A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251128 http://lattes.cnpq.br/3389880732397143 |
Resumo: | A aprendizagem e o ensino da Arte passaram por diversas mudanças e concepções da chegada dos jesuítas ao Brasil aos dias atuais. Apesar das mudanças nas legislações, do empenho de professores e nos avanços das pesquisas, a arte ainda hoje é desvalorizada por gestores, comunidade e ambiente escolar. A presente pesquisa, aborda a Arte como área de conhecimento e como facilitadora do desenvolvimento da criatividade, sendo que esta, é compreendida como inerente à condição humana, desenvolvida em todas as etapas da vida e concebida como processo. A criatividade se desenvolve em sua relação com a história e a cultura, partindo das experiências prévias e dos estímulos. Para que haja o desenvolvimento da criatividade, se faz necessário um processo de aprendizagem e ensino pautado em uma abordagem participativa. Sendo assim, como podemos orientar os processos de aprendizagem para que tenham como base a criatividade? Como desenvolver a criatividade no Ensino Fundamental através da Arte? Qual ou quais práticas educativas podem possibilitar, de forma mais efetiva, esse desenvolvimento? Os Projetos de Trabalho podem possibilitar o desenvolvimento da criatividade no ensino da Arte? Para responder tais questionamentos nosso objetivo geral é planejar, aplicar, registrar e avaliar ações que propiciem o diálogo entre ações, o ensino da Arte e a criatividade por meio dos Projetos de Trabalho. O presente trabalho tem foco no Ensino Fundamental e foi desenvolvido com estudantes do quinto ano. Sua orientação metodológica se deu através da bricoleur interpretativa, utilizando-se dos diários de aula, rodas de conversa e questionários como registro dos dados, que resultou em um e-book como produto educacional. Partindo dos aspectos apontados, apresentamos os resultados obtidos na análise e interpretação dos dados, no qual observa-se a efetivação do desenvolvimento da criatividade através da perspectiva dos Projetos de Trabalho, ao longo das aulas de Arte. |
id |
UNSP_436193200cefe2b7358d80cb090501ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/251128 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamentalLearning and teaching art from the perspective of word projects: the development of creativity in elementary educationCriatividadeAprendizagem e Ensino da ArteProjetos de TrabalhoEnsino Fundamental IA aprendizagem e o ensino da Arte passaram por diversas mudanças e concepções da chegada dos jesuítas ao Brasil aos dias atuais. Apesar das mudanças nas legislações, do empenho de professores e nos avanços das pesquisas, a arte ainda hoje é desvalorizada por gestores, comunidade e ambiente escolar. A presente pesquisa, aborda a Arte como área de conhecimento e como facilitadora do desenvolvimento da criatividade, sendo que esta, é compreendida como inerente à condição humana, desenvolvida em todas as etapas da vida e concebida como processo. A criatividade se desenvolve em sua relação com a história e a cultura, partindo das experiências prévias e dos estímulos. Para que haja o desenvolvimento da criatividade, se faz necessário um processo de aprendizagem e ensino pautado em uma abordagem participativa. Sendo assim, como podemos orientar os processos de aprendizagem para que tenham como base a criatividade? Como desenvolver a criatividade no Ensino Fundamental através da Arte? Qual ou quais práticas educativas podem possibilitar, de forma mais efetiva, esse desenvolvimento? Os Projetos de Trabalho podem possibilitar o desenvolvimento da criatividade no ensino da Arte? Para responder tais questionamentos nosso objetivo geral é planejar, aplicar, registrar e avaliar ações que propiciem o diálogo entre ações, o ensino da Arte e a criatividade por meio dos Projetos de Trabalho. O presente trabalho tem foco no Ensino Fundamental e foi desenvolvido com estudantes do quinto ano. Sua orientação metodológica se deu através da bricoleur interpretativa, utilizando-se dos diários de aula, rodas de conversa e questionários como registro dos dados, que resultou em um e-book como produto educacional. Partindo dos aspectos apontados, apresentamos os resultados obtidos na análise e interpretação dos dados, no qual observa-se a efetivação do desenvolvimento da criatividade através da perspectiva dos Projetos de Trabalho, ao longo das aulas de Arte.The learning and teaching of Art has undergone several changes and conceptions, from the arrival of the Jesuits in Brazil to the present day. Despite changes in legislation, the commitment of teachers and advances in research, art is still undervalued by administrators, the community and the school environment. This research addresses Art as an area of knowledge and as a facilitator of the development of creativity, which is understood as inherent to the human condition, developed in all stages of life and conceived as a process. Creativity is developed in its relationship with history and culture, based on previous experiences and stimuli. In order for its development to take place, a learning and teaching process based on a participatory approach to students is required. So, how can we guide the learning processes so that they are based on creativity? How to develop creativity in elementary school through art? Which educational practices can most effectively enable this development? Can Work Projects enable the development of creativity in art teaching? To answer these questions, the general objective of the research is to plan, apply, record and evaluate actions that promote dialogue between actions, the teaching of Art and creativity through Work Projects. The present work focuses on Elementary School I and was developed with fifth grade students. The methodological orientation took place through the interpretative bricoleur, using class diaries, conversation circles and sessions as data recording, which appeared in an e-book as an educational product. Starting from the pointed points, we present the results obtained in the analysis and interpretation of the data, in which the effectiveness of the development of creativity was documented through the perspective of the Work Projects, throughout the Art classes.OutraUNIVESP: 22200088Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]Mandolini, Sara2023-10-27T12:03:36Z2023-10-27T12:03:36Z2023-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONDOLINI, S. A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental. 157 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Dissertação de Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251128http://lattes.cnpq.br/3389880732397143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-18T06:16:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251128Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:38:15.594449Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental Learning and teaching art from the perspective of word projects: the development of creativity in elementary education |
title |
A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental |
spellingShingle |
A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental Mandolini, Sara Criatividade Aprendizagem e Ensino da Arte Projetos de Trabalho Ensino Fundamental I |
title_short |
A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental |
title_full |
A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental |
title_fullStr |
A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental |
title_sort |
A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental |
author |
Mandolini, Sara |
author_facet |
Mandolini, Sara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mandolini, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Aprendizagem e Ensino da Arte Projetos de Trabalho Ensino Fundamental I |
topic |
Criatividade Aprendizagem e Ensino da Arte Projetos de Trabalho Ensino Fundamental I |
description |
A aprendizagem e o ensino da Arte passaram por diversas mudanças e concepções da chegada dos jesuítas ao Brasil aos dias atuais. Apesar das mudanças nas legislações, do empenho de professores e nos avanços das pesquisas, a arte ainda hoje é desvalorizada por gestores, comunidade e ambiente escolar. A presente pesquisa, aborda a Arte como área de conhecimento e como facilitadora do desenvolvimento da criatividade, sendo que esta, é compreendida como inerente à condição humana, desenvolvida em todas as etapas da vida e concebida como processo. A criatividade se desenvolve em sua relação com a história e a cultura, partindo das experiências prévias e dos estímulos. Para que haja o desenvolvimento da criatividade, se faz necessário um processo de aprendizagem e ensino pautado em uma abordagem participativa. Sendo assim, como podemos orientar os processos de aprendizagem para que tenham como base a criatividade? Como desenvolver a criatividade no Ensino Fundamental através da Arte? Qual ou quais práticas educativas podem possibilitar, de forma mais efetiva, esse desenvolvimento? Os Projetos de Trabalho podem possibilitar o desenvolvimento da criatividade no ensino da Arte? Para responder tais questionamentos nosso objetivo geral é planejar, aplicar, registrar e avaliar ações que propiciem o diálogo entre ações, o ensino da Arte e a criatividade por meio dos Projetos de Trabalho. O presente trabalho tem foco no Ensino Fundamental e foi desenvolvido com estudantes do quinto ano. Sua orientação metodológica se deu através da bricoleur interpretativa, utilizando-se dos diários de aula, rodas de conversa e questionários como registro dos dados, que resultou em um e-book como produto educacional. Partindo dos aspectos apontados, apresentamos os resultados obtidos na análise e interpretação dos dados, no qual observa-se a efetivação do desenvolvimento da criatividade através da perspectiva dos Projetos de Trabalho, ao longo das aulas de Arte. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-27T12:03:36Z 2023-10-27T12:03:36Z 2023-08-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONDOLINI, S. A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental. 157 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Dissertação de Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023. https://hdl.handle.net/11449/251128 http://lattes.cnpq.br/3389880732397143 |
identifier_str_mv |
MONDOLINI, S. A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental. 157 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Dissertação de Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/251128 http://lattes.cnpq.br/3389880732397143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129230322532352 |