Enriquecimento curricular em classe comum: uma proposta para sinalização de indicadores de AH/SD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carraro, Alessandra Aparecida Dionisio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255832
http://lattes.cnpq.br/8090649771617339
Resumo: Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) são sujeitos elegíveis da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e, como tal, eles possuem o direito de desenvolver o máximo de suas potencialidades e serem atendidos, ainda, dentro da classe comum e, para que isso aconteça, torna-se imprescindível que tal condição seja identificada pelo professor. A presente pesquisa objetivou desenvolver práticas de enriquecimento curricular (a partir das competências, das habilidades e dos objetos do conhecimento curriculares), de maneira transdisciplinar, por meio do ensino híbrido (sala de aula invertida), que favorecessem a sinalização de indicadores de AH/SD, culminando num e-book interativo para o aluno. O estudo foi realizado em uma sala regular do primeiro ano do ensino fundamental, de uma escola municipal, do estado de São Paulo, no ano de 2021. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com características de pesquisa-participante. O professor-pesquisador, após o mapeamento das habilidades e interesses dos discentes, planejou uma proposta de enriquecimento curricular, a fim de compreender de forma geral e individualizada, o perfil dos alunos e sinalizar àqueles com indicadores de AH/SD, em diferentes áreas do conhecimento. Após a realização das atividades planejadas e das observações feitas, um instrumento de indicadores de AHSD foi aplicado, além da elaboração de um e-book interativo com as práticas pedagógicas inclusivas. Dessa forma, foi possível evidenciar a importância do enriquecimento curricular em classe comum, como sinalizador de indicadores de AH/SD e o quanto a tecnologia pode favorecer esse processo, salientando que o professor de sala comum, é capaz de tirar esses estudantes do anonimato, encaminhando-os para uma avaliação mais completa e para o atendimento específico ao qual eles têm direito; ao mesmo tempo, foi possível contribuir para que todos os alunos fossem beneficiados com uma aprendizagem de qualidade e significativa.
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A presente pesquisa objetivou desenvolver práticas de enriquecimento curricular (a partir das competências, das habilidades e dos objetos do conhecimento curriculares), de maneira transdisciplinar, por meio do ensino híbrido (sala de aula invertida), que favorecessem a sinalização de indicadores de AH/SD, culminando num e-book interativo para o aluno. O estudo foi realizado em uma sala regular do primeiro ano do ensino fundamental, de uma escola municipal, do estado de São Paulo, no ano de 2021. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com características de pesquisa-participante. O professor-pesquisador, após o mapeamento das habilidades e interesses dos discentes, planejou uma proposta de enriquecimento curricular, a fim de compreender de forma geral e individualizada, o perfil dos alunos e sinalizar àqueles com indicadores de AH/SD, em diferentes áreas do conhecimento. Após a realização das atividades planejadas e das observações feitas, um instrumento de indicadores de AHSD foi aplicado, além da elaboração de um e-book interativo com as práticas pedagógicas inclusivas. Dessa forma, foi possível evidenciar a importância do enriquecimento curricular em classe comum, como sinalizador de indicadores de AH/SD e o quanto a tecnologia pode favorecer esse processo, salientando que o professor de sala comum, é capaz de tirar esses estudantes do anonimato, encaminhando-os para uma avaliação mais completa e para o atendimento específico ao qual eles têm direito; ao mesmo tempo, foi possível contribuir para que todos os alunos fossem beneficiados com uma aprendizagem de qualidade e significativa.Students with high abilities/giftedness (AH/SD) are eligible for Special Education from the perspective of Inclusive Education and, as such, they have the right to develop their maximum potential and be served within the common class and, for this to happen, it is essential that this condition is identified by the teacher. The present research aimed to develop curricular enrichment practices (based on curricular competencies, skills and objects of knowledge), in a transdisciplinary way, through hybrid teaching (flipped classroom), which would favor the signaling of HA/ SD, culminating in an interactive e-book for the student. The study was carried out in a regular classroom in the first year of elementary school, in a municipal school, in the state of São Paulo, in the year 2021. It was a qualitative research with characteristics of participatory research. The teacher-researcher, after mapping the students' skills and interests, planned a proposal for curricular enrichment, in order to understand, in a general and individualized way, the students' profile and signal those with AH/SD indicators, in different areas of the knowledge. After carrying out the planned activities and observations made, an AHSD indicator instrument was applied, in addition to the creation of an interactive e-book with inclusive pedagogical practices. In this way, it was possible to highlight the importance of curricular enrichment in common classes, as a marker of AH/SD indicators and how technology can favor this process, highlighting that the common room teacher is capable of removing these students from anonymity. referring them for a more complete assessment and the specific care to which they are entitled; at the same time, it was possible to help ensure that all students benefited from quality and meaningful learning.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP]Carraro, Alessandra Aparecida Dionisio2024-06-04T11:42:33Z2024-06-04T11:42:33Z2024-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARRARO, Alessandra Aparecida Dionisio. Enriquecimento curricular em classe comum: uma proposta para sinalização de indicadores de AH/SD. Orientadora: Vera Lucia Messias Fialho Capellini. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255832http://lattes.cnpq.br/8090649771617339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-05T06:02:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255832Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-05T06:02:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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