Ensino e aprendizagem de inglês para fins específicos: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hyppolito, Fernando de Barros [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151298
Resumo: Este trabalho objetivou investigar um curso de Inglês para Fins Específicos de um Centro de Ensino de Línguas de uma universidade pública do estado de São Paulo. O estudo visou detectar possíveis causas das dificuldades enfrentadas pelos seus participantes. O curso abordava as habilidades de leitura, interpretação e tradução de textos de diversas áreas, baseando-se nos cursos de graduação que a instituição oferece. A metodologia empregada foi conduzida pelo Estudo de Caso (NUNAN, 1992), Análise de Conteúdo (BAUER, 2007), juntamente com a pesquisa qualitativa (LARSEN-FREEMAN; LONG, 1991). A pesquisa foi realizada com base nos conceitos de Vieira-Abrahão (2006) e Bauer (2007), sendo conduzida na seguinte ordem: coleta de dados dos alunos participantes; organização e categorização dos dados coletados; análise qualitativa, para designar as causas mais comuns de dificuldades, assim como a indicação de alunos que apresentam problemas para realização de tais atividades. Apesar das análises apontarem o bom desempenho dos alunos no aproveitamento geral do curso, identificamos que a ausência dos participantes ao longo do curso, o baixo número de atividades extras executadas, as crenças dos alunos, a pouca dedicação ao estudo de determinados tópicos, e o uso da língua materna foram as causas de algumas dificuldades identificadas. Tecemos comentários sobre os encaminhamentos para futuros cursos, as lacunas identificadas nesta investigação, as possíveis contribuições para a área, bem como os encaminhamentos e temas que apareceram e que podem ser explorados em outros estudos.
id UNSP_c287f7d0d170b5a2abec32582944b707
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151298
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino e aprendizagem de inglês para fins específicos: um estudo de casoLanguage teaching and learning of english for specific purposes: a case studyInglês para fins específicosInglês para fins acadêmicosEnsino e aprendizagem de línguasEnglish for specific purposesEnglish for academic purposesLanguage teaching and learningEste trabalho objetivou investigar um curso de Inglês para Fins Específicos de um Centro de Ensino de Línguas de uma universidade pública do estado de São Paulo. O estudo visou detectar possíveis causas das dificuldades enfrentadas pelos seus participantes. O curso abordava as habilidades de leitura, interpretação e tradução de textos de diversas áreas, baseando-se nos cursos de graduação que a instituição oferece. A metodologia empregada foi conduzida pelo Estudo de Caso (NUNAN, 1992), Análise de Conteúdo (BAUER, 2007), juntamente com a pesquisa qualitativa (LARSEN-FREEMAN; LONG, 1991). A pesquisa foi realizada com base nos conceitos de Vieira-Abrahão (2006) e Bauer (2007), sendo conduzida na seguinte ordem: coleta de dados dos alunos participantes; organização e categorização dos dados coletados; análise qualitativa, para designar as causas mais comuns de dificuldades, assim como a indicação de alunos que apresentam problemas para realização de tais atividades. Apesar das análises apontarem o bom desempenho dos alunos no aproveitamento geral do curso, identificamos que a ausência dos participantes ao longo do curso, o baixo número de atividades extras executadas, as crenças dos alunos, a pouca dedicação ao estudo de determinados tópicos, e o uso da língua materna foram as causas de algumas dificuldades identificadas. Tecemos comentários sobre os encaminhamentos para futuros cursos, as lacunas identificadas nesta investigação, as possíveis contribuições para a área, bem como os encaminhamentos e temas que apareceram e que podem ser explorados em outros estudos.This work aimed to investigate an English for Specific Purposes course of a Language Teaching Center of a public university in the state of Sao Paulo. The study intended to detect possible causes of difficulties faced by its participants. The course dealt with the skills of reading, interpreting and translating texts from several areas, based on the undergraduate courses offered by the institution. The methodology used in this investigation was done by the Case Study (NUNAN, 1992), Content Analysis (BAUER, 2007), along with qualitative research (LARSEN-FREEMAN; LONG, 1991). The research was performed based on the concepts of Vieira-Abrahão (2006) and Bauer (2007), being conducted in the following order: data collection of the participating students; organization and categorization of data collected; qualitative analysis, to designate the most common causes of difficulties, as well as the indication of students who presented problems to carry out such activities. Although the analyzes indicate the students' good performance in the general use of the course, we identified that the absence of the participants during the course, the low number of extra activities performed, the lack of the study of certain topics, and the usage of the mother tongue were the causes of some of the problems identified. In the end, we made comments about the referrals for future courses, the gaps identified in this research, the possible contributions to the area, as well as the referrals and themes that appeared and that can be explored in other studies.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kaneko-Marques, Sandra Mari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hyppolito, Fernando de Barros [UNESP]2017-08-11T13:38:04Z2017-08-11T13:38:04Z2017-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15129800089030133004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151298Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:28:38.839815Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de inglês para fins específicos: um estudo de caso
Language teaching and learning of english for specific purposes: a case study
title Ensino e aprendizagem de inglês para fins específicos: um estudo de caso
spellingShingle Ensino e aprendizagem de inglês para fins específicos: um estudo de caso
Hyppolito, Fernando de Barros [UNESP]
Inglês para fins específicos
Inglês para fins acadêmicos
Ensino e aprendizagem de línguas
English for specific purposes
English for academic purposes
Language teaching and learning
title_short Ensino e aprendizagem de inglês para fins específicos: um estudo de caso
title_full Ensino e aprendizagem de inglês para fins específicos: um estudo de caso
title_fullStr Ensino e aprendizagem de inglês para fins específicos: um estudo de caso
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de inglês para fins específicos: um estudo de caso
title_sort Ensino e aprendizagem de inglês para fins específicos: um estudo de caso
author Hyppolito, Fernando de Barros [UNESP]
author_facet Hyppolito, Fernando de Barros [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kaneko-Marques, Sandra Mari [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Hyppolito, Fernando de Barros [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Inglês para fins específicos
Inglês para fins acadêmicos
Ensino e aprendizagem de línguas
English for specific purposes
English for academic purposes
Language teaching and learning
topic Inglês para fins específicos
Inglês para fins acadêmicos
Ensino e aprendizagem de línguas
English for specific purposes
English for academic purposes
Language teaching and learning
description Este trabalho objetivou investigar um curso de Inglês para Fins Específicos de um Centro de Ensino de Línguas de uma universidade pública do estado de São Paulo. O estudo visou detectar possíveis causas das dificuldades enfrentadas pelos seus participantes. O curso abordava as habilidades de leitura, interpretação e tradução de textos de diversas áreas, baseando-se nos cursos de graduação que a instituição oferece. A metodologia empregada foi conduzida pelo Estudo de Caso (NUNAN, 1992), Análise de Conteúdo (BAUER, 2007), juntamente com a pesquisa qualitativa (LARSEN-FREEMAN; LONG, 1991). A pesquisa foi realizada com base nos conceitos de Vieira-Abrahão (2006) e Bauer (2007), sendo conduzida na seguinte ordem: coleta de dados dos alunos participantes; organização e categorização dos dados coletados; análise qualitativa, para designar as causas mais comuns de dificuldades, assim como a indicação de alunos que apresentam problemas para realização de tais atividades. Apesar das análises apontarem o bom desempenho dos alunos no aproveitamento geral do curso, identificamos que a ausência dos participantes ao longo do curso, o baixo número de atividades extras executadas, as crenças dos alunos, a pouca dedicação ao estudo de determinados tópicos, e o uso da língua materna foram as causas de algumas dificuldades identificadas. Tecemos comentários sobre os encaminhamentos para futuros cursos, as lacunas identificadas nesta investigação, as possíveis contribuições para a área, bem como os encaminhamentos e temas que apareceram e que podem ser explorados em outros estudos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-11T13:38:04Z
2017-08-11T13:38:04Z
2017-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151298
000890301
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/151298
identifier_str_mv 000890301
33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129207408001024