A vida como ela é: um fenômeno comunicacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/89416 |
Resumo: | Esta dissertação compreende a análise da capa do livro de contos de Nelson Rodrigues A Vida como ela é..., publicado pela editora Companhia das Letras, em 1992. Tendo como metodologia a Semiótica Francesa e partindo da hipótese de que a capa é a condensação das principais idéias do livro, vamos compará-lo com as demais capas dos outros volumes da coleção, assim também com os diversos produtos da indústria cultural nos quais A Vida como ela é... oi transformada. A obra em questão é um fenômeno comunicacional para a história das mídias brasileiras, pois está constantemente em evidência ao longo dos últimos 55 anos nos mais variados formatos. O autor Nelson Rodrigues, jornalista atuante e sempre polêmico, sofreu diversas interpretações e críticas na história da nossa cultura. Chegou a ser considerado, no início de sua carreira, autor de subliteratura. O reconhecimento de sua obra teatral começou nos anos 40, com a peça Vestido de Noiva, valendo-lhe o marco da dramaturgia moderna brasileira. Entretanto, no campo jornalístico, seu reconhecimento ocorre a partir dos anos 90 com as reedições de suas crônicas.. |
id |
UNSP_44f6a171c27452fbb5a0ffcc5e7ce625 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/89416 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A vida como ela é: um fenômeno comunicacionalCultura popularSemiotica e artesComunicação de massaIndústria culturalSemiótica e artesSemiótica francesaMass communicationCultural industryArts and semioticsFrench semioticsEsta dissertação compreende a análise da capa do livro de contos de Nelson Rodrigues A Vida como ela é..., publicado pela editora Companhia das Letras, em 1992. Tendo como metodologia a Semiótica Francesa e partindo da hipótese de que a capa é a condensação das principais idéias do livro, vamos compará-lo com as demais capas dos outros volumes da coleção, assim também com os diversos produtos da indústria cultural nos quais A Vida como ela é... oi transformada. A obra em questão é um fenômeno comunicacional para a história das mídias brasileiras, pois está constantemente em evidência ao longo dos últimos 55 anos nos mais variados formatos. O autor Nelson Rodrigues, jornalista atuante e sempre polêmico, sofreu diversas interpretações e críticas na história da nossa cultura. Chegou a ser considerado, no início de sua carreira, autor de subliteratura. O reconhecimento de sua obra teatral começou nos anos 40, com a peça Vestido de Noiva, valendo-lhe o marco da dramaturgia moderna brasileira. Entretanto, no campo jornalístico, seu reconhecimento ocorre a partir dos anos 90 com as reedições de suas crônicas..This thesis is about the analyze of the A vida como ela é... book-cover, by Nelson Rodrigues, published by the Companhia das Letras Editor. The ethodology used is the French semiotics. At first it starts from the hypothesis that the book-cover is a condensation of the book's main ideas. We will compare it with the others book-covers of the Nelson Rodrigues's collection. We will also compare it with the several items of the cultural industry that A vida como ela é... have been transformed. It is a communication phenomena to the brazilian history of media, because it's frequently reviewed in the last 55 years in different formats. Nelson Rodrigues, an acting journalist and always polemic, has had a lot of critics in our culture history. At his career beginning, he has been considered a trashy literature author. His work o theater has been acknowledged at the beginning of the forties, with the play Vestido de Noiva, which gave him the brazilian modern dramaturgy mark. However, his acknowledgement in the journalistic field started only at the nineties, with his chronics publication.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Domingos, Adenil Alfeu [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rezende, Maria Inez Martinez de [UNESP]2014-06-11T19:24:03Z2014-06-11T19:24:03Z2006-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 f. : il.application/pdfREZENDE, Maria Inez Martinez de. A vida como ela é: um fenômeno comunicacional. 2006. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2006.http://hdl.handle.net/11449/89416000465672rezende_mim_me_bauru.pdf33004056081P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:27:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89416Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:00:52.429590Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vida como ela é: um fenômeno comunicacional |
title |
A vida como ela é: um fenômeno comunicacional |
spellingShingle |
A vida como ela é: um fenômeno comunicacional Rezende, Maria Inez Martinez de [UNESP] Cultura popular Semiotica e artes Comunicação de massa Indústria cultural Semiótica e artes Semiótica francesa Mass communication Cultural industry Arts and semiotics French semiotics |
title_short |
A vida como ela é: um fenômeno comunicacional |
title_full |
A vida como ela é: um fenômeno comunicacional |
title_fullStr |
A vida como ela é: um fenômeno comunicacional |
title_full_unstemmed |
A vida como ela é: um fenômeno comunicacional |
title_sort |
A vida como ela é: um fenômeno comunicacional |
author |
Rezende, Maria Inez Martinez de [UNESP] |
author_facet |
Rezende, Maria Inez Martinez de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domingos, Adenil Alfeu [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Maria Inez Martinez de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura popular Semiotica e artes Comunicação de massa Indústria cultural Semiótica e artes Semiótica francesa Mass communication Cultural industry Arts and semiotics French semiotics |
topic |
Cultura popular Semiotica e artes Comunicação de massa Indústria cultural Semiótica e artes Semiótica francesa Mass communication Cultural industry Arts and semiotics French semiotics |
description |
Esta dissertação compreende a análise da capa do livro de contos de Nelson Rodrigues A Vida como ela é..., publicado pela editora Companhia das Letras, em 1992. Tendo como metodologia a Semiótica Francesa e partindo da hipótese de que a capa é a condensação das principais idéias do livro, vamos compará-lo com as demais capas dos outros volumes da coleção, assim também com os diversos produtos da indústria cultural nos quais A Vida como ela é... oi transformada. A obra em questão é um fenômeno comunicacional para a história das mídias brasileiras, pois está constantemente em evidência ao longo dos últimos 55 anos nos mais variados formatos. O autor Nelson Rodrigues, jornalista atuante e sempre polêmico, sofreu diversas interpretações e críticas na história da nossa cultura. Chegou a ser considerado, no início de sua carreira, autor de subliteratura. O reconhecimento de sua obra teatral começou nos anos 40, com a peça Vestido de Noiva, valendo-lhe o marco da dramaturgia moderna brasileira. Entretanto, no campo jornalístico, seu reconhecimento ocorre a partir dos anos 90 com as reedições de suas crônicas.. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-03 2014-06-11T19:24:03Z 2014-06-11T19:24:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REZENDE, Maria Inez Martinez de. A vida como ela é: um fenômeno comunicacional. 2006. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2006. http://hdl.handle.net/11449/89416 000465672 rezende_mim_me_bauru.pdf 33004056081P4 |
identifier_str_mv |
REZENDE, Maria Inez Martinez de. A vida como ela é: um fenômeno comunicacional. 2006. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2006. 000465672 rezende_mim_me_bauru.pdf 33004056081P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/89416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
153 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129482206216192 |