Valores e significados do Trabalho para adolescentes e suas famílias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/194238 |
Resumo: | Neste trabalho, nos propusemos a investigar os valores e significados atribuídos ao Trabalho por adolescentes, de 15 e 16 anos, e suas famílias iniciados no processo de preparação e formação profissional por meio de um programa de pré-aprendizagem, executado por uma entidade socioassistencial de Franca/SP. Esta formação preparatória, garantida através da Lei da Aprendizagem, se destina à inserção de jovens de 15 a 19 anos no mercado de trabalho, em busca do primeiro emprego. A reflexão central de nossa tese se referiu à influência das relações intrafamiliares (entre responsáveis e adolescentes) na reprodução dos valores e significados atribuídos ao trabalho. Constituímos a discussão da tese por meio de alguns pontos específicos: o conhecimento do perfil socioeconômico dos jovens e de suas famílias, identificando o lugar social dos participantes, assim como a formação de suas percepções relativas ao Trabalho, a revelação da importância dos significados ou valores do trabalho para os participantes da pesquisa – se há ou não relevância e como se dá - e a identificação dos significados do Trabalho transmitidos pelas famílias, segundo a visão das mesmas e dos jovens ingressantes, observando se existe ou não essa transmissão. Ao longo do texto notamos os caminhos pelos quais foram construídos os valores e significados do trabalho para os adolescentes e seus familiares. A partir das reflexões trazidas pelos participantes elaboramos a construção da análise da pesquisa destacando as seguintes categorias de análise: Trabalho, Questão Social e a Educação Técnica oferecida aos jovens, filhos da classe trabalhadora. Os resultados alcançados nos levaram a refletir sobre as contradições na relação entre famílias e trabalho na sociedade capitalista servindo ao processo de riqueza social sob o anúncio de recompensas, como liberdade e autonomia, no entanto a riqueza se acumula nas mãos dos detentores do capital, assim como os nossos sonhos. Os diálogos entre teoria e realidade por meio das falas dos participantes promoveram análises que levaram a proposições práticas com intuito de colaboração na trajetória de formação profissional dos adolescentes inseridos em Programas de Aprendizagem. |
id |
UNSP_47935937471e72d4f0f6dcc3fcd08120 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/194238 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Valores e significados do Trabalho para adolescentes e suas famíliasWork values and meanings for teenagers and their familiesValores y significados del trabajo para adolescentes y sus familiasTrabalhoValoresSignificadoServiço socialProgramas de aprendizadosWorkValuesMeaningsSocial ServicesLearning ProgramTrabajoValoresSignificadosTrabajo SocialPrograma AprendizajeNeste trabalho, nos propusemos a investigar os valores e significados atribuídos ao Trabalho por adolescentes, de 15 e 16 anos, e suas famílias iniciados no processo de preparação e formação profissional por meio de um programa de pré-aprendizagem, executado por uma entidade socioassistencial de Franca/SP. Esta formação preparatória, garantida através da Lei da Aprendizagem, se destina à inserção de jovens de 15 a 19 anos no mercado de trabalho, em busca do primeiro emprego. A reflexão central de nossa tese se referiu à influência das relações intrafamiliares (entre responsáveis e adolescentes) na reprodução dos valores e significados atribuídos ao trabalho. Constituímos a discussão da tese por meio de alguns pontos específicos: o conhecimento do perfil socioeconômico dos jovens e de suas famílias, identificando o lugar social dos participantes, assim como a formação de suas percepções relativas ao Trabalho, a revelação da importância dos significados ou valores do trabalho para os participantes da pesquisa – se há ou não relevância e como se dá - e a identificação dos significados do Trabalho transmitidos pelas famílias, segundo a visão das mesmas e dos jovens ingressantes, observando se existe ou não essa transmissão. Ao longo do texto notamos os caminhos pelos quais foram construídos os valores e significados do trabalho para os adolescentes e seus familiares. A partir das reflexões trazidas pelos participantes elaboramos a construção da análise da pesquisa destacando as seguintes categorias de análise: Trabalho, Questão Social e a Educação Técnica oferecida aos jovens, filhos da classe trabalhadora. Os resultados alcançados nos levaram a refletir sobre as contradições na relação entre famílias e trabalho na sociedade capitalista servindo ao processo de riqueza social sob o anúncio de recompensas, como liberdade e autonomia, no entanto a riqueza se acumula nas mãos dos detentores do capital, assim como os nossos sonhos. Os diálogos entre teoria e realidade por meio das falas dos participantes promoveram análises que levaram a proposições práticas com intuito de colaboração na trajetória de formação profissional dos adolescentes inseridos em Programas de Aprendizagem.In this study, we aim to investigate the values and meanings attributed to Work by teenagers and their families, initiated in the process of professional preparation and education through a pre-learning program, carried out by a social assistance entity in Franca/SP. This preparatory education, guaranteed by the Learning Law, aims to insert teenagers/young adults from 15 to 19 years-old in the job market, seeking their first job. The main reflection in our dissertation was about the influence of intra-family relationships (between guardians and teenagers) in the reproduction of the values and/or meanings attributed to work. We composed the discussion of the dissertation through some specific points: knowledge of the teenagers and families socialeconomic profile, identifying the participants’ social position, as well as the construction of their perceptions regarding Work, the revelation of the importance of the work meanings or values to the research participants – if it is relevant or not – and the identification of the Work meanings transmitted by the families, according to their point of view, observing if there is transmission or not. Throughout the text, we observe the paths by which the work meanings and values were constructed by the teenagers and their families. From the reflections raised by the participants, we elaborated the construction of the research analysis, highlighting the following categories: Work, Social Issue and Technical Education offered to the teenagers/young adults, children from the working class. The results lead us to reflect on the contradictions in the families and work relations in a capitalist society, serving the social wealth process under the guise of rewards, such as freedom and autonomy. However, the wealth is accumulated in the hands of capital holders, as well as our dreams. The dialogues between theory and reality through the participants’ discourse promoted analyses that led to practical propositions with the intent of collaboration in the professional education path of teenagers inserted in Learning Programs.En este trabajo, nos propusimos a investigar los valores y significados atribuidos al Trabajo por adolescentes y sus familias, iniciados en el proceso de preparación y formación profesional por medio de un programa de preaprendizaje, ejecutado por una entidad de asistencia social de Franca/SP, Brasil. Esta formación preparatoria, garantizada por medio de la Ley de Aprendizaje, se destina a la inserción de adolescentes/jóvenes de 15 a 19 años en el mercado de trabajo, en busca del primer empleo. La reflexión central de nuestra tesis se refirió a la influencia de las relaciones intrafamiliares (entre tutores y adolescentes) en la reproducción de los valores y/o significados atribuidos al trabajo. Constituimos la discusión de la tesis por medio de algunos puntos específicos: el conocimiento del perfil socioeconómico de los jóvenes y sus familias, con la identificación del lugar social de los participantes, así como la formación de sus percepciones relativas al Trabajo; la revelación de la importancia de los significados o valores del trabajo para los participantes de la investigación –si hay o no relevancia y cómo ocurre–; y la identificación de los significados del Trabajo transmitidos por las familias, según la visión de las mismas y de los jóvenes ingresantes, al observar si existe o no esa transmisión. A lo largo del texto notamos los caminos por los cuales se construyeron los valores y significados del trabajo para los adolescentes y sus familiares. A partir de las reflexiones brindadas por los participantes, elaboramos la construcción del análisis de la investigación, destacando las siguientes categorías de análisis: Trabajo, Cuestión Social y la Educación Técnica ofrecida a los jóvenes, hijos de la clase trabajadora. Los resultados alcanzados nos llevaron a reflexionar sobre las contradicciones en la relación entre familias y trabajo en la sociedad capitalista, que sirve al proceso de riqueza social bajo el anuncio de recompensas, como libertad y autonomía, así como nuestros sueños. Los diálogos entre teoría y realidad por medio de las hablas de los participantes promovieron análisis que llevaron a proposiciones prácticas con el intuito de colaboración en la trayectoria de formación profesional de los adolescentes inseridos en Programas de Aprendizaje.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Soares, Ana Cristina Nassif [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Cristiane Olegário2020-11-03T15:44:17Z2020-11-03T15:44:17Z2020-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19423833004072067P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:36:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194238Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:39:00.570973Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valores e significados do Trabalho para adolescentes e suas famílias Work values and meanings for teenagers and their families Valores y significados del trabajo para adolescentes y sus familias |
title |
Valores e significados do Trabalho para adolescentes e suas famílias |
spellingShingle |
Valores e significados do Trabalho para adolescentes e suas famílias Barbosa, Cristiane Olegário Trabalho Valores Significado Serviço social Programas de aprendizados Work Values Meanings Social Services Learning Program Trabajo Valores Significados Trabajo Social Programa Aprendizaje |
title_short |
Valores e significados do Trabalho para adolescentes e suas famílias |
title_full |
Valores e significados do Trabalho para adolescentes e suas famílias |
title_fullStr |
Valores e significados do Trabalho para adolescentes e suas famílias |
title_full_unstemmed |
Valores e significados do Trabalho para adolescentes e suas famílias |
title_sort |
Valores e significados do Trabalho para adolescentes e suas famílias |
author |
Barbosa, Cristiane Olegário |
author_facet |
Barbosa, Cristiane Olegário |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Ana Cristina Nassif [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Cristiane Olegário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Valores Significado Serviço social Programas de aprendizados Work Values Meanings Social Services Learning Program Trabajo Valores Significados Trabajo Social Programa Aprendizaje |
topic |
Trabalho Valores Significado Serviço social Programas de aprendizados Work Values Meanings Social Services Learning Program Trabajo Valores Significados Trabajo Social Programa Aprendizaje |
description |
Neste trabalho, nos propusemos a investigar os valores e significados atribuídos ao Trabalho por adolescentes, de 15 e 16 anos, e suas famílias iniciados no processo de preparação e formação profissional por meio de um programa de pré-aprendizagem, executado por uma entidade socioassistencial de Franca/SP. Esta formação preparatória, garantida através da Lei da Aprendizagem, se destina à inserção de jovens de 15 a 19 anos no mercado de trabalho, em busca do primeiro emprego. A reflexão central de nossa tese se referiu à influência das relações intrafamiliares (entre responsáveis e adolescentes) na reprodução dos valores e significados atribuídos ao trabalho. Constituímos a discussão da tese por meio de alguns pontos específicos: o conhecimento do perfil socioeconômico dos jovens e de suas famílias, identificando o lugar social dos participantes, assim como a formação de suas percepções relativas ao Trabalho, a revelação da importância dos significados ou valores do trabalho para os participantes da pesquisa – se há ou não relevância e como se dá - e a identificação dos significados do Trabalho transmitidos pelas famílias, segundo a visão das mesmas e dos jovens ingressantes, observando se existe ou não essa transmissão. Ao longo do texto notamos os caminhos pelos quais foram construídos os valores e significados do trabalho para os adolescentes e seus familiares. A partir das reflexões trazidas pelos participantes elaboramos a construção da análise da pesquisa destacando as seguintes categorias de análise: Trabalho, Questão Social e a Educação Técnica oferecida aos jovens, filhos da classe trabalhadora. Os resultados alcançados nos levaram a refletir sobre as contradições na relação entre famílias e trabalho na sociedade capitalista servindo ao processo de riqueza social sob o anúncio de recompensas, como liberdade e autonomia, no entanto a riqueza se acumula nas mãos dos detentores do capital, assim como os nossos sonhos. Os diálogos entre teoria e realidade por meio das falas dos participantes promoveram análises que levaram a proposições práticas com intuito de colaboração na trajetória de formação profissional dos adolescentes inseridos em Programas de Aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-03T15:44:17Z 2020-11-03T15:44:17Z 2020-09-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/194238 33004072067P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/194238 |
identifier_str_mv |
33004072067P2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129231879667712 |