Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zoca, Camila Campos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferrarini, Francisco Otávio Cintra, Bego, Amadeu Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17016
Resumo: Este artigo discute como a organização de uma componente curricular, por meio da utilização de um modelo de planejamento didático alternativo, incide sobre a formação continuada de professores do Ensino Superior. À vista disso, investigam-se os impactos do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) na formação continuada em serviço. A UDM é um modelo de planejamento que abarca a integração, de modo sistematizado e sequenciado, de um conjunto de estratégias didáticas e de avaliação de acordo com objetivos de aprendizado previamente definidos e delimitados a partir de uma abordagem metodológica. Trata-se de um Estudo de Caso, embasado na abordagem de pesquisa qualitativa e não-experimental, com dados coletados por meio de uma entrevista reflexiva e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Nessa perspectiva, infere-se que a aplicação de planejamentos alternativos de ensino, como meio de compor o processo de formação continuada, pode promover reflexões para a reelaboração da prática profissional, bem como ressignificação do papel da docência.
id UTFPR-13_037c300fe448cf6477795b65646271e2
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/17016
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superiorInfluences of an alternative proposal of didactic-pedagogical planning in the context of continuing education of higher education teachers7.08.03.00-5 Planejamento e Avaliação EducacionalUnidade Didática Multiestratégica; Formação continuada; Ensino Superior; Planejamento didático-pedagógicoMulti-Strategic Didactic Unit; Continuing education; Higher Education; Didactic-pedagogical planningEste artigo discute como a organização de uma componente curricular, por meio da utilização de um modelo de planejamento didático alternativo, incide sobre a formação continuada de professores do Ensino Superior. À vista disso, investigam-se os impactos do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) na formação continuada em serviço. A UDM é um modelo de planejamento que abarca a integração, de modo sistematizado e sequenciado, de um conjunto de estratégias didáticas e de avaliação de acordo com objetivos de aprendizado previamente definidos e delimitados a partir de uma abordagem metodológica. Trata-se de um Estudo de Caso, embasado na abordagem de pesquisa qualitativa e não-experimental, com dados coletados por meio de uma entrevista reflexiva e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Nessa perspectiva, infere-se que a aplicação de planejamentos alternativos de ensino, como meio de compor o processo de formação continuada, pode promover reflexões para a reelaboração da prática profissional, bem como ressignificação do papel da docência.This paper discusses how the organization of a curricular component, through the use of an alternative didactic planning model, affects the continuing education of Higher Education teachers. Thus, the impacts of the implementation process of Multistrategic Didactic Units (UDM) in continuous in-service training are investigated. The UDM is a planning model that encompasses the integration, in a systematic and sequenced way, of a set of didactic and evaluation strategies according to previously defined learning objectives and delimited from a methodological approach. The design applied is a Case Study, based on a qualitative and non-experimental research approach, the source of information is the reflective interview and the data were evaluated by Content Analysis. From this perspective, it is inferred that the application of alternative teaching plans, as a means of composing the process of continuing education, can promote reflections for the re-elaboration of professional practice, as well as re-signification of the role of teaching.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Zoca, Camila CamposFerrarini, Francisco Otávio CintraBego, Amadeu Moura2023-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1701610.3895/actio.v8n2.17016ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-212525-892310.3895/actio.v8n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17016/9668https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17016/3150Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T16:14:43Zoai:periodicos.utfpr:article/17016Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-09-04T16:14:43Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior
Influences of an alternative proposal of didactic-pedagogical planning in the context of continuing education of higher education teachers
title Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior
spellingShingle Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior
Zoca, Camila Campos
7.08.03.00-5 Planejamento e Avaliação Educacional
Unidade Didática Multiestratégica; Formação continuada; Ensino Superior; Planejamento didático-pedagógico
Multi-Strategic Didactic Unit; Continuing education; Higher Education; Didactic-pedagogical planning
title_short Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior
title_full Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior
title_fullStr Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior
title_full_unstemmed Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior
title_sort Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior
author Zoca, Camila Campos
author_facet Zoca, Camila Campos
Ferrarini, Francisco Otávio Cintra
Bego, Amadeu Moura
author_role author
author2 Ferrarini, Francisco Otávio Cintra
Bego, Amadeu Moura
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Zoca, Camila Campos
Ferrarini, Francisco Otávio Cintra
Bego, Amadeu Moura
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.03.00-5 Planejamento e Avaliação Educacional
Unidade Didática Multiestratégica; Formação continuada; Ensino Superior; Planejamento didático-pedagógico
Multi-Strategic Didactic Unit; Continuing education; Higher Education; Didactic-pedagogical planning
topic 7.08.03.00-5 Planejamento e Avaliação Educacional
Unidade Didática Multiestratégica; Formação continuada; Ensino Superior; Planejamento didático-pedagógico
Multi-Strategic Didactic Unit; Continuing education; Higher Education; Didactic-pedagogical planning
description Este artigo discute como a organização de uma componente curricular, por meio da utilização de um modelo de planejamento didático alternativo, incide sobre a formação continuada de professores do Ensino Superior. À vista disso, investigam-se os impactos do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) na formação continuada em serviço. A UDM é um modelo de planejamento que abarca a integração, de modo sistematizado e sequenciado, de um conjunto de estratégias didáticas e de avaliação de acordo com objetivos de aprendizado previamente definidos e delimitados a partir de uma abordagem metodológica. Trata-se de um Estudo de Caso, embasado na abordagem de pesquisa qualitativa e não-experimental, com dados coletados por meio de uma entrevista reflexiva e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Nessa perspectiva, infere-se que a aplicação de planejamentos alternativos de ensino, como meio de compor o processo de formação continuada, pode promover reflexões para a reelaboração da prática profissional, bem como ressignificação do papel da docência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17016
10.3895/actio.v8n2.17016
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17016
identifier_str_mv 10.3895/actio.v8n2.17016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17016/9668
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17016/3150
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-21
ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-21
2525-8923
10.3895/actio.v8n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983245885440