Concepções e práticas pedagógicas de educação ambiental no ensino médio: análise a partir de periódicos (2012-2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Felipe Alvarez Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250245
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar como tem se apresentado a Educação Ambiental (EA) no Ensino Médio a partir da análise de concepções e práticas pedagógicas evidenciadas em estudos realizados nas escolas e publicados em periódicos do campo da EA entre 2012 e 2022. A EA está proposta para ser desenvolvida nas escolas como uma temática transversal, tendo inúmeros documentos norteadores e legislação própria. Pela importância de a EA estar presente nas escolas, e tendo em vista o momento de transição para a Base Nacional Comum Curricular, faz-se necessário acompanhar como foi este trabalho ao longo dos últimos anos e observar a tendência em ressignificá-la como parte do currículo. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estado da arte, realizada como revisão bibliográfica em artigos de dois periódicos científicos. Para as análises foram utilizadas as ferramentas da Análise de Conteúdo. A constituição do corpus documental se deu por meio da leitura flutuante e atenta, seguida de formulação de categorias de análise criadas a partir dos interesses da pesquisa. As categorias criadas foram “concepção de educação ambiental”, “práticas pedagógicas”, “currículo e interdisciplinaridade”, e “formação do educador ambiental e suas dificuldades”. Como resultados indicamos como fundamental que o educador tenha clareza das concepções de educação ambiental que subjazem às práticas pedagógicas, ao currículo e à sua própria formação para que se tenha o conhecimento de qual é o objetivo de determinada teoria associada à prática, sem desconsiderar a necessidade do pensamento crítico como base para toda e cada ação desenvolvida no ambiente escolar.
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