Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17016 |
Resumo: | Este artigo discute como a organização de uma componente curricular, por meio da utilização de um modelo de planejamento didático alternativo, incide sobre a formação continuada de professores do Ensino Superior. À vista disso, investigam-se os impactos do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) na formação continuada em serviço. A UDM é um modelo de planejamento que abarca a integração, de modo sistematizado e sequenciado, de um conjunto de estratégias didáticas e de avaliação de acordo com objetivos de aprendizado previamente definidos e delimitados a partir de uma abordagem metodológica. Trata-se de um Estudo de Caso, embasado na abordagem de pesquisa qualitativa e não-experimental, com dados coletados por meio de uma entrevista reflexiva e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Nessa perspectiva, infere-se que a aplicação de planejamentos alternativos de ensino, como meio de compor o processo de formação continuada, pode promover reflexões para a reelaboração da prática profissional, bem como ressignificação do papel da docência. |
id |
UTFPR-13_037c300fe448cf6477795b65646271e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/17016 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superiorInfluences of an alternative proposal of didactic-pedagogical planning in the context of continuing education of higher education teachers7.08.03.00-5 Planejamento e Avaliação EducacionalUnidade Didática Multiestratégica; Formação continuada; Ensino Superior; Planejamento didático-pedagógicoMulti-Strategic Didactic Unit; Continuing education; Higher Education; Didactic-pedagogical planningEste artigo discute como a organização de uma componente curricular, por meio da utilização de um modelo de planejamento didático alternativo, incide sobre a formação continuada de professores do Ensino Superior. À vista disso, investigam-se os impactos do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) na formação continuada em serviço. A UDM é um modelo de planejamento que abarca a integração, de modo sistematizado e sequenciado, de um conjunto de estratégias didáticas e de avaliação de acordo com objetivos de aprendizado previamente definidos e delimitados a partir de uma abordagem metodológica. Trata-se de um Estudo de Caso, embasado na abordagem de pesquisa qualitativa e não-experimental, com dados coletados por meio de uma entrevista reflexiva e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Nessa perspectiva, infere-se que a aplicação de planejamentos alternativos de ensino, como meio de compor o processo de formação continuada, pode promover reflexões para a reelaboração da prática profissional, bem como ressignificação do papel da docência.This paper discusses how the organization of a curricular component, through the use of an alternative didactic planning model, affects the continuing education of Higher Education teachers. Thus, the impacts of the implementation process of Multistrategic Didactic Units (UDM) in continuous in-service training are investigated. The UDM is a planning model that encompasses the integration, in a systematic and sequenced way, of a set of didactic and evaluation strategies according to previously defined learning objectives and delimited from a methodological approach. The design applied is a Case Study, based on a qualitative and non-experimental research approach, the source of information is the reflective interview and the data were evaluated by Content Analysis. From this perspective, it is inferred that the application of alternative teaching plans, as a means of composing the process of continuing education, can promote reflections for the re-elaboration of professional practice, as well as re-signification of the role of teaching.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Zoca, Camila CamposFerrarini, Francisco Otávio CintraBego, Amadeu Moura2023-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1701610.3895/actio.v8n2.17016ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-212525-892310.3895/actio.v8n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17016/9668https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17016/3150Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T16:14:43Zoai:periodicos.utfpr:article/17016Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-09-04T16:14:43Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior Influences of an alternative proposal of didactic-pedagogical planning in the context of continuing education of higher education teachers |
title |
Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior |
spellingShingle |
Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior Zoca, Camila Campos 7.08.03.00-5 Planejamento e Avaliação Educacional Unidade Didática Multiestratégica; Formação continuada; Ensino Superior; Planejamento didático-pedagógico Multi-Strategic Didactic Unit; Continuing education; Higher Education; Didactic-pedagogical planning |
title_short |
Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior |
title_full |
Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior |
title_fullStr |
Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior |
title_sort |
Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior |
author |
Zoca, Camila Campos |
author_facet |
Zoca, Camila Campos Ferrarini, Francisco Otávio Cintra Bego, Amadeu Moura |
author_role |
author |
author2 |
Ferrarini, Francisco Otávio Cintra Bego, Amadeu Moura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zoca, Camila Campos Ferrarini, Francisco Otávio Cintra Bego, Amadeu Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.03.00-5 Planejamento e Avaliação Educacional Unidade Didática Multiestratégica; Formação continuada; Ensino Superior; Planejamento didático-pedagógico Multi-Strategic Didactic Unit; Continuing education; Higher Education; Didactic-pedagogical planning |
topic |
7.08.03.00-5 Planejamento e Avaliação Educacional Unidade Didática Multiestratégica; Formação continuada; Ensino Superior; Planejamento didático-pedagógico Multi-Strategic Didactic Unit; Continuing education; Higher Education; Didactic-pedagogical planning |
description |
Este artigo discute como a organização de uma componente curricular, por meio da utilização de um modelo de planejamento didático alternativo, incide sobre a formação continuada de professores do Ensino Superior. À vista disso, investigam-se os impactos do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) na formação continuada em serviço. A UDM é um modelo de planejamento que abarca a integração, de modo sistematizado e sequenciado, de um conjunto de estratégias didáticas e de avaliação de acordo com objetivos de aprendizado previamente definidos e delimitados a partir de uma abordagem metodológica. Trata-se de um Estudo de Caso, embasado na abordagem de pesquisa qualitativa e não-experimental, com dados coletados por meio de uma entrevista reflexiva e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Nessa perspectiva, infere-se que a aplicação de planejamentos alternativos de ensino, como meio de compor o processo de formação continuada, pode promover reflexões para a reelaboração da prática profissional, bem como ressignificação do papel da docência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17016 10.3895/actio.v8n2.17016 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17016 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v8n2.17016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17016/9668 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17016/3150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-21 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-21 2525-8923 10.3895/actio.v8n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983245885440 |