Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Clarissa Nogueira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33398
http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435
Resumo: Este estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.
id UNB_79e7059c5e0c1c5a10da313d97265aee
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33398
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamentalUse of technology in teaching practice : influence on elementary school students’ creativity and motivationCriatividadeAprendizagemMotivaçãoTecnologia da informaçãoEnsino fundamentalEste estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.This study compared students from schools that use and that do not use information and communication technologies on their teaching practices. Seventy-six 5th grade-students participated in the study and answered three instruments on creativity, classroom creativity climate, and motivation to learn. The results indicated higher means in figural creativity and extrinsic motivation among students whose teachers use technology. The students from the schools that do not use technology reported more interest for learning. This study contributed to demystify the idea that the use of technology in teaching practice is an essential condition for the development of student’s creativity and motivation.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2019-01-02T13:51:18Z2019-01-02T13:51:18Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, Clarissa Nogueira; FLEITH, Denise de Souza. Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3435, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019. Epub Nov 29, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33398http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435(CC BY) - License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Clarissa NogueiraFleith, Denise de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/33398Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental
Use of technology in teaching practice : influence on elementary school students’ creativity and motivation
title Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental
spellingShingle Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental
Borges, Clarissa Nogueira
Criatividade
Aprendizagem
Motivação
Tecnologia da informação
Ensino fundamental
title_short Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental
title_full Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental
title_fullStr Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental
title_sort Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental
author Borges, Clarissa Nogueira
author_facet Borges, Clarissa Nogueira
Fleith, Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Clarissa Nogueira
Fleith, Denise de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Aprendizagem
Motivação
Tecnologia da informação
Ensino fundamental
topic Criatividade
Aprendizagem
Motivação
Tecnologia da informação
Ensino fundamental
description Este estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:51:18Z
2019-01-02T13:51:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Clarissa Nogueira; FLEITH, Denise de Souza. Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3435, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019. Epub Nov 29, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33398
http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435
identifier_str_mv BORGES, Clarissa Nogueira; FLEITH, Denise de Souza. Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3435, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019. Epub Nov 29, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33398
http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508300626034688