Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para o ensino de bioquímica sob a perspectiva CTS no contexto do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/213668 |
Resumo: | As discussões bioquímicas no ensino médio nos dias atuais ocorrem muito superficialmente devido a inúmeros fatores, entre eles a falta de material didático que explore a interação entre a química e a biologia, e também muitas vezes, esses conceitos acabam sendo ensinados antes mesmo que os alunos tenham aprendido conteúdos essenciais para o bom entendimento da bioquímica. Em vista disso, a proposta de pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo propor um produto educacional na forma de uma Unidade Didática Multiestratégica para o ensino de bioquímica sob a perspectiva CTS no contexto do ensino médio. A UDM é um planejamento em forma de projeto de ensino e aprendizagem que, diferente de outros planejamentos, envolve a utilização de diversas estratégias didáticas. Essa necessidade de diversificar as estratégias durante as aulas se deve ao fato de que nem todos os alunos aprendem da mesma forma e no mesmo ritmo, portanto é essencial que o professor procure planejar atividades que valorizem as diversas formas de aprendizado. Para elaborar uma UDM é necessário a realização de sete tarefas: a caracterização do contexto da intervenção, em que são coletadas informações sobre a unidade escolar e sobre os estudantes; a análise científico epistemológica, em que é explicitado o conteúdo científico que será abordado; a análise didático-pedagógica, em que são explicitadas as concepções alternativas e os obstáculos epistemológicos acerca do conteúdo; a abordagem metodológica, definida pelo docente a partir das três primeiras tarefas; a seleção de objetivos de aprendizagem, que são definidos de modo coerente com a metodologia; a seleção de estratégias didáticas e a seleção de estratégias de avaliação, que se trata do sequenciamento das aulas. O conteúdo científico abordado nesta UDM foi proteínas, lipídios e carboidratos e a metodologia escolhida foi CTS. Dessa forma, foram utilizadas as estratégias discussão, Jigsaw, jogos didáticos, experimentação, mapas conceituais e estudo de caso para atingir o objetivo da UDM. Assim, a contribuição deste trabalho se dá por apresentar uma forma de se trabalhar o conteúdo de bioquímica diferente do ensino tradicional, que é pautado na memorização e reprodução de conteúdos. |
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Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para o ensino de bioquímica sob a perspectiva CTS no contexto do ensino médioA proposal for a Multi-strategic Didactic Unit for teaching biochemistry from the CTS perspective in the context of high schoolPlanejamento didático-pedagógicoUnidade Didática MultiestratégicaMetodologia CTSEnsino de bioquímicaDidactic-pedagogical planningMulti-Strategic Didactic UnitCTS methodologyBiochemistry teachingAs discussões bioquímicas no ensino médio nos dias atuais ocorrem muito superficialmente devido a inúmeros fatores, entre eles a falta de material didático que explore a interação entre a química e a biologia, e também muitas vezes, esses conceitos acabam sendo ensinados antes mesmo que os alunos tenham aprendido conteúdos essenciais para o bom entendimento da bioquímica. Em vista disso, a proposta de pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo propor um produto educacional na forma de uma Unidade Didática Multiestratégica para o ensino de bioquímica sob a perspectiva CTS no contexto do ensino médio. A UDM é um planejamento em forma de projeto de ensino e aprendizagem que, diferente de outros planejamentos, envolve a utilização de diversas estratégias didáticas. Essa necessidade de diversificar as estratégias durante as aulas se deve ao fato de que nem todos os alunos aprendem da mesma forma e no mesmo ritmo, portanto é essencial que o professor procure planejar atividades que valorizem as diversas formas de aprendizado. Para elaborar uma UDM é necessário a realização de sete tarefas: a caracterização do contexto da intervenção, em que são coletadas informações sobre a unidade escolar e sobre os estudantes; a análise científico epistemológica, em que é explicitado o conteúdo científico que será abordado; a análise didático-pedagógica, em que são explicitadas as concepções alternativas e os obstáculos epistemológicos acerca do conteúdo; a abordagem metodológica, definida pelo docente a partir das três primeiras tarefas; a seleção de objetivos de aprendizagem, que são definidos de modo coerente com a metodologia; a seleção de estratégias didáticas e a seleção de estratégias de avaliação, que se trata do sequenciamento das aulas. O conteúdo científico abordado nesta UDM foi proteínas, lipídios e carboidratos e a metodologia escolhida foi CTS. Dessa forma, foram utilizadas as estratégias discussão, Jigsaw, jogos didáticos, experimentação, mapas conceituais e estudo de caso para atingir o objetivo da UDM. Assim, a contribuição deste trabalho se dá por apresentar uma forma de se trabalhar o conteúdo de bioquímica diferente do ensino tradicional, que é pautado na memorização e reprodução de conteúdos.Biochemical discussions in high school nowadays occur very superficially due to numerous factors, among them the lack of didactic material that explores the interaction between chemistry and biology, and also, sometimes, these concepts end up being taught even before students have learned essential content for a good understanding of biochemistry. In view of this, the research proposal presented in this paper aims to propose an educational product in the form of a Multi-Strategic Didactic Unit for the teaching of biochemistry under the CTS perspective in the context of high school. The UDM is a planning in the form of a teaching and learning project that, unlike other plans, involves the use of several didactic strategies. This need to diversify strategies during classes is due to the fact that not all students learn in the same way and at the same pace, so it is essential that the teacher tries to plan activities that value the different forms of learning. To prepare a UDM, seven tasks are required: characterizing the context of the intervention, in which information about the school unit and students is collected; scientific-epistemological analysis, in which the scientific content to be addressed is explained; didactic-pedagogical analysis, in which alternative conceptions and epistemological obstacles about content are explained; the methodological approach, defined by the teacher from the first three tasks; the selection of learning objectives, which are defined in a manner consistent with the methodology; the selection of teaching strategies and the selection of evaluation strategies, which is the sequencing of classes. The scientific content covered in this UDM was proteins, lipids and carbohydrates and the chosen methodology was CTS. Thus, the strategies of discussion, Jigsaw, didactic games, experimentation, concept maps and case study, were used to achieve the objective of the UDM. Therefore, the contribution of this work is given by presenting a way of working with biochemistry content different from traditional teaching, which is based on the memorization and reproduction of contents.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garrido, Saulo Santesso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dantas, Letícia Damiano2021-07-27T14:11:20Z2021-07-27T14:11:20Z2021-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/213668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-14T06:12:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213668Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:39:40.429225Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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