Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/157439 |
Resumo: | A harmônica de boca, ou simplesmente gaita de boca, é um instrumento muito difundido em todo o mundo, e cada vez mais representativo em diversos gêneros musicais. Com o advento de seu modelo cromático com chave, surgido na primeira metade do Século XX, ela passa a inserir as salas de concerto com peças escritas exclusivamente para a harmônica cromática em formações orquestrais. No Brasil, três importantes compositores se destacam com as respectivas obras: Heitor Villa-Lobos e o Concerto para harmônica; Radamés Gnattali e o Concertino para harmônica e orquestra; e César Guerra-Peixe e a Suíte Quatro Coisas. Este trabalho tem o objetivo de analisar minuciosamente essas três obras relacionando as respectivas linguagens dos compositores à escrita idiomática do instrumento. Para conseguir essa meta foi necessário fazer uma contextualização histórica e organológica do instrumento, e uma breve síntese dos aspectos históricos e processuais dos compositores. No final do trabalho foram traçados pontos em comum, e que se diferenciam em suas respectivas linguagens, tendo como enfoque principal a harmônica cromática. |
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Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-PeixeChromatic harmonic: his writing in orchestral formations in the works of Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali and César Guerra-PeixeHarmônica cromáticaMúsica orquestralMúsica brasileiraGaita de bocaHeitor Villa-LobosCésar Guerra-PeixeRadamés GnattaliChromatic harmonicOrchestral musicBrazilian musicMouth organHeitor Villa-LobosCésar Guerra-PeixeRadamés GnattaliA harmônica de boca, ou simplesmente gaita de boca, é um instrumento muito difundido em todo o mundo, e cada vez mais representativo em diversos gêneros musicais. Com o advento de seu modelo cromático com chave, surgido na primeira metade do Século XX, ela passa a inserir as salas de concerto com peças escritas exclusivamente para a harmônica cromática em formações orquestrais. No Brasil, três importantes compositores se destacam com as respectivas obras: Heitor Villa-Lobos e o Concerto para harmônica; Radamés Gnattali e o Concertino para harmônica e orquestra; e César Guerra-Peixe e a Suíte Quatro Coisas. Este trabalho tem o objetivo de analisar minuciosamente essas três obras relacionando as respectivas linguagens dos compositores à escrita idiomática do instrumento. Para conseguir essa meta foi necessário fazer uma contextualização histórica e organológica do instrumento, e uma breve síntese dos aspectos históricos e processuais dos compositores. No final do trabalho foram traçados pontos em comum, e que se diferenciam em suas respectivas linguagens, tendo como enfoque principal a harmônica cromática.The harmonica, or mouth organ, is an instrument very widespread in the world, and increasingly representative in diverse musical genres. With the advent of its chromatic model, which emerged in the first half of the 20th century, it began to include concert halls with pieces written exclusively for the chromatic harmonica in orchestral formations. In Brazil, three important composers stand out with the respective works: Heitor Villa-Lobos and Harmonica concerto; Radamés Gnattali and the Concertino for harmonica and orchestra; and César Guerra-Peixe and the Quatro Coisas Suíte. This research has the objective of analyzing these three works in detail, relating the respective languages of the composers relating to the idiomatic writing of the instrument. To achieve this goal, it was necessary to make a historical and organological contextualization of the instrument, and a brief synthesis of the historical and procedural aspects of the composers. At the end of the research, common points were drawn, which differ in their respective languages, with the main focus being the chromatic harmonic.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 33004013066P3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Lutero Rodrigues da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinheiro, Edson Tadeu de Queiroz [UNESP]2018-10-26T23:57:01Z2018-10-26T23:57:01Z2018-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15743900090941433004013066P38895946021520218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-27T06:21:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157439Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:15.414248Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A harmônica de boca, ou simplesmente gaita de boca, é um instrumento muito difundido em todo o mundo, e cada vez mais representativo em diversos gêneros musicais. Com o advento de seu modelo cromático com chave, surgido na primeira metade do Século XX, ela passa a inserir as salas de concerto com peças escritas exclusivamente para a harmônica cromática em formações orquestrais. No Brasil, três importantes compositores se destacam com as respectivas obras: Heitor Villa-Lobos e o Concerto para harmônica; Radamés Gnattali e o Concertino para harmônica e orquestra; e César Guerra-Peixe e a Suíte Quatro Coisas. Este trabalho tem o objetivo de analisar minuciosamente essas três obras relacionando as respectivas linguagens dos compositores à escrita idiomática do instrumento. Para conseguir essa meta foi necessário fazer uma contextualização histórica e organológica do instrumento, e uma breve síntese dos aspectos históricos e processuais dos compositores. No final do trabalho foram traçados pontos em comum, e que se diferenciam em suas respectivas linguagens, tendo como enfoque principal a harmônica cromática. |
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