Enriquecimento curricular na classe comum a partir das necessidades de alunos com altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergamin, Aletéia Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153376
Resumo: O presente trabalho, centrado em práticas educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscou respostas e proposições para práticas docentes cada vez mais inclusivas, tendo como participantes, a pesquisadora e 22 alunos de uma turma de uma escola estadual de um município paulista. O estudo procurou compreender o fenômeno altas habilidades/ superdotação, identificar alunos com estes indicadores e desenvolver uma proposta de enriquecimento curricular que atende os mesmos, bem como todos os alunos de uma classe comum, além de elaborar uma síntese com as possíveis práticas de enriquecimento propostas descritas em formato de livro digital. A pesquisa, de abordagem qualitativa-exploratória, com características de pesquisa ação, foi desenvolvida em três etapas. A primeira etapa caracterizada pelo processo de identificação e confirmação de altas habilidades/superdotação, teve como instrumento de coleta de dados, instrumentos pedagógicos aplicados pela pesquisadora e testes psicológicos aplicados exclusivamente por psicólogos. A segunda etapa caracterizada pela elaboração e aplicação de uma proposta de enriquecimento curricular, teve como instrumento de coleta de dados, o diário de bordo. A terceira etapa constituiu-se pelo desenvolvimento de um livro digital com orientações para que professores possam identificar e desenvolver o enriquecimento curricular por meio de sugestões de práticas voltadas para alunos com altas habilidades/superdotação em classe comum. Os resultados apontaram na primeira etapa que é possível o professor identificar alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação. Na segunda etapa, a proposta de enriquecimento mostrouse eficiente estratégia para atender as necessidades do aluno com altas habilidades/superdotação, promover desenvolvimento aos demais e ainda identificar novos talentos. E na terceira etapa, houve a organização de situações de enriquecimento curricular que foram desenvolvidas como sugestões para outros docentes que buscam uma educação com equidade e o desenvolvimento pleno de todos os alunos.
id UNSP_424e265b1cd6976480fd983c286976b0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153376
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Enriquecimento curricular na classe comum a partir das necessidades de alunos com altas habilidades/superdotaçãoCurricular enrichment in the common class from the needs of students with high skills / giftedness.Altas habilidades/superdotaçãoIdentificaçãoEnriquecimento curricularEducação especialFormação docenteHigh abilitiesGiftednessCurricular enrichment.Common classIdentificationTeacher training.O presente trabalho, centrado em práticas educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscou respostas e proposições para práticas docentes cada vez mais inclusivas, tendo como participantes, a pesquisadora e 22 alunos de uma turma de uma escola estadual de um município paulista. O estudo procurou compreender o fenômeno altas habilidades/ superdotação, identificar alunos com estes indicadores e desenvolver uma proposta de enriquecimento curricular que atende os mesmos, bem como todos os alunos de uma classe comum, além de elaborar uma síntese com as possíveis práticas de enriquecimento propostas descritas em formato de livro digital. A pesquisa, de abordagem qualitativa-exploratória, com características de pesquisa ação, foi desenvolvida em três etapas. A primeira etapa caracterizada pelo processo de identificação e confirmação de altas habilidades/superdotação, teve como instrumento de coleta de dados, instrumentos pedagógicos aplicados pela pesquisadora e testes psicológicos aplicados exclusivamente por psicólogos. A segunda etapa caracterizada pela elaboração e aplicação de uma proposta de enriquecimento curricular, teve como instrumento de coleta de dados, o diário de bordo. A terceira etapa constituiu-se pelo desenvolvimento de um livro digital com orientações para que professores possam identificar e desenvolver o enriquecimento curricular por meio de sugestões de práticas voltadas para alunos com altas habilidades/superdotação em classe comum. Os resultados apontaram na primeira etapa que é possível o professor identificar alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação. Na segunda etapa, a proposta de enriquecimento mostrouse eficiente estratégia para atender as necessidades do aluno com altas habilidades/superdotação, promover desenvolvimento aos demais e ainda identificar novos talentos. E na terceira etapa, houve a organização de situações de enriquecimento curricular que foram desenvolvidas como sugestões para outros docentes que buscam uma educação com equidade e o desenvolvimento pleno de todos os alunos.The present work, centered on educational practices in the Early Years of Elementary School, sought answers and propositions for increasingly inclusive teaching practices, having as participants the researcher and 22 students from a class from a state school in a city of São Paulo. The study sought to understand the phenomenon of high skills / giftedness, identify students with these indicators and develop a proposal for curriculum enrichment that serves them, as well as all students of a common class, as well as elaborate a synthesis with possible enrichment practices proposed described in digital book format. The research, with qualitative-exploratory approach, with characteristics of action research, was developed in three stages. The first stage characterized by the process of identification and confirmation of high skills / giftedness, had as instrument of data collection, pedagogical instruments applied by the researcher and psychological tests applied exclusively by psychologists. The second stage, characterized by the elaboration and application of a curricular enrichment proposal, had the logbook as instrument of data collection. The third stage consisted of the development of a digital book with guidelines for teachers to identify and develop curriculum enrichment through suggestions of practices aimed at students with high skills / giftedness in common class. The results pointed out in the first step that it is possible for the teacher to identify students with indicators of high skills / giftedness. In the second stage, the enrichment proposal proved to be an efficient strategy to meet the needs of the student with high skills / giftedness, to promote development to the others and to identify new talents. And in the third stage, there was the organization of situations of curricular enrichment that were developed as suggestions for other teachers who seek an education with equity and the full development of all students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Eliana Marques [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bergamin, Aletéia Cristina2018-04-04T20:00:35Z2018-04-04T20:00:35Z2018-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15337600089927833004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-21T06:25:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153376Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:16.234841Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enriquecimento curricular na classe comum a partir das necessidades de alunos com altas habilidades/superdotação
Curricular enrichment in the common class from the needs of students with high skills / giftedness.
title Enriquecimento curricular na classe comum a partir das necessidades de alunos com altas habilidades/superdotação
spellingShingle Enriquecimento curricular na classe comum a partir das necessidades de alunos com altas habilidades/superdotação
Bergamin, Aletéia Cristina
Altas habilidades/superdotação
Identificação
Enriquecimento curricular
Educação especial
Formação docente
High abilities
Giftedness
Curricular enrichment.
Common class
Identification
Teacher training.
title_short Enriquecimento curricular na classe comum a partir das necessidades de alunos com altas habilidades/superdotação
title_full Enriquecimento curricular na classe comum a partir das necessidades de alunos com altas habilidades/superdotação
title_fullStr Enriquecimento curricular na classe comum a partir das necessidades de alunos com altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed Enriquecimento curricular na classe comum a partir das necessidades de alunos com altas habilidades/superdotação
title_sort Enriquecimento curricular na classe comum a partir das necessidades de alunos com altas habilidades/superdotação
author Bergamin, Aletéia Cristina
author_facet Bergamin, Aletéia Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanata, Eliana Marques [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamin, Aletéia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Altas habilidades/superdotação
Identificação
Enriquecimento curricular
Educação especial
Formação docente
High abilities
Giftedness
Curricular enrichment.
Common class
Identification
Teacher training.
topic Altas habilidades/superdotação
Identificação
Enriquecimento curricular
Educação especial
Formação docente
High abilities
Giftedness
Curricular enrichment.
Common class
Identification
Teacher training.
description O presente trabalho, centrado em práticas educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscou respostas e proposições para práticas docentes cada vez mais inclusivas, tendo como participantes, a pesquisadora e 22 alunos de uma turma de uma escola estadual de um município paulista. O estudo procurou compreender o fenômeno altas habilidades/ superdotação, identificar alunos com estes indicadores e desenvolver uma proposta de enriquecimento curricular que atende os mesmos, bem como todos os alunos de uma classe comum, além de elaborar uma síntese com as possíveis práticas de enriquecimento propostas descritas em formato de livro digital. A pesquisa, de abordagem qualitativa-exploratória, com características de pesquisa ação, foi desenvolvida em três etapas. A primeira etapa caracterizada pelo processo de identificação e confirmação de altas habilidades/superdotação, teve como instrumento de coleta de dados, instrumentos pedagógicos aplicados pela pesquisadora e testes psicológicos aplicados exclusivamente por psicólogos. A segunda etapa caracterizada pela elaboração e aplicação de uma proposta de enriquecimento curricular, teve como instrumento de coleta de dados, o diário de bordo. A terceira etapa constituiu-se pelo desenvolvimento de um livro digital com orientações para que professores possam identificar e desenvolver o enriquecimento curricular por meio de sugestões de práticas voltadas para alunos com altas habilidades/superdotação em classe comum. Os resultados apontaram na primeira etapa que é possível o professor identificar alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação. Na segunda etapa, a proposta de enriquecimento mostrouse eficiente estratégia para atender as necessidades do aluno com altas habilidades/superdotação, promover desenvolvimento aos demais e ainda identificar novos talentos. E na terceira etapa, houve a organização de situações de enriquecimento curricular que foram desenvolvidas como sugestões para outros docentes que buscam uma educação com equidade e o desenvolvimento pleno de todos os alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-04T20:00:35Z
2018-04-04T20:00:35Z
2018-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153376
000899278
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/153376
identifier_str_mv 000899278
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129267164250112