A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mandolini, Sara
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251128
http://lattes.cnpq.br/3389880732397143
Resumo: A aprendizagem e o ensino da Arte passaram por diversas mudanças e concepções da chegada dos jesuítas ao Brasil aos dias atuais. Apesar das mudanças nas legislações, do empenho de professores e nos avanços das pesquisas, a arte ainda hoje é desvalorizada por gestores, comunidade e ambiente escolar. A presente pesquisa, aborda a Arte como área de conhecimento e como facilitadora do desenvolvimento da criatividade, sendo que esta, é compreendida como inerente à condição humana, desenvolvida em todas as etapas da vida e concebida como processo. A criatividade se desenvolve em sua relação com a história e a cultura, partindo das experiências prévias e dos estímulos. Para que haja o desenvolvimento da criatividade, se faz necessário um processo de aprendizagem e ensino pautado em uma abordagem participativa. Sendo assim, como podemos orientar os processos de aprendizagem para que tenham como base a criatividade? Como desenvolver a criatividade no Ensino Fundamental através da Arte? Qual ou quais práticas educativas podem possibilitar, de forma mais efetiva, esse desenvolvimento? Os Projetos de Trabalho podem possibilitar o desenvolvimento da criatividade no ensino da Arte? Para responder tais questionamentos nosso objetivo geral é planejar, aplicar, registrar e avaliar ações que propiciem o diálogo entre ações, o ensino da Arte e a criatividade por meio dos Projetos de Trabalho. O presente trabalho tem foco no Ensino Fundamental e foi desenvolvido com estudantes do quinto ano. Sua orientação metodológica se deu através da bricoleur interpretativa, utilizando-se dos diários de aula, rodas de conversa e questionários como registro dos dados, que resultou em um e-book como produto educacional. Partindo dos aspectos apontados, apresentamos os resultados obtidos na análise e interpretação dos dados, no qual observa-se a efetivação do desenvolvimento da criatividade através da perspectiva dos Projetos de Trabalho, ao longo das aulas de Arte.
id UNSP_436193200cefe2b7358d80cb090501ca
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251128
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamentalLearning and teaching art from the perspective of word projects: the development of creativity in elementary educationCriatividadeAprendizagem e Ensino da ArteProjetos de TrabalhoEnsino Fundamental IA aprendizagem e o ensino da Arte passaram por diversas mudanças e concepções da chegada dos jesuítas ao Brasil aos dias atuais. Apesar das mudanças nas legislações, do empenho de professores e nos avanços das pesquisas, a arte ainda hoje é desvalorizada por gestores, comunidade e ambiente escolar. A presente pesquisa, aborda a Arte como área de conhecimento e como facilitadora do desenvolvimento da criatividade, sendo que esta, é compreendida como inerente à condição humana, desenvolvida em todas as etapas da vida e concebida como processo. A criatividade se desenvolve em sua relação com a história e a cultura, partindo das experiências prévias e dos estímulos. Para que haja o desenvolvimento da criatividade, se faz necessário um processo de aprendizagem e ensino pautado em uma abordagem participativa. Sendo assim, como podemos orientar os processos de aprendizagem para que tenham como base a criatividade? Como desenvolver a criatividade no Ensino Fundamental através da Arte? Qual ou quais práticas educativas podem possibilitar, de forma mais efetiva, esse desenvolvimento? Os Projetos de Trabalho podem possibilitar o desenvolvimento da criatividade no ensino da Arte? Para responder tais questionamentos nosso objetivo geral é planejar, aplicar, registrar e avaliar ações que propiciem o diálogo entre ações, o ensino da Arte e a criatividade por meio dos Projetos de Trabalho. O presente trabalho tem foco no Ensino Fundamental e foi desenvolvido com estudantes do quinto ano. Sua orientação metodológica se deu através da bricoleur interpretativa, utilizando-se dos diários de aula, rodas de conversa e questionários como registro dos dados, que resultou em um e-book como produto educacional. Partindo dos aspectos apontados, apresentamos os resultados obtidos na análise e interpretação dos dados, no qual observa-se a efetivação do desenvolvimento da criatividade através da perspectiva dos Projetos de Trabalho, ao longo das aulas de Arte.The learning and teaching of Art has undergone several changes and conceptions, from the arrival of the Jesuits in Brazil to the present day. Despite changes in legislation, the commitment of teachers and advances in research, art is still undervalued by administrators, the community and the school environment. This research addresses Art as an area of knowledge and as a facilitator of the development of creativity, which is understood as inherent to the human condition, developed in all stages of life and conceived as a process. Creativity is developed in its relationship with history and culture, based on previous experiences and stimuli. In order for its development to take place, a learning and teaching process based on a participatory approach to students is required. So, how can we guide the learning processes so that they are based on creativity? How to develop creativity in elementary school through art? Which educational practices can most effectively enable this development? Can Work Projects enable the development of creativity in art teaching? To answer these questions, the general objective of the research is to plan, apply, record and evaluate actions that promote dialogue between actions, the teaching of Art and creativity through Work Projects. The present work focuses on Elementary School I and was developed with fifth grade students. The methodological orientation took place through the interpretative bricoleur, using class diaries, conversation circles and sessions as data recording, which appeared in an e-book as an educational product. Starting from the pointed points, we present the results obtained in the analysis and interpretation of the data, in which the effectiveness of the development of creativity was documented through the perspective of the Work Projects, throughout the Art classes.OutraUNIVESP: 22200088Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]Mandolini, Sara2023-10-27T12:03:36Z2023-10-27T12:03:36Z2023-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONDOLINI, S. A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental. 157 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Dissertação de Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251128http://lattes.cnpq.br/3389880732397143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-18T06:16:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251128Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:38:15.594449Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental
Learning and teaching art from the perspective of word projects: the development of creativity in elementary education
title A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental
spellingShingle A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental
Mandolini, Sara
Criatividade
Aprendizagem e Ensino da Arte
Projetos de Trabalho
Ensino Fundamental I
title_short A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental
title_full A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental
title_fullStr A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental
title_full_unstemmed A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental
title_sort A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental
author Mandolini, Sara
author_facet Mandolini, Sara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Mandolini, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Aprendizagem e Ensino da Arte
Projetos de Trabalho
Ensino Fundamental I
topic Criatividade
Aprendizagem e Ensino da Arte
Projetos de Trabalho
Ensino Fundamental I
description A aprendizagem e o ensino da Arte passaram por diversas mudanças e concepções da chegada dos jesuítas ao Brasil aos dias atuais. Apesar das mudanças nas legislações, do empenho de professores e nos avanços das pesquisas, a arte ainda hoje é desvalorizada por gestores, comunidade e ambiente escolar. A presente pesquisa, aborda a Arte como área de conhecimento e como facilitadora do desenvolvimento da criatividade, sendo que esta, é compreendida como inerente à condição humana, desenvolvida em todas as etapas da vida e concebida como processo. A criatividade se desenvolve em sua relação com a história e a cultura, partindo das experiências prévias e dos estímulos. Para que haja o desenvolvimento da criatividade, se faz necessário um processo de aprendizagem e ensino pautado em uma abordagem participativa. Sendo assim, como podemos orientar os processos de aprendizagem para que tenham como base a criatividade? Como desenvolver a criatividade no Ensino Fundamental através da Arte? Qual ou quais práticas educativas podem possibilitar, de forma mais efetiva, esse desenvolvimento? Os Projetos de Trabalho podem possibilitar o desenvolvimento da criatividade no ensino da Arte? Para responder tais questionamentos nosso objetivo geral é planejar, aplicar, registrar e avaliar ações que propiciem o diálogo entre ações, o ensino da Arte e a criatividade por meio dos Projetos de Trabalho. O presente trabalho tem foco no Ensino Fundamental e foi desenvolvido com estudantes do quinto ano. Sua orientação metodológica se deu através da bricoleur interpretativa, utilizando-se dos diários de aula, rodas de conversa e questionários como registro dos dados, que resultou em um e-book como produto educacional. Partindo dos aspectos apontados, apresentamos os resultados obtidos na análise e interpretação dos dados, no qual observa-se a efetivação do desenvolvimento da criatividade através da perspectiva dos Projetos de Trabalho, ao longo das aulas de Arte.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-27T12:03:36Z
2023-10-27T12:03:36Z
2023-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONDOLINI, S. A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental. 157 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Dissertação de Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251128
http://lattes.cnpq.br/3389880732397143
identifier_str_mv MONDOLINI, S. A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental. 157 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Dissertação de Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/251128
http://lattes.cnpq.br/3389880732397143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129230322532352