A trajetória cultural de Flamínio Fávero e suas contribuições socioeducacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana Matos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25068
Resumo: The present work has as objective to deal with the cultural trajectory of Flamínio Fávero and his socioeducational aids. This relicate personalisable historietalized images is used here "cultural biography", with a vial retired and plots social, for the viviented in its historical-cultural context, taking its own trajetory with several influences that focused on this scenario. His identity, under his domain, his profile, his profile, his flow of his own identity is clearly See from his speeches and texts, besides the repercussions of oversizing in the Brazilian sociopolitical context of the time. It is not, therefore, a purely descriptive approach, but so that the biography can be presented through texts, images, documents and documents that speak about themselves and leave traces of their trajectory. The work shows the understanding of the role of the intellectual elite in the context in which it is inserted, referring to the network of belonging to Flaminio Fávero and mapping the foundations of his engagement in this group. Secondary education, specialization in secondary education, the formation of higher education in relation to its journey was closely linked, as well as the balance of socio-educational support, its merit, importance and prominence.
id UPM_37b4c379c3dd0d799c3c8d3c433a52f9
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25068
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2019-06-08T16:18:45Z2020-05-28T18:11:38Z2020-05-28T18:11:38Z2019-02-07OLIVEIRA, Mariana Matos. A trajetória cultural de Flamínio Fávero e suas contribuições socioeducacionais. 2019. 97 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25068The present work has as objective to deal with the cultural trajectory of Flamínio Fávero and his socioeducational aids. This relicate personalisable historietalized images is used here "cultural biography", with a vial retired and plots social, for the viviented in its historical-cultural context, taking its own trajetory with several influences that focused on this scenario. His identity, under his domain, his profile, his profile, his flow of his own identity is clearly See from his speeches and texts, besides the repercussions of oversizing in the Brazilian sociopolitical context of the time. It is not, therefore, a purely descriptive approach, but so that the biography can be presented through texts, images, documents and documents that speak about themselves and leave traces of their trajectory. The work shows the understanding of the role of the intellectual elite in the context in which it is inserted, referring to the network of belonging to Flaminio Fávero and mapping the foundations of his engagement in this group. Secondary education, specialization in secondary education, the formation of higher education in relation to its journey was closely linked, as well as the balance of socio-educational support, its merit, importance and prominence.O presente trabalho tem como objetivo tratar da trajetória cultural de Flamínio Fávero e suas contribuições socioeducacionais. Este relato de natureza historiográfica pretende ser identificado aqui como “biografia cultural”, com a finalidade de recuperar questões e tramas sociais, por ele vivenciadas em seu contexto histórico-cultural, tomando sua própria trajetória como um importante ponto de partida para compreensão desse contexto, com o objetivo de avaliar as múltiplas influências que incidiram nesse cenário. Para tanto, desenvolve-se uma reflexão alusiva aos espaços de circulação percorridos por Fávero, numa perspectiva biográfica, sob o viés de suas convicções pessoais, seu perfil religioso, e o quanto isso influenciou a sua carreira, considerando que esse traço da sua identidade foi claramente observado a partir dos seus discursos e textos, além das repercussões desse posicionamento no contexto sociopolítico brasileiro da época. Não se trata, assim, de uma abordagem meramente descritiva, mas de forma que o biografado possa ser apresentado por meio de textos, imagens, relatos e documentos que falam sobre si e deixam marcas de sua trajetória. O trabalho mostra a compreensão do papel da elite intelectual no contexto em que está inserida, remetendo à rede de pertencimento de Flamínio Fávero e mapeando os fundamentos de seu engajamento neste grupo. Versa, ainda, a respeito do cenário histórico que marca especialmente a área educacional, sobretudo aquela ligada ao ensino superior à qual sua trajetória esteve intimamente ligada, bem como apresenta o balanço das contribuições socioeducacionais, seu mérito, importância e destaque.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFlamínio Fáverotrajetóriaintelectualespólio culturalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAA trajetória cultural de Flamínio Fávero e suas contribuições socioeducacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMendes, Marcelhttp://lattes.cnpq.br/6182477842336805Curcio, Italo Franciscohttp://lattes.cnpq.br/6625761470365369Silva, Ivanilson Bezerra dahttp://lattes.cnpq.br/3842641696560011http://lattes.cnpq.br/7888747713865197Oliveira, Mariana Matoshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/18839/Mariana%20Matos%20Oliveira.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3923/5/Mariana%20Matos%20Oliveira.pdfFlamínio Fáverotrajectoryintellectualcultural estatereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/250682020-05-28 15:11:38.146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv A trajetória cultural de Flamínio Fávero e suas contribuições socioeducacionais
title A trajetória cultural de Flamínio Fávero e suas contribuições socioeducacionais
spellingShingle A trajetória cultural de Flamínio Fávero e suas contribuições socioeducacionais
Oliveira, Mariana Matos
Flamínio Fávero
trajetória
intelectual
espólio cultural
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short A trajetória cultural de Flamínio Fávero e suas contribuições socioeducacionais
title_full A trajetória cultural de Flamínio Fávero e suas contribuições socioeducacionais
title_fullStr A trajetória cultural de Flamínio Fávero e suas contribuições socioeducacionais
title_full_unstemmed A trajetória cultural de Flamínio Fávero e suas contribuições socioeducacionais
title_sort A trajetória cultural de Flamínio Fávero e suas contribuições socioeducacionais
author Oliveira, Mariana Matos
author_facet Oliveira, Mariana Matos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Marcel
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6182477842336805
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Curcio, Italo Francisco
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6625761470365369
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Ivanilson Bezerra da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3842641696560011
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7888747713865197
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mariana Matos
contributor_str_mv Mendes, Marcel
Curcio, Italo Francisco
Silva, Ivanilson Bezerra da
dc.subject.por.fl_str_mv Flamínio Fávero
trajetória
intelectual
espólio cultural
topic Flamínio Fávero
trajetória
intelectual
espólio cultural
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description The present work has as objective to deal with the cultural trajectory of Flamínio Fávero and his socioeducational aids. This relicate personalisable historietalized images is used here "cultural biography", with a vial retired and plots social, for the viviented in its historical-cultural context, taking its own trajetory with several influences that focused on this scenario. His identity, under his domain, his profile, his profile, his flow of his own identity is clearly See from his speeches and texts, besides the repercussions of oversizing in the Brazilian sociopolitical context of the time. It is not, therefore, a purely descriptive approach, but so that the biography can be presented through texts, images, documents and documents that speak about themselves and leave traces of their trajectory. The work shows the understanding of the role of the intellectual elite in the context in which it is inserted, referring to the network of belonging to Flaminio Fávero and mapping the foundations of his engagement in this group. Secondary education, specialization in secondary education, the formation of higher education in relation to its journey was closely linked, as well as the balance of socio-educational support, its merit, importance and prominence.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-08T16:18:45Z
2020-05-28T18:11:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-07
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:11:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Mariana Matos. A trajetória cultural de Flamínio Fávero e suas contribuições socioeducacionais. 2019. 97 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25068
identifier_str_mv OLIVEIRA, Mariana Matos. A trajetória cultural de Flamínio Fávero e suas contribuições socioeducacionais. 2019. 97 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177224358789120