Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/134268 |
Resumo: | Marino Del Favero, italiano imigrado para o Brasil no final do século XIX, é um escultorentalhador, quase desconhecido na historiografia da arte sacra brasileira. Apesar de várias cidades brasileiras possuírem seus retábulos e imagens sacras em catedrais, igrejas matrizes e capelas, poucos são os pesquisadores e historiadores da arte brasileira que aprofundaram seus estudos sobre o artista. Descendente de uma família italiana de renomados escultores e formado na academia veneziana, é criador de retábulos, imaginária sacra e mobiliário religioso durante meio século em sua oficina na cidade de São Paulo e que em menos de uma década se tornou uma pequena indústria. Participou de várias exposições nacionais e internacionais, recebendo premiações e atestados de bispos e padres influentes em seu período. Pioneiro da industrialização da arte sacra e encomenda por catálogos, alguns de seus retábulos desapareceram, outros foram substituídos por obras modernas, outros deslocados para outras Igrejas, algumas imagens sacras foram repintadas e descaracterizadas, outras se quebraram, seu mobiliário sacro, desprovido de assinaturas, passa despercebido por muitos, e, certamente muitas de suas obras estão por ser descobertas. O estudo se dará através da compreensão da história e evolução da forma dos retábulos e imaginária sacra, suas funções e morfologia, bem como o estudo tipológico de seus retábulos, visando a criar parâmetros para a atribuição de suas obras. Imprescindível é a pesquisa histórica sobre as origens e vida do artista no Brasil para compreender e localizar suas obras na História da Arte Sacra Brasileira. O estudo possibilitou revelar a obra e história de um importante escultor-entalhador e industrial na São Paulo da Belle Époque e suas origens na Itália. |
id |
UNSP_46697bd433ce52608fcf74644b828312 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134268 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943)Marino Del Favero, scultore e intagliatore (1864-1943)Marino Del FaveroEscultorEntalhadorArte SacraEcletismoArte SacraScultoreIntagliatoreEclettismoMarino Del Favero, italiano imigrado para o Brasil no final do século XIX, é um escultorentalhador, quase desconhecido na historiografia da arte sacra brasileira. Apesar de várias cidades brasileiras possuírem seus retábulos e imagens sacras em catedrais, igrejas matrizes e capelas, poucos são os pesquisadores e historiadores da arte brasileira que aprofundaram seus estudos sobre o artista. Descendente de uma família italiana de renomados escultores e formado na academia veneziana, é criador de retábulos, imaginária sacra e mobiliário religioso durante meio século em sua oficina na cidade de São Paulo e que em menos de uma década se tornou uma pequena indústria. Participou de várias exposições nacionais e internacionais, recebendo premiações e atestados de bispos e padres influentes em seu período. Pioneiro da industrialização da arte sacra e encomenda por catálogos, alguns de seus retábulos desapareceram, outros foram substituídos por obras modernas, outros deslocados para outras Igrejas, algumas imagens sacras foram repintadas e descaracterizadas, outras se quebraram, seu mobiliário sacro, desprovido de assinaturas, passa despercebido por muitos, e, certamente muitas de suas obras estão por ser descobertas. O estudo se dará através da compreensão da história e evolução da forma dos retábulos e imaginária sacra, suas funções e morfologia, bem como o estudo tipológico de seus retábulos, visando a criar parâmetros para a atribuição de suas obras. Imprescindível é a pesquisa histórica sobre as origens e vida do artista no Brasil para compreender e localizar suas obras na História da Arte Sacra Brasileira. O estudo possibilitou revelar a obra e história de um importante escultor-entalhador e industrial na São Paulo da Belle Époque e suas origens na Itália.Marino Del Favero, italiano emigrato in Brasile alla fine del XIX secolo, è uno scultoreincisore, quasi sconosciuto nella storia dell’arte sacra brasiliana. Nonostante le numerose città brasiliane che possiedono i loro altari e le immagini sacre in cattedrali, chiese e cappelle, pochi ricercatori e storici dell'arte sacra brasiliana hanno approfondito gli studi sull’artista. Discendente di una famiglia italiana di affermati scultori e formatosi presso l’Accademia di Venezia, è autore di altari, immagini sacre e arredi religiosi per mezzo secolo nel suo laboratorio di San Paolo e in meno di un decennio ha raggiunto una dimensione industriale. Ha partecipato a numerose mostre nazionali e internazionali, ricevendo premi e attestati di vescovi e sacerdoti influenti nel suo periodo. Pioniere dell’industrializzazione di arte sacra e di ordinazioni attraverso cataloghi, alcuni dei suoi altari sono scomparsi, altri sono stati sostituiti da opere moderne, altri spostati in altre chiese, alcune immagini sacre sono state ridipinte e sfigurate, altre sono state rotte, i suoi arredi, privi di firme, passano inosservati, e certamente molte delle sue opere sono ancora da scoprire. Lo studio sarà effettuato attraverso la comprensione della storia e l’evoluzione della forma degli altari e delle immagini sacre, la loro funzione e la morfologia, così come lo studio tipologico dei suoi altari, al fine di creare i parametri per l’assegnazione delle sue opere. Essenziale è la ricerca storica sulle origini e la vita dell’artista in Brasile per capire e trovare le sue opere nella storia dell’arte sacra brasiliana. Lo studio ha permesso di rivelare il lavoro e la storia di un importante scultore-incisore e industriale a San Paolo della Belle Époque e le sue origini in Italia.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tirapeli, Percival [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavaterra, Cristiana Antunes [UNESP]2016-02-17T12:37:18Z2016-02-17T12:37:18Z2015-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13426800086066733004013063P414236364637977950000-0001-5041-9641porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-08T06:27:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134268Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:27:38.169227Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943) Marino Del Favero, scultore e intagliatore (1864-1943) |
title |
Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943) |
spellingShingle |
Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943) Cavaterra, Cristiana Antunes [UNESP] Marino Del Favero Escultor Entalhador Arte Sacra Ecletismo Arte Sacra Scultore Intagliatore Eclettismo |
title_short |
Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943) |
title_full |
Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943) |
title_fullStr |
Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943) |
title_full_unstemmed |
Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943) |
title_sort |
Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943) |
author |
Cavaterra, Cristiana Antunes [UNESP] |
author_facet |
Cavaterra, Cristiana Antunes [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tirapeli, Percival [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavaterra, Cristiana Antunes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marino Del Favero Escultor Entalhador Arte Sacra Ecletismo Arte Sacra Scultore Intagliatore Eclettismo |
topic |
Marino Del Favero Escultor Entalhador Arte Sacra Ecletismo Arte Sacra Scultore Intagliatore Eclettismo |
description |
Marino Del Favero, italiano imigrado para o Brasil no final do século XIX, é um escultorentalhador, quase desconhecido na historiografia da arte sacra brasileira. Apesar de várias cidades brasileiras possuírem seus retábulos e imagens sacras em catedrais, igrejas matrizes e capelas, poucos são os pesquisadores e historiadores da arte brasileira que aprofundaram seus estudos sobre o artista. Descendente de uma família italiana de renomados escultores e formado na academia veneziana, é criador de retábulos, imaginária sacra e mobiliário religioso durante meio século em sua oficina na cidade de São Paulo e que em menos de uma década se tornou uma pequena indústria. Participou de várias exposições nacionais e internacionais, recebendo premiações e atestados de bispos e padres influentes em seu período. Pioneiro da industrialização da arte sacra e encomenda por catálogos, alguns de seus retábulos desapareceram, outros foram substituídos por obras modernas, outros deslocados para outras Igrejas, algumas imagens sacras foram repintadas e descaracterizadas, outras se quebraram, seu mobiliário sacro, desprovido de assinaturas, passa despercebido por muitos, e, certamente muitas de suas obras estão por ser descobertas. O estudo se dará através da compreensão da história e evolução da forma dos retábulos e imaginária sacra, suas funções e morfologia, bem como o estudo tipológico de seus retábulos, visando a criar parâmetros para a atribuição de suas obras. Imprescindível é a pesquisa histórica sobre as origens e vida do artista no Brasil para compreender e localizar suas obras na História da Arte Sacra Brasileira. O estudo possibilitou revelar a obra e história de um importante escultor-entalhador e industrial na São Paulo da Belle Époque e suas origens na Itália. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-16 2016-02-17T12:37:18Z 2016-02-17T12:37:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/134268 000860667 33004013063P4 1423636463797795 0000-0001-5041-9641 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/134268 |
identifier_str_mv |
000860667 33004013063P4 1423636463797795 0000-0001-5041-9641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129428719403008 |