Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaterra, Cristiana Antunes [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/134268
Resumo: Marino Del Favero, italiano imigrado para o Brasil no final do século XIX, é um escultorentalhador, quase desconhecido na historiografia da arte sacra brasileira. Apesar de várias cidades brasileiras possuírem seus retábulos e imagens sacras em catedrais, igrejas matrizes e capelas, poucos são os pesquisadores e historiadores da arte brasileira que aprofundaram seus estudos sobre o artista. Descendente de uma família italiana de renomados escultores e formado na academia veneziana, é criador de retábulos, imaginária sacra e mobiliário religioso durante meio século em sua oficina na cidade de São Paulo e que em menos de uma década se tornou uma pequena indústria. Participou de várias exposições nacionais e internacionais, recebendo premiações e atestados de bispos e padres influentes em seu período. Pioneiro da industrialização da arte sacra e encomenda por catálogos, alguns de seus retábulos desapareceram, outros foram substituídos por obras modernas, outros deslocados para outras Igrejas, algumas imagens sacras foram repintadas e descaracterizadas, outras se quebraram, seu mobiliário sacro, desprovido de assinaturas, passa despercebido por muitos, e, certamente muitas de suas obras estão por ser descobertas. O estudo se dará através da compreensão da história e evolução da forma dos retábulos e imaginária sacra, suas funções e morfologia, bem como o estudo tipológico de seus retábulos, visando a criar parâmetros para a atribuição de suas obras. Imprescindível é a pesquisa histórica sobre as origens e vida do artista no Brasil para compreender e localizar suas obras na História da Arte Sacra Brasileira. O estudo possibilitou revelar a obra e história de um importante escultor-entalhador e industrial na São Paulo da Belle Époque e suas origens na Itália.
id UNSP_46697bd433ce52608fcf74644b828312
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134268
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943)Marino Del Favero, scultore e intagliatore (1864-1943)Marino Del FaveroEscultorEntalhadorArte SacraEcletismoArte SacraScultoreIntagliatoreEclettismoMarino Del Favero, italiano imigrado para o Brasil no final do século XIX, é um escultorentalhador, quase desconhecido na historiografia da arte sacra brasileira. Apesar de várias cidades brasileiras possuírem seus retábulos e imagens sacras em catedrais, igrejas matrizes e capelas, poucos são os pesquisadores e historiadores da arte brasileira que aprofundaram seus estudos sobre o artista. Descendente de uma família italiana de renomados escultores e formado na academia veneziana, é criador de retábulos, imaginária sacra e mobiliário religioso durante meio século em sua oficina na cidade de São Paulo e que em menos de uma década se tornou uma pequena indústria. Participou de várias exposições nacionais e internacionais, recebendo premiações e atestados de bispos e padres influentes em seu período. Pioneiro da industrialização da arte sacra e encomenda por catálogos, alguns de seus retábulos desapareceram, outros foram substituídos por obras modernas, outros deslocados para outras Igrejas, algumas imagens sacras foram repintadas e descaracterizadas, outras se quebraram, seu mobiliário sacro, desprovido de assinaturas, passa despercebido por muitos, e, certamente muitas de suas obras estão por ser descobertas. O estudo se dará através da compreensão da história e evolução da forma dos retábulos e imaginária sacra, suas funções e morfologia, bem como o estudo tipológico de seus retábulos, visando a criar parâmetros para a atribuição de suas obras. Imprescindível é a pesquisa histórica sobre as origens e vida do artista no Brasil para compreender e localizar suas obras na História da Arte Sacra Brasileira. O estudo possibilitou revelar a obra e história de um importante escultor-entalhador e industrial na São Paulo da Belle Époque e suas origens na Itália.Marino Del Favero, italiano emigrato in Brasile alla fine del XIX secolo, è uno scultoreincisore, quasi sconosciuto nella storia dell’arte sacra brasiliana. Nonostante le numerose città brasiliane che possiedono i loro altari e le immagini sacre in cattedrali, chiese e cappelle, pochi ricercatori e storici dell'arte sacra brasiliana hanno approfondito gli studi sull’artista. Discendente di una famiglia italiana di affermati scultori e formatosi presso l’Accademia di Venezia, è autore di altari, immagini sacre e arredi religiosi per mezzo secolo nel suo laboratorio di San Paolo e in meno di un decennio ha raggiunto una dimensione industriale. Ha partecipato a numerose mostre nazionali e internazionali, ricevendo premi e attestati di vescovi e sacerdoti influenti nel suo periodo. Pioniere dell’industrializzazione di arte sacra e di ordinazioni attraverso cataloghi, alcuni dei suoi altari sono scomparsi, altri sono stati sostituiti da opere moderne, altri spostati in altre chiese, alcune immagini sacre sono state ridipinte e sfigurate, altre sono state rotte, i suoi arredi, privi di firme, passano inosservati, e certamente molte delle sue opere sono ancora da scoprire. Lo studio sarà effettuato attraverso la comprensione della storia e l’evoluzione della forma degli altari e delle immagini sacre, la loro funzione e la morfologia, così come lo studio tipologico dei suoi altari, al fine di creare i parametri per l’assegnazione delle sue opere. Essenziale è la ricerca storica sulle origini e la vita dell’artista in Brasile per capire e trovare le sue opere nella storia dell’arte sacra brasiliana. Lo studio ha permesso di rivelare il lavoro e la storia di un importante scultore-incisore e industriale a San Paolo della Belle Époque e le sue origini in Italia.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tirapeli, Percival [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavaterra, Cristiana Antunes [UNESP]2016-02-17T12:37:18Z2016-02-17T12:37:18Z2015-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13426800086066733004013063P414236364637977950000-0001-5041-9641porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-08T06:27:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134268Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:27:38.169227Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943)
Marino Del Favero, scultore e intagliatore (1864-1943)
title Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943)
spellingShingle Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943)
Cavaterra, Cristiana Antunes [UNESP]
Marino Del Favero
Escultor
Entalhador
Arte Sacra
Ecletismo
Arte Sacra
Scultore
Intagliatore
Eclettismo
title_short Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943)
title_full Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943)
title_fullStr Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943)
title_full_unstemmed Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943)
title_sort Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943)
author Cavaterra, Cristiana Antunes [UNESP]
author_facet Cavaterra, Cristiana Antunes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tirapeli, Percival [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavaterra, Cristiana Antunes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Marino Del Favero
Escultor
Entalhador
Arte Sacra
Ecletismo
Arte Sacra
Scultore
Intagliatore
Eclettismo
topic Marino Del Favero
Escultor
Entalhador
Arte Sacra
Ecletismo
Arte Sacra
Scultore
Intagliatore
Eclettismo
description Marino Del Favero, italiano imigrado para o Brasil no final do século XIX, é um escultorentalhador, quase desconhecido na historiografia da arte sacra brasileira. Apesar de várias cidades brasileiras possuírem seus retábulos e imagens sacras em catedrais, igrejas matrizes e capelas, poucos são os pesquisadores e historiadores da arte brasileira que aprofundaram seus estudos sobre o artista. Descendente de uma família italiana de renomados escultores e formado na academia veneziana, é criador de retábulos, imaginária sacra e mobiliário religioso durante meio século em sua oficina na cidade de São Paulo e que em menos de uma década se tornou uma pequena indústria. Participou de várias exposições nacionais e internacionais, recebendo premiações e atestados de bispos e padres influentes em seu período. Pioneiro da industrialização da arte sacra e encomenda por catálogos, alguns de seus retábulos desapareceram, outros foram substituídos por obras modernas, outros deslocados para outras Igrejas, algumas imagens sacras foram repintadas e descaracterizadas, outras se quebraram, seu mobiliário sacro, desprovido de assinaturas, passa despercebido por muitos, e, certamente muitas de suas obras estão por ser descobertas. O estudo se dará através da compreensão da história e evolução da forma dos retábulos e imaginária sacra, suas funções e morfologia, bem como o estudo tipológico de seus retábulos, visando a criar parâmetros para a atribuição de suas obras. Imprescindível é a pesquisa histórica sobre as origens e vida do artista no Brasil para compreender e localizar suas obras na História da Arte Sacra Brasileira. O estudo possibilitou revelar a obra e história de um importante escultor-entalhador e industrial na São Paulo da Belle Époque e suas origens na Itália.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-16
2016-02-17T12:37:18Z
2016-02-17T12:37:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/134268
000860667
33004013063P4
1423636463797795
0000-0001-5041-9641
url http://hdl.handle.net/11449/134268
identifier_str_mv 000860667
33004013063P4
1423636463797795
0000-0001-5041-9641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129428719403008