Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/136043 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/17-02-2016/000854920.pdf |
Resumo: | Today is commonplace seeing children and young people using technology to communicate, interact, information or even for fun. These people share information, exchange ideas, send photos and videos, make use of games, talk, among other activities. Young people today spend more time online and relating to each other over the internet, than in any other medium. Given this situation, the school needs to fit the new reality. This Portuguese research aims to investigate, through a qualitative research, the following educational alternatives in teaching Portuguese language through the use of internet. More specifically, it is proposed to discuss and unravel favorable possibilities for action amid a still arid set of tools that the teacher has. This dissertation also proposes to analyze what we have in terms of options on the internet and to anticipate the need for a detailed survey of sites and learning environments that do not simply transcribe pages of textbooks to the internet, but if proven as effective methods of aid to the teacher |
id |
UNSP_44c44831c3080b9a738196e696c87188 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/136043 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professoresTecnologia educacionalComunicação e tecnologiaEnsino auxiliado por computadorLeitura - Meios auxiliaresLetramentoCommunication and technologyToday is commonplace seeing children and young people using technology to communicate, interact, information or even for fun. These people share information, exchange ideas, send photos and videos, make use of games, talk, among other activities. Young people today spend more time online and relating to each other over the internet, than in any other medium. Given this situation, the school needs to fit the new reality. This Portuguese research aims to investigate, through a qualitative research, the following educational alternatives in teaching Portuguese language through the use of internet. More specifically, it is proposed to discuss and unravel favorable possibilities for action amid a still arid set of tools that the teacher has. This dissertation also proposes to analyze what we have in terms of options on the internet and to anticipate the need for a detailed survey of sites and learning environments that do not simply transcribe pages of textbooks to the internet, but if proven as effective methods of aid to the teacherHoje é corriqueiro vermos crianças e jovens utilizando a tecnologia para se comunicar, interagir, obter informações ou mesmo para se divertir. Essas pessoas compartilham informações, trocam ideias, enviam fotos e vídeos, fazem uso de games, conversam, entre outras atividades. Os jovens hoje em dia passam mais tempo online e relacionando-se entre si através da internet, do que em qualquer outro meio de comunicação. Diante desse quadro, demanda-se a necessidade da escola adequar-se à nova realidade. O trabalho a seguir pretende investigar, por meio de uma pesquisa qualitativa, alternativas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa por meio do uso da internet. Mais especificamente, propõe-se a discutir e a desvendar possibilidades favoráveis de ação em meio a um ainda árido conjunto de ferramentas que o professor dispõe. Esta dissertação propõe-se ainda a analisar o que se tem em termos de opções na internet e a antecipar a necessidade de um levantamento minucioso de sites e ambientes de aprendizagem que não simplesmente transcrevam páginas de livros didáticos para a internet, mas que se comprovem como métodos eficazes de auxílio ao professorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Norte, Mariangela Braga [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Iudesneider, Rosenês Luzia [UNESP]2016-03-07T19:20:59Z2016-03-07T19:20:59Z2015-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis107 f. : il.application/pdfIUDESNEIDER, Rosenês Luzia. Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores. 2015. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015.http://hdl.handle.net/11449/136043000854920http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/17-02-2016/000854920.pdf23001011069P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136043Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T13:34:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores |
title |
Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores |
spellingShingle |
Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores Iudesneider, Rosenês Luzia [UNESP] Tecnologia educacional Comunicação e tecnologia Ensino auxiliado por computador Leitura - Meios auxiliares Letramento Communication and technology |
title_short |
Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores |
title_full |
Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores |
title_fullStr |
Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores |
title_full_unstemmed |
Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores |
title_sort |
Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores |
author |
Iudesneider, Rosenês Luzia [UNESP] |
author_facet |
Iudesneider, Rosenês Luzia [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Norte, Mariangela Braga [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iudesneider, Rosenês Luzia [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Comunicação e tecnologia Ensino auxiliado por computador Leitura - Meios auxiliares Letramento Communication and technology |
topic |
Tecnologia educacional Comunicação e tecnologia Ensino auxiliado por computador Leitura - Meios auxiliares Letramento Communication and technology |
description |
Today is commonplace seeing children and young people using technology to communicate, interact, information or even for fun. These people share information, exchange ideas, send photos and videos, make use of games, talk, among other activities. Young people today spend more time online and relating to each other over the internet, than in any other medium. Given this situation, the school needs to fit the new reality. This Portuguese research aims to investigate, through a qualitative research, the following educational alternatives in teaching Portuguese language through the use of internet. More specifically, it is proposed to discuss and unravel favorable possibilities for action amid a still arid set of tools that the teacher has. This dissertation also proposes to analyze what we have in terms of options on the internet and to anticipate the need for a detailed survey of sites and learning environments that do not simply transcribe pages of textbooks to the internet, but if proven as effective methods of aid to the teacher |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-11 2016-03-07T19:20:59Z 2016-03-07T19:20:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
IUDESNEIDER, Rosenês Luzia. Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores. 2015. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015. http://hdl.handle.net/11449/136043 000854920 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/17-02-2016/000854920.pdf 23001011069P5 |
identifier_str_mv |
IUDESNEIDER, Rosenês Luzia. Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores. 2015. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015. 000854920 23001011069P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/136043 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/17-02-2016/000854920.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
107 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803650065477140480 |