A aprendizagem de Espanhol: uma proposta integrada ao ensino técnico à luz do pensamento complexo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191169 |
Resumo: | Ao situarmos o espanhol como disciplina elementar na formação técnico-profissional, vamos na contramão das atuais reformas educacionais vigentes no Brasil, principalmente com a revogação da Lei nº 11.161 de 5 de agosto de 2005, que dispunha sobre a oferta do espanhol na educação básica. Visto a necessidade de se criar importantes e significativas discussões e pesquisas envolvendo o papel ocupado pelo espanhol como língua estrangeira (ELE) no contexto de ensino-aprendizagem, este trabalho tem por objetivo propor um caminho para a integração efetiva entre a língua estrangeira (LE) e as disciplinas dos cursos técnicos-profissionalizantes do Ensino Médio Integrado (EMI). Visto tal cenário e a fim de alcançar o objetivo proposto, tomamos como objeto de estudo o curso Técnico em Lazer, utilizando-o como uma possibilidade em resgatar a importância do espanhol na educação básica, mais especificamente no EMI, por meio de uma pesquisa qualitativa, etnográfica e intervencionista, que visa analisar o espaço escolar, descrevê-lo e propor mecanismos efetivos de intervenção, na prática docente, na organização institucional e nos materiais didáticos. Para isso, foram analisados os planos de ensino das disciplinas de Espanhol e das disciplinas técnicas de Atividades de Lazer e Recreação e Lazer e Turismo que compõem o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), visando reestruturá-las, estabelecendo um diálogo inter-transdisciplinar à luz da Teoria do Pensamento Complexo (TPC). A pesquisa teve como arcabouço a Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), que embasou a efetivação do ensino-aprendizagem inter-transdisciplinar, atendendo a demanda de formação linguística, sociocultural e técnico-profissionalizante, capacitando os indivíduos para a comunicação na LE e a atuação no mercado de trabalho. Foram aplicados questionários aos docentes de ELE e aos docentes da área técnica, a fim de identificar a compreensão que se tem do EMI. Além disso, propomos um questionário para identificar se os alunos conseguem se comunicar em LE em contextos específicos de trabalho. Identificamos que há uma defasagem no ensino-aprendizagem de ELE no contexto investigado, que poderia ser resolvida a partir de um olhar para o ensino de línguas com fins específicos, utilizando-se das terminologias da área para possibilitar insumos suficientes para a atuação no mercado. Com vistas a essa demanda, foi proposto um produto a fim de atender ao EMI, de forma inter-transdisciplinar. |
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A aprendizagem de Espanhol: uma proposta integrada ao ensino técnico à luz do pensamento complexoLearning Spanish: an integrated proposal for technical education in the light of complex thinking.Aprendizaje de Español: una propuesta integrada a la enseñanza técnica a la luz del pensamiento complejo.Ensino-aprendizagemEspanholEnsino médio integradoInter-transdisciplinaridadeTerminologiaTeaching-learningSpanishIntegrated high schoolInter-transdisciplinarityTerminologyEnseñanza-aprendizajeEspañolEscuela secundaria integradaInter-transdisciplinaridadAo situarmos o espanhol como disciplina elementar na formação técnico-profissional, vamos na contramão das atuais reformas educacionais vigentes no Brasil, principalmente com a revogação da Lei nº 11.161 de 5 de agosto de 2005, que dispunha sobre a oferta do espanhol na educação básica. Visto a necessidade de se criar importantes e significativas discussões e pesquisas envolvendo o papel ocupado pelo espanhol como língua estrangeira (ELE) no contexto de ensino-aprendizagem, este trabalho tem por objetivo propor um caminho para a integração efetiva entre a língua estrangeira (LE) e as disciplinas dos cursos técnicos-profissionalizantes do Ensino Médio Integrado (EMI). Visto tal cenário e a fim de alcançar o objetivo proposto, tomamos como objeto de estudo o curso Técnico em Lazer, utilizando-o como uma possibilidade em resgatar a importância do espanhol na educação básica, mais especificamente no EMI, por meio de uma pesquisa qualitativa, etnográfica e intervencionista, que visa analisar o espaço escolar, descrevê-lo e propor mecanismos efetivos de intervenção, na prática docente, na organização institucional e nos materiais didáticos. Para isso, foram analisados os planos de ensino das disciplinas de Espanhol e das disciplinas técnicas de Atividades de Lazer e Recreação e Lazer e Turismo que compõem o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), visando reestruturá-las, estabelecendo um diálogo inter-transdisciplinar à luz da Teoria do Pensamento Complexo (TPC). A pesquisa teve como arcabouço a Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), que embasou a efetivação do ensino-aprendizagem inter-transdisciplinar, atendendo a demanda de formação linguística, sociocultural e técnico-profissionalizante, capacitando os indivíduos para a comunicação na LE e a atuação no mercado de trabalho. Foram aplicados questionários aos docentes de ELE e aos docentes da área técnica, a fim de identificar a compreensão que se tem do EMI. Além disso, propomos um questionário para identificar se os alunos conseguem se comunicar em LE em contextos específicos de trabalho. Identificamos que há uma defasagem no ensino-aprendizagem de ELE no contexto investigado, que poderia ser resolvida a partir de um olhar para o ensino de línguas com fins específicos, utilizando-se das terminologias da área para possibilitar insumos suficientes para a atuação no mercado. Com vistas a essa demanda, foi proposto um produto a fim de atender ao EMI, de forma inter-transdisciplinar.By placing Spanish as an elementary discipline in technical and vocational training, we go against the current educational reforms in force in Brazil, especially with the repeal of Law No. 11.161 of August 5, 2005, which provided for the provision of Spanish in basic education. Given the need to create important and meaningful discussions and research involving the role of Spanish as a foreign language (SFL) in the teaching-learning context, this paper aims to propose a path for effective integration between the foreign language (FL) and the subjects of the technical-vocational courses of Ensino Médio Integrado (EMI). Given this scenario and in order to achieve the proposed objective, we took as object of study the course Técnino em Lazer, using it as a possibility to recover the importance of Spanish in basic education, more specifically in EMI, through a qualitative research, ethnographic and interventionist, which aims to analyze the school space, describe it and propose effective intervention mechanisms in teaching practice, institutional organization and teaching materials. For this, the teaching plans of the Spanish subjects and the technical subjects Atividades de Lazer e Recreação and Turismo e Lazer that make up the Pedagogical Course Project were analyzed, aiming to restructure them, establishing an inter-transdisciplinary dialogue to light of Complex Thought Theory. The research had as its framework the Communicative Theory of Terminology, which supported the effectiveness of inter-transdisciplinary teaching-learning, meeting the demand for linguistic, socio-cultural and technical-vocational training, enabling individuals to communicate in FL and to act in the business market. Questionnaires were applied to the teachers and the technical area teachers in order to identify the understanding of the IHS. In addition, we propose a questionnaire to identify whether students can communicate in FL in specific work contexts. We identified that there is a gap in the teaching-learning SFL of in the investigated context, which could be solved from a look at the teaching of languages with specific purposes, using the terminology of the area to enable sufficient inputs for market performance. With a view to this demand, a product was proposed in order to meet EMI in an inter-transdisciplinary manner.Al poner el español como disciplina primaria en la formación técnica y profesional, vamos en contra de las reformas educativas vigentes en Brasil, especialmente con la derogación de la Ley N ° 11.161 del 5 de agosto de 2005, que preveía la provisión de español en la educación básica. Dada la necesidad de crear discusiones e investigaciones importantes y significativas que involucren el papel del español como lengua extranjera (ELE) en el contexto de enseñanza-aprendizaje, este documento tiene como objetivo proponer un camino para la integración efectiva entre la lengua extranjera (LE) y las asignaturas de los cursos técnico-profesionales del Ensino Médio Integrado (EMI). Dado este escenario y para lograr el objetivo propuesto, tomamos como objeto de estudio el curso Técnico em Lazer, utilizándolo como una posibilidad para recuperar la importancia del español en la educación básica, más específicamente en EMI, a través de una investigación cualitativa, etnográfico e intervencionista, cuyo objetivo es analizar el espacio escolar, describirlo y proponer mecanismos de intervención efectivos en la práctica docente, la organización institucional y los materiales didácticos. Para ello, se analizaron los planes de enseñanza de las asignaturas españolas y las asignaturas técnicas de Atividades de Lazer e Recreação y Turismo e Lazer que conforman el Proyecto Pedagógico de Curso (PPC), con el objetivo de reestructurarlas, estableciendo un diálogo inter-transdisciplinar bajo la teoría del pensamiento complejo (TPC). La investigación tuvo como marco la Teoría Comunicativa de la Terminología (TCT), que apoyó la efectividad de la enseñanza-aprendizaje inter-transdisciplinaria, satisfaciendo la demanda de capacitación lingüística, sociocultural y técnico-profesional, permitiendo a las personas comunicarse en LE y actuar en el mercado laboral. Se aplicaron cuestionarios a los docentes de ELE y a los docentes del área técnica para identificar la comprensión de la ESI. Además, proponemos un cuestionario para identificar si los estudiantes pueden comunicarse en LE en contextos específicos de trabajo. Identificamos que hay una brecha en la enseñanza-aprendizaje de ELE en el contexto investigado, que podría resolverse a partir de una mirada a la enseñanza de idiomas con fines específicos, utilizando la terminología del área para permitir insumos suficientes para el rendimiento en el mercado. En vista de esta demanda, se propuso un producto para cumplir con EMI de una manera inter-transdisciplinaria.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zacarias, Regiani Aparecida Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Roveri, Jean Carlos da Silva2019-12-04T17:24:29Z2019-12-04T17:24:29Z2019-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19116900092764033004056091P063309345609976570000-0001-5212-3895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-16T06:06:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191169Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:05:57.308386Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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