A vida como ela é: um fenômeno comunicacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Maria Inez Martinez de [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89416
Resumo: Esta dissertação compreende a análise da capa do livro de contos de Nelson Rodrigues A Vida como ela é..., publicado pela editora Companhia das Letras, em 1992. Tendo como metodologia a Semiótica Francesa e partindo da hipótese de que a capa é a condensação das principais idéias do livro, vamos compará-lo com as demais capas dos outros volumes da coleção, assim também com os diversos produtos da indústria cultural nos quais A Vida como ela é... oi transformada. A obra em questão é um fenômeno comunicacional para a história das mídias brasileiras, pois está constantemente em evidência ao longo dos últimos 55 anos nos mais variados formatos. O autor Nelson Rodrigues, jornalista atuante e sempre polêmico, sofreu diversas interpretações e críticas na história da nossa cultura. Chegou a ser considerado, no início de sua carreira, autor de subliteratura. O reconhecimento de sua obra teatral começou nos anos 40, com a peça Vestido de Noiva, valendo-lhe o marco da dramaturgia moderna brasileira. Entretanto, no campo jornalístico, seu reconhecimento ocorre a partir dos anos 90 com as reedições de suas crônicas..
id UNSP_44f6a171c27452fbb5a0ffcc5e7ce625
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89416
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A vida como ela é: um fenômeno comunicacionalCultura popularSemiotica e artesComunicação de massaIndústria culturalSemiótica e artesSemiótica francesaMass communicationCultural industryArts and semioticsFrench semioticsEsta dissertação compreende a análise da capa do livro de contos de Nelson Rodrigues A Vida como ela é..., publicado pela editora Companhia das Letras, em 1992. Tendo como metodologia a Semiótica Francesa e partindo da hipótese de que a capa é a condensação das principais idéias do livro, vamos compará-lo com as demais capas dos outros volumes da coleção, assim também com os diversos produtos da indústria cultural nos quais A Vida como ela é... oi transformada. A obra em questão é um fenômeno comunicacional para a história das mídias brasileiras, pois está constantemente em evidência ao longo dos últimos 55 anos nos mais variados formatos. O autor Nelson Rodrigues, jornalista atuante e sempre polêmico, sofreu diversas interpretações e críticas na história da nossa cultura. Chegou a ser considerado, no início de sua carreira, autor de subliteratura. O reconhecimento de sua obra teatral começou nos anos 40, com a peça Vestido de Noiva, valendo-lhe o marco da dramaturgia moderna brasileira. Entretanto, no campo jornalístico, seu reconhecimento ocorre a partir dos anos 90 com as reedições de suas crônicas..This thesis is about the analyze of the A vida como ela é... book-cover, by Nelson Rodrigues, published by the Companhia das Letras Editor. The ethodology used is the French semiotics. At first it starts from the hypothesis that the book-cover is a condensation of the book's main ideas. We will compare it with the others book-covers of the Nelson Rodrigues's collection. We will also compare it with the several items of the cultural industry that A vida como ela é... have been transformed. It is a communication phenomena to the brazilian history of media, because it's frequently reviewed in the last 55 years in different formats. Nelson Rodrigues, an acting journalist and always polemic, has had a lot of critics in our culture history. At his career beginning, he has been considered a trashy literature author. His work o theater has been acknowledged at the beginning of the forties, with the play Vestido de Noiva, which gave him the brazilian modern dramaturgy mark. However, his acknowledgement in the journalistic field started only at the nineties, with his chronics publication.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Domingos, Adenil Alfeu [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rezende, Maria Inez Martinez de [UNESP]2014-06-11T19:24:03Z2014-06-11T19:24:03Z2006-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 f. : il.application/pdfREZENDE, Maria Inez Martinez de. A vida como ela é: um fenômeno comunicacional. 2006. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2006.http://hdl.handle.net/11449/89416000465672rezende_mim_me_bauru.pdf33004056081P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:27:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89416Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:27:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A vida como ela é: um fenômeno comunicacional
title A vida como ela é: um fenômeno comunicacional
spellingShingle A vida como ela é: um fenômeno comunicacional
Rezende, Maria Inez Martinez de [UNESP]
Cultura popular
Semiotica e artes
Comunicação de massa
Indústria cultural
Semiótica e artes
Semiótica francesa
Mass communication
Cultural industry
Arts and semiotics
French semiotics
title_short A vida como ela é: um fenômeno comunicacional
title_full A vida como ela é: um fenômeno comunicacional
title_fullStr A vida como ela é: um fenômeno comunicacional
title_full_unstemmed A vida como ela é: um fenômeno comunicacional
title_sort A vida como ela é: um fenômeno comunicacional
author Rezende, Maria Inez Martinez de [UNESP]
author_facet Rezende, Maria Inez Martinez de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos, Adenil Alfeu [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Maria Inez Martinez de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura popular
Semiotica e artes
Comunicação de massa
Indústria cultural
Semiótica e artes
Semiótica francesa
Mass communication
Cultural industry
Arts and semiotics
French semiotics
topic Cultura popular
Semiotica e artes
Comunicação de massa
Indústria cultural
Semiótica e artes
Semiótica francesa
Mass communication
Cultural industry
Arts and semiotics
French semiotics
description Esta dissertação compreende a análise da capa do livro de contos de Nelson Rodrigues A Vida como ela é..., publicado pela editora Companhia das Letras, em 1992. Tendo como metodologia a Semiótica Francesa e partindo da hipótese de que a capa é a condensação das principais idéias do livro, vamos compará-lo com as demais capas dos outros volumes da coleção, assim também com os diversos produtos da indústria cultural nos quais A Vida como ela é... oi transformada. A obra em questão é um fenômeno comunicacional para a história das mídias brasileiras, pois está constantemente em evidência ao longo dos últimos 55 anos nos mais variados formatos. O autor Nelson Rodrigues, jornalista atuante e sempre polêmico, sofreu diversas interpretações e críticas na história da nossa cultura. Chegou a ser considerado, no início de sua carreira, autor de subliteratura. O reconhecimento de sua obra teatral começou nos anos 40, com a peça Vestido de Noiva, valendo-lhe o marco da dramaturgia moderna brasileira. Entretanto, no campo jornalístico, seu reconhecimento ocorre a partir dos anos 90 com as reedições de suas crônicas..
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-03
2014-06-11T19:24:03Z
2014-06-11T19:24:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REZENDE, Maria Inez Martinez de. A vida como ela é: um fenômeno comunicacional. 2006. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/89416
000465672
rezende_mim_me_bauru.pdf
33004056081P4
identifier_str_mv REZENDE, Maria Inez Martinez de. A vida como ela é: um fenômeno comunicacional. 2006. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2006.
000465672
rezende_mim_me_bauru.pdf
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/89416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047334262603776