Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33398 http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435 |
Resumo: | Este estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno. |
id |
UNB_79e7059c5e0c1c5a10da313d97265aee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33398 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamentalUse of technology in teaching practice : influence on elementary school students’ creativity and motivationCriatividadeAprendizagemMotivaçãoTecnologia da informaçãoEnsino fundamentalEste estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.This study compared students from schools that use and that do not use information and communication technologies on their teaching practices. Seventy-six 5th grade-students participated in the study and answered three instruments on creativity, classroom creativity climate, and motivation to learn. The results indicated higher means in figural creativity and extrinsic motivation among students whose teachers use technology. The students from the schools that do not use technology reported more interest for learning. This study contributed to demystify the idea that the use of technology in teaching practice is an essential condition for the development of student’s creativity and motivation.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2019-01-02T13:51:18Z2019-01-02T13:51:18Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, Clarissa Nogueira; FLEITH, Denise de Souza. Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3435, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019. Epub Nov 29, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33398http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435(CC BY) - License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Clarissa NogueiraFleith, Denise de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/33398Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental Use of technology in teaching practice : influence on elementary school students’ creativity and motivation |
title |
Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental Borges, Clarissa Nogueira Criatividade Aprendizagem Motivação Tecnologia da informação Ensino fundamental |
title_short |
Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental |
title_full |
Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental |
title_sort |
Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental |
author |
Borges, Clarissa Nogueira |
author_facet |
Borges, Clarissa Nogueira Fleith, Denise de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Fleith, Denise de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Clarissa Nogueira Fleith, Denise de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Aprendizagem Motivação Tecnologia da informação Ensino fundamental |
topic |
Criatividade Aprendizagem Motivação Tecnologia da informação Ensino fundamental |
description |
Este estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-02T13:51:18Z 2019-01-02T13:51:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGES, Clarissa Nogueira; FLEITH, Denise de Souza. Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3435, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019. Epub Nov 29, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33398 http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435 |
identifier_str_mv |
BORGES, Clarissa Nogueira; FLEITH, Denise de Souza. Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3435, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019. Epub Nov 29, 2018. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33398 http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508300626034688 |