Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Edson Tadeu de Queiroz [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157439
Resumo: A harmônica de boca, ou simplesmente gaita de boca, é um instrumento muito difundido em todo o mundo, e cada vez mais representativo em diversos gêneros musicais. Com o advento de seu modelo cromático com chave, surgido na primeira metade do Século XX, ela passa a inserir as salas de concerto com peças escritas exclusivamente para a harmônica cromática em formações orquestrais. No Brasil, três importantes compositores se destacam com as respectivas obras: Heitor Villa-Lobos e o Concerto para harmônica; Radamés Gnattali e o Concertino para harmônica e orquestra; e César Guerra-Peixe e a Suíte Quatro Coisas. Este trabalho tem o objetivo de analisar minuciosamente essas três obras relacionando as respectivas linguagens dos compositores à escrita idiomática do instrumento. Para conseguir essa meta foi necessário fazer uma contextualização histórica e organológica do instrumento, e uma breve síntese dos aspectos históricos e processuais dos compositores. No final do trabalho foram traçados pontos em comum, e que se diferenciam em suas respectivas linguagens, tendo como enfoque principal a harmônica cromática.
id UNSP_4702080dda5f65ecc416d2e72fc6d593
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157439
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-PeixeChromatic harmonic: his writing in orchestral formations in the works of Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali and César Guerra-PeixeHarmônica cromáticaMúsica orquestralMúsica brasileiraGaita de bocaHeitor Villa-LobosCésar Guerra-PeixeRadamés GnattaliChromatic harmonicOrchestral musicBrazilian musicMouth organHeitor Villa-LobosCésar Guerra-PeixeRadamés GnattaliA harmônica de boca, ou simplesmente gaita de boca, é um instrumento muito difundido em todo o mundo, e cada vez mais representativo em diversos gêneros musicais. Com o advento de seu modelo cromático com chave, surgido na primeira metade do Século XX, ela passa a inserir as salas de concerto com peças escritas exclusivamente para a harmônica cromática em formações orquestrais. No Brasil, três importantes compositores se destacam com as respectivas obras: Heitor Villa-Lobos e o Concerto para harmônica; Radamés Gnattali e o Concertino para harmônica e orquestra; e César Guerra-Peixe e a Suíte Quatro Coisas. Este trabalho tem o objetivo de analisar minuciosamente essas três obras relacionando as respectivas linguagens dos compositores à escrita idiomática do instrumento. Para conseguir essa meta foi necessário fazer uma contextualização histórica e organológica do instrumento, e uma breve síntese dos aspectos históricos e processuais dos compositores. No final do trabalho foram traçados pontos em comum, e que se diferenciam em suas respectivas linguagens, tendo como enfoque principal a harmônica cromática.The harmonica, or mouth organ, is an instrument very widespread in the world, and increasingly representative in diverse musical genres. With the advent of its chromatic model, which emerged in the first half of the 20th century, it began to include concert halls with pieces written exclusively for the chromatic harmonica in orchestral formations. In Brazil, three important composers stand out with the respective works: Heitor Villa-Lobos and Harmonica concerto; Radamés Gnattali and the Concertino for harmonica and orchestra; and César Guerra-Peixe and the Quatro Coisas Suíte. This research has the objective of analyzing these three works in detail, relating the respective languages ​​of the composers relating to the idiomatic writing of the instrument. To achieve this goal, it was necessary to make a historical and organological contextualization of the instrument, and a brief synthesis of the historical and procedural aspects of the composers. At the end of the research, common points were drawn, which differ in their respective languages, with the main focus being the chromatic harmonic.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 33004013066P3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Lutero Rodrigues da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinheiro, Edson Tadeu de Queiroz [UNESP]2018-10-26T23:57:01Z2018-10-26T23:57:01Z2018-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15743900090941433004013066P38895946021520218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-27T06:21:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157439Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-27T06:21:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe
Chromatic harmonic: his writing in orchestral formations in the works of Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali and César Guerra-Peixe
title Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe
spellingShingle Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe
Pinheiro, Edson Tadeu de Queiroz [UNESP]
Harmônica cromática
Música orquestral
Música brasileira
Gaita de boca
Heitor Villa-Lobos
César Guerra-Peixe
Radamés Gnattali
Chromatic harmonic
Orchestral music
Brazilian music
Mouth organ
Heitor Villa-Lobos
César Guerra-Peixe
Radamés Gnattali
title_short Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe
title_full Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe
title_fullStr Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe
title_full_unstemmed Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe
title_sort Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe
author Pinheiro, Edson Tadeu de Queiroz [UNESP]
author_facet Pinheiro, Edson Tadeu de Queiroz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Lutero Rodrigues da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Edson Tadeu de Queiroz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Harmônica cromática
Música orquestral
Música brasileira
Gaita de boca
Heitor Villa-Lobos
César Guerra-Peixe
Radamés Gnattali
Chromatic harmonic
Orchestral music
Brazilian music
Mouth organ
Heitor Villa-Lobos
César Guerra-Peixe
Radamés Gnattali
topic Harmônica cromática
Música orquestral
Música brasileira
Gaita de boca
Heitor Villa-Lobos
César Guerra-Peixe
Radamés Gnattali
Chromatic harmonic
Orchestral music
Brazilian music
Mouth organ
Heitor Villa-Lobos
César Guerra-Peixe
Radamés Gnattali
description A harmônica de boca, ou simplesmente gaita de boca, é um instrumento muito difundido em todo o mundo, e cada vez mais representativo em diversos gêneros musicais. Com o advento de seu modelo cromático com chave, surgido na primeira metade do Século XX, ela passa a inserir as salas de concerto com peças escritas exclusivamente para a harmônica cromática em formações orquestrais. No Brasil, três importantes compositores se destacam com as respectivas obras: Heitor Villa-Lobos e o Concerto para harmônica; Radamés Gnattali e o Concertino para harmônica e orquestra; e César Guerra-Peixe e a Suíte Quatro Coisas. Este trabalho tem o objetivo de analisar minuciosamente essas três obras relacionando as respectivas linguagens dos compositores à escrita idiomática do instrumento. Para conseguir essa meta foi necessário fazer uma contextualização histórica e organológica do instrumento, e uma breve síntese dos aspectos históricos e processuais dos compositores. No final do trabalho foram traçados pontos em comum, e que se diferenciam em suas respectivas linguagens, tendo como enfoque principal a harmônica cromática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-26T23:57:01Z
2018-10-26T23:57:01Z
2018-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157439
000909414
33004013066P3
8895946021520218
url http://hdl.handle.net/11449/157439
identifier_str_mv 000909414
33004013066P3
8895946021520218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047140450107392