fake news, sem que os seguidores possam saber. Percebe-se também a falta de controle sobre este assunto dentro da rede social.Instagram is a very famous social network used by thousands of people in their daily lives. Within this platform there are digital influencers, who use their profiles to talk about a specific niche and influence their followers based on the subject they cover. The general objective of this work was to identify how information is disseminated by digital influencers on social networks and what their main characteristics are. The specific objectives were to analyze the profiles of the selected influencers and identify the characteristics of the information disseminated. This research is characterized as qualitative research, exploratory and descriptive in nature. As methodological procedures, a bibliographical survey and analysis of selected profiles of fitness influencers were carried out to collect information and monitor the influencers' activities. From this, it was concluded that there is no responsibility of influencers towards their audience regarding the information posted, which may even be fake news, without followers being able to know. There is also a lack of control over this matter within the social network.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin [UNESP]Souza, Rayane Karolyne de2024-01-25T14:22:07Z2024-01-25T14:22:07Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSouza, Rayane Karolyne de. Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T14:49:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253023Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T14:49:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness Dissemination of information by opinion formers in social media: a survey of fitness influencers |
title |
Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness |
spellingShingle |
Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness Souza, Rayane Karolyne de Influenciadoras digitais fitness Disseminação da informação Fontes de informação Seguidores Fitness digital influencers Dissemination of information Information sources Followers |
title_short |
Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness |
title_full |
Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness |
title_fullStr |
Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness |
title_full_unstemmed |
Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness |
title_sort |
Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness |
author |
Souza, Rayane Karolyne de |
author_facet |
Souza, Rayane Karolyne de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rayane Karolyne de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Influenciadoras digitais fitness Disseminação da informação Fontes de informação Seguidores Fitness digital influencers Dissemination of information Information sources Followers |
topic |
Influenciadoras digitais fitness Disseminação da informação Fontes de informação Seguidores Fitness digital influencers Dissemination of information Information sources Followers |
description |
O Instagram é uma rede social muito famosa e utilizada por milhares de pessoas em seu dia a dia. Dentro desta plataforma existem as influenciadoras digitais, que utilizam seus perfis para falar sobre um nicho específico e influenciar seus seguidores a partir do assunto que elas abordam. O objetivo geral deste trabalho foi identificar como a informação é disseminada pelas influenciadoras digitais em redes sociais e quais suas principais características. Os objetivos específicos foram analisar os perfis das influenciadoras selecionadas e identificar as características das informações disseminadas. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Como procedimentos metodológicos foi realizado um levantamento bibliográfico e a análise de perfis selecionados das influenciadoras fitness para levantamento de informações e acompanhamento das atividades das influenciadoras. A partir disto, concluiu-se que não existe uma responsabilidade das influenciadoras com seu público sobre as informações postadas, que podem, inclusive, serem fake news, sem que os seguidores possam saber. Percebe-se também a falta de controle sobre este assunto dentro da rede social. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 2024-01-25T14:22:07Z 2024-01-25T14:22:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Souza, Rayane Karolyne de. Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023. https://hdl.handle.net/11449/253023 |
identifier_str_mv |
Souza, Rayane Karolyne de. Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/253023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128212512800768 |