Discursos sobre gênero, sexualidade e educação Nos cursos de pedagogia: desafios e propostas a partir da análise da produção acadêmica de 2000 a 2020
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20168 |
Resumo: | Investigar como as temáticas de gênero e sexualidades são abordadas nos cursos de formação inicial de professoras, especificamente, no curso de Pedagogia e como circulam os discursos e tendências a partir da produção acadêmica (dissertações de mestrado e teses de doutorado), no período de 2000 a 2020, é objetivo da pesquisa. Ao ancorar-se na perspectiva pós-estruturalista/pós-crítica que subverte a lógica epistemológica hegemônica vigente, os referenciais teórico-metodológicos buscam romper com as visões deterministas e binárias, ao compreenderem educação e pesquisa em um tempo diferente. A constituição do corpus de análise, à luz do Estado do Conhecimento, dar-se-á a partir do levantamento bibliográfico da produção acadêmica mediante buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A análise do Discurso (ENI ORLANDI) e a Análise Crítica do Discurso (NORMAN FAIRCLOUGH) inspiram livremente as contribuições que pretendem identificar, dessa forma, as relações entre formação, estudos de gênero e produções acadêmicas e seus impactos no chão da escola. Os resultados nos mostram o quanto, a vida é genereficada e o quanto a sexualidade é inerente a todas as pessoas e em todos os espaços. Parte daí, que é de suma importância que as temáticas de gênero e sexualidade possam perpassar por toda a formação de professoras e professores de maneira tal que tenhamos uma educação que incorpore a discussão acerca da sexualidade com toda sua complexidade enquanto uma construção cultural, histórico, social para além da dicotomia binária e do viés biológico. |
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Discursos sobre gênero, sexualidade e educação Nos cursos de pedagogia: desafios e propostas a partir da análise da produção acadêmica de 2000 a 2020Discourses on gender, sexuality and education in Pedagogy courses: challenges and proposals based on the analysis of academic production from 2000 to 2020Pedagogy courseCurso de PedagogiaGêneroSexualidadeProdução acadêmicaAnálise do discursoGenderSexualityAcademic productionSpeech analysisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInvestigar como as temáticas de gênero e sexualidades são abordadas nos cursos de formação inicial de professoras, especificamente, no curso de Pedagogia e como circulam os discursos e tendências a partir da produção acadêmica (dissertações de mestrado e teses de doutorado), no período de 2000 a 2020, é objetivo da pesquisa. Ao ancorar-se na perspectiva pós-estruturalista/pós-crítica que subverte a lógica epistemológica hegemônica vigente, os referenciais teórico-metodológicos buscam romper com as visões deterministas e binárias, ao compreenderem educação e pesquisa em um tempo diferente. A constituição do corpus de análise, à luz do Estado do Conhecimento, dar-se-á a partir do levantamento bibliográfico da produção acadêmica mediante buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A análise do Discurso (ENI ORLANDI) e a Análise Crítica do Discurso (NORMAN FAIRCLOUGH) inspiram livremente as contribuições que pretendem identificar, dessa forma, as relações entre formação, estudos de gênero e produções acadêmicas e seus impactos no chão da escola. Os resultados nos mostram o quanto, a vida é genereficada e o quanto a sexualidade é inerente a todas as pessoas e em todos os espaços. Parte daí, que é de suma importância que as temáticas de gênero e sexualidade possam perpassar por toda a formação de professoras e professores de maneira tal que tenhamos uma educação que incorpore a discussão acerca da sexualidade com toda sua complexidade enquanto uma construção cultural, histórico, social para além da dicotomia binária e do viés biológico.To investigate how the themes of gender and sexualities are addressed in the initial teacher training courses, specifically in the Pedagogy course, and how discourses and trends circulate from academic production (master's dissertations and doctoral theses) in the period from 2000 to 2020 is the target of the survey. By anchoring themselves in the post-structuralist/post-critical perspective that subverts the prevailing hegemonic epistemological logic, the theoretical-methodological frameworks seek to break with deterministic and binary visions, by understanding education and research in a different time. The constitution of the corpus of analysis, in the light of the State of Knowledge, will be based on the bibliographic survey of academic production through searches in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT). Discourse Analysis (Eni Orlandi) and Critical Discourse Analysis (Norman Fairclough) freely inspire contributions that aim to identify, in this way, the relationships between training, gender studies and academic productions and their impacts on the school floor. The results show us how much life is gendered and how much sexuality is inherent to all people and in all spaces. Hence, it is extremely importante that gender and sexuality issues can permeate the entire training of teachers and teachers in such a way that incorporates the discussion about sexuality in all its complexity as a cultural, historical, social construction beyond the binary dichotomy and biological bias.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoAmaro, Ivanhttp://lattes.cnpq.br/5227626565074890Couto Junior, Dilton Ribeiro dohttp://lattes.cnpq.br/3583771162535417Figueiredo , Marize Peixoto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5651740589843447Marcelino, Sandra Regina de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9281712248493877Site, Roseclair dos Santos Leite2023-08-17T19:11:03Z2022-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSITE, Roseclair dos Santos Leite. Discursos sobre gênero, sexualidade e educação Nos cursos de pedagogia: desafios e propostas a partir da análise da produção acadêmica de 2000 a 2020. 2022. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T16:04:29Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/20168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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