A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191859 |
Resumo: | Os Centros de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da UNESP são espaços de extensão universitária, articulados ao ensino e à pesquisa, envolvidos com o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) e existentes nos três câmpus universitários que possuem o curso de Letras, licenciatura. O CLDP de Assis, nosso objeto de estudo, surgiu em 2010, vinculado ao departamento de Educação e Letras Modernas e, desde sua criação, caracteriza-se como um Centro preocupado com a formação inicial de professores, com a realização de estágios e de pesquisas acadêmicas. Assim, tendo esse contexto como parâmetro, traçamos como objetivo geral desta pesquisa analisar quais os efeitos do CLDP da UNESP FCL/Assis para a formação inicial de professores de língua espanhola. Para isso, selecionamos como sujeitos de pesquisa os estudantes egressos da área de espanhol, de 2010 a 2017, as supervisoras desta área e o professor idealizador do projeto. Pautamos nosso trabalho na pesquisa qualitativa, principalmente, na obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos, pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada e a possibilidade de dar voz a todos os participantes. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a entrevista semiestruturada, e nossa análise baseou-se na delimitação progressiva do foco de estudo, na formulação de questões analíticas, no aprofundamento da revisão de literatura e no uso extensivo de comentários, observações e especulações ao longo do desenvolvimento do trabalho. Como categorias de análise discorremos sobre: (I) o perfil dos estudantes egressos de espanhol que participaram do CLDP; (II) o que eles dizem de suas participações no projeto; (III) algumas marcas deixadas pelo Centro na vida profissional desses estudantes; (IV) as observações das professoras supervisoras e do professor idealizador e (V) a organização e o uso do tempo-espaço nesse contexto. Por fim, os resultados demonstram que: (a) há uma valorização por parte dos discentes em participar do projeto que vai além do tempo de estágio obrigatório; (b) há um consenso da importância das reuniões pedagógicas, porém, apresenta-se também a necessidade de reorganização das mesmas; (c) é positivo a inserção de licenciandos como professores desde que essa ação esteja pautada na autonomia e sob supervisão; (d) 70% dos respondentes apresentam sua experiência em eventos acadêmicos e 80% dos egressos afirmam que o projeto teve influência na escolha profissional e; (e) há a necessidade de mais discussões sobre materiais didáticos, sobre a curricularização da extensão e da organização do tempo-espaço no projeto. |
id |
UNSP_432718c205fa6ba3cb53201f592c9824 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/191859 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/AssisTeachers initial development of spanish language in the Languages Center of UNESP FCL/AssisCentro de línguas e desenvolvimento de professoresFormação de professoresEstudo de língua estrangeiraLíngua espanholaExtensão universitáriaTraining teacherStudy of foreign languageSpanish languageUniversity extensionLanguages center and teachers developmentOs Centros de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da UNESP são espaços de extensão universitária, articulados ao ensino e à pesquisa, envolvidos com o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) e existentes nos três câmpus universitários que possuem o curso de Letras, licenciatura. O CLDP de Assis, nosso objeto de estudo, surgiu em 2010, vinculado ao departamento de Educação e Letras Modernas e, desde sua criação, caracteriza-se como um Centro preocupado com a formação inicial de professores, com a realização de estágios e de pesquisas acadêmicas. Assim, tendo esse contexto como parâmetro, traçamos como objetivo geral desta pesquisa analisar quais os efeitos do CLDP da UNESP FCL/Assis para a formação inicial de professores de língua espanhola. Para isso, selecionamos como sujeitos de pesquisa os estudantes egressos da área de espanhol, de 2010 a 2017, as supervisoras desta área e o professor idealizador do projeto. Pautamos nosso trabalho na pesquisa qualitativa, principalmente, na obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos, pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada e a possibilidade de dar voz a todos os participantes. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a entrevista semiestruturada, e nossa análise baseou-se na delimitação progressiva do foco de estudo, na formulação de questões analíticas, no aprofundamento da revisão de literatura e no uso extensivo de comentários, observações e especulações ao longo do desenvolvimento do trabalho. Como categorias de análise discorremos sobre: (I) o perfil dos estudantes egressos de espanhol que participaram do CLDP; (II) o que eles dizem de suas participações no projeto; (III) algumas marcas deixadas pelo Centro na vida profissional desses estudantes; (IV) as observações das professoras supervisoras e do professor idealizador e (V) a organização e o uso do tempo-espaço nesse contexto. Por fim, os resultados demonstram que: (a) há uma valorização por parte dos discentes em participar do projeto que vai além do tempo de estágio obrigatório; (b) há um consenso da importância das reuniões pedagógicas, porém, apresenta-se também a necessidade de reorganização das mesmas; (c) é positivo a inserção de licenciandos como professores desde que essa ação esteja pautada na autonomia e sob supervisão; (d) 70% dos respondentes apresentam sua experiência em eventos acadêmicos e 80% dos egressos afirmam que o projeto teve influência na escolha profissional e; (e) há a necessidade de mais discussões sobre materiais didáticos, sobre a curricularização da extensão e da organização do tempo-espaço no projeto.Languages Centers and Teachers Development (in portuguese CLDP) of UNESP are university extension spaces, link to teaching and research, involved with teaching and learning of foreign languages (in portuguese LE) and existent in all three university campus that have Letters course, graduation. The CLDP of Assis, our study focus, created in 2010, linked to Education department and Modern Letters, since of its creation, it is characterized as a Center concerned with initial teachers training, with the completion of internships and academics researches. Like this, our general research masters aim is to analyze what the effects of CLDP UNESP FCL/Assis have for the initial teachers training of Spanish language. For this, we select as research subjects all the students of spanish area, of 2010 until 2017, the supervisors from spanish area and creator teacher of project. We elaborate our work in the qualitative research, mainly, for obtaining descriptive data about people, spaces, process and by direct contact of researcher with study situation and the possibility to give voice all the participates. The collect data instruments that we used were questionnaire and interview, and our analyze was based in the focus delimitation of study, creation of analytical questions, in the reading of works about theme and in the extensive use of comments, observations and speculation. Like categories of analyze we tell about: (I) the students profile that finished course and that participed of CLDP; (II) what they speak about their participation in the Project; (III) some marks left by CLDP in students’ professional life; (IV) the observations of supervisors teachers and the creator teacher and; (V) organization and using of the time-space in this context. Lastly, the results demonstrate that: (a) there is a valorization of the students for to participate in this project that is bigger than the time of internships; (b) there is a sense of importance about pedagogic meetings, but there is necessary of reorganized it; (c) is positive the introduction of students as teachers since that this action is based in the autonomy and under supervision; (d) 70% of respondents present their experience in academic congress and 80% these affirm that the project has influence in their professional choice and; (e) there is a necessity of more discuss about didactic materials, extension circularization and organization of project time-space.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rezende Junior, Edson Luis [UNESP]2020-03-13T18:15:41Z2020-03-13T18:15:41Z2020-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19185900092963033004129044P600740270091239240000-0001-8885-0525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191859Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:47:31.347636Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis Teachers initial development of spanish language in the Languages Center of UNESP FCL/Assis |
title |
A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis |
spellingShingle |
A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis Rezende Junior, Edson Luis [UNESP] Centro de línguas e desenvolvimento de professores Formação de professores Estudo de língua estrangeira Língua espanhola Extensão universitária Training teacher Study of foreign language Spanish language University extension Languages center and teachers development |
title_short |
A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis |
title_full |
A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis |
title_fullStr |
A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis |
title_full_unstemmed |
A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis |
title_sort |
A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis |
author |
Rezende Junior, Edson Luis [UNESP] |
author_facet |
Rezende Junior, Edson Luis [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende Junior, Edson Luis [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro de línguas e desenvolvimento de professores Formação de professores Estudo de língua estrangeira Língua espanhola Extensão universitária Training teacher Study of foreign language Spanish language University extension Languages center and teachers development |
topic |
Centro de línguas e desenvolvimento de professores Formação de professores Estudo de língua estrangeira Língua espanhola Extensão universitária Training teacher Study of foreign language Spanish language University extension Languages center and teachers development |
description |
Os Centros de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da UNESP são espaços de extensão universitária, articulados ao ensino e à pesquisa, envolvidos com o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) e existentes nos três câmpus universitários que possuem o curso de Letras, licenciatura. O CLDP de Assis, nosso objeto de estudo, surgiu em 2010, vinculado ao departamento de Educação e Letras Modernas e, desde sua criação, caracteriza-se como um Centro preocupado com a formação inicial de professores, com a realização de estágios e de pesquisas acadêmicas. Assim, tendo esse contexto como parâmetro, traçamos como objetivo geral desta pesquisa analisar quais os efeitos do CLDP da UNESP FCL/Assis para a formação inicial de professores de língua espanhola. Para isso, selecionamos como sujeitos de pesquisa os estudantes egressos da área de espanhol, de 2010 a 2017, as supervisoras desta área e o professor idealizador do projeto. Pautamos nosso trabalho na pesquisa qualitativa, principalmente, na obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos, pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada e a possibilidade de dar voz a todos os participantes. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a entrevista semiestruturada, e nossa análise baseou-se na delimitação progressiva do foco de estudo, na formulação de questões analíticas, no aprofundamento da revisão de literatura e no uso extensivo de comentários, observações e especulações ao longo do desenvolvimento do trabalho. Como categorias de análise discorremos sobre: (I) o perfil dos estudantes egressos de espanhol que participaram do CLDP; (II) o que eles dizem de suas participações no projeto; (III) algumas marcas deixadas pelo Centro na vida profissional desses estudantes; (IV) as observações das professoras supervisoras e do professor idealizador e (V) a organização e o uso do tempo-espaço nesse contexto. Por fim, os resultados demonstram que: (a) há uma valorização por parte dos discentes em participar do projeto que vai além do tempo de estágio obrigatório; (b) há um consenso da importância das reuniões pedagógicas, porém, apresenta-se também a necessidade de reorganização das mesmas; (c) é positivo a inserção de licenciandos como professores desde que essa ação esteja pautada na autonomia e sob supervisão; (d) 70% dos respondentes apresentam sua experiência em eventos acadêmicos e 80% dos egressos afirmam que o projeto teve influência na escolha profissional e; (e) há a necessidade de mais discussões sobre materiais didáticos, sobre a curricularização da extensão e da organização do tempo-espaço no projeto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-13T18:15:41Z 2020-03-13T18:15:41Z 2020-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/191859 000929630 33004129044P6 0074027009123924 0000-0001-8885-0525 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/191859 |
identifier_str_mv |
000929630 33004129044P6 0074027009123924 0000-0001-8885-0525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128980467843072 |