Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
DOI: | 10.1590/S1413-81232004000100019 |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000100019 http://hdl.handle.net/11449/881 |
Resumo: | Avaliação da eficácia de um programa de educação sobre o conhecimento relacionado à postura sentada de estudantes da 1ª série do ensino fundamental, na esfera estadual, particular e municipal, em Bauru. Foram avaliados (pré-teste) 71 alunos e depois aplicado um programa de educação sobre o tema, composto de aulas expositivas, técnicas de demonstração e feedback, associado a um programa de reforço ministrado por professoras treinadas e, finalmente, a reavaliação (pós-teste) dos conhecimentos dos participantes. Foi observado que: 1) no pré-teste ocorreu diferença significativa entre as escolas, sendo que a municipal apresentou menor número de erros do que a particular e a estadual; 2) o pós-teste mostrou que houve diferença significativa sendo que as escolas municipal e particular tiveram um menor número de erros em relação a estadual; 3) em todas as escolas houve predominância da situação de erro pré-teste maior que pós-teste. A escola estadual tem resposta mais freqüente que a particular quando há aumento de erro. Conclui-se que o programa se mostrou eficaz para aumentar os conhecimentos dos escolares a respeito da postura sentada. |
id |
UNSP_48400dc04c3123aa2916b07d8d5ef751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/881 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolaresSeat posture: the efficiency of an educational program for scholarsPrograma de educaçãoPostura sentadaEscolaresPrevençãoEducation programSeat postureScholars and preventionAvaliação da eficácia de um programa de educação sobre o conhecimento relacionado à postura sentada de estudantes da 1ª série do ensino fundamental, na esfera estadual, particular e municipal, em Bauru. Foram avaliados (pré-teste) 71 alunos e depois aplicado um programa de educação sobre o tema, composto de aulas expositivas, técnicas de demonstração e feedback, associado a um programa de reforço ministrado por professoras treinadas e, finalmente, a reavaliação (pós-teste) dos conhecimentos dos participantes. Foi observado que: 1) no pré-teste ocorreu diferença significativa entre as escolas, sendo que a municipal apresentou menor número de erros do que a particular e a estadual; 2) o pós-teste mostrou que houve diferença significativa sendo que as escolas municipal e particular tiveram um menor número de erros em relação a estadual; 3) em todas as escolas houve predominância da situação de erro pré-teste maior que pós-teste. A escola estadual tem resposta mais freqüente que a particular quando há aumento de erro. Conclui-se que o programa se mostrou eficaz para aumentar os conhecimentos dos escolares a respeito da postura sentada.This work had as aim the seat posture evaluation program from first-grade students in elementary school, in a public, private and municipal school, in Bauru. For that 71 students were evaluated (pre-test) about knowledges related to seat posture education after all it was given an education program about it, made by exposured class, proof techniques and feedback associated of an effort program supplied by trained professors and finally the revaluation (post-test) of participants knowledge. As a result: 1) on the pre-test ocurred valuable difference between schools, the municipal school presented less mistakes number than the private and the public schools; 2) the post-test showed that there was a valuable difference showing that the municipal and private schools have had less mistakes number related to the public; 3) in all the schools the mistake situation was bigger before the test than after the test. Comparing schools, according to the mistake situation, when it increased public school has better answers than private schoolt. It's concluded that the program is efficient to increase the school's knowlegde about the seat posture education.Universidade do Sagrado Coração Departamento de Ciências Biológicas e Profissões da SaúdeUniversidade Estadual Paulista Instituto de BioestatísticaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e ComunicaçãoUniversidade Estadual Paulista Instituto de BioestatísticaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e ComunicaçãoAssociação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)Universidade do Sagrado Coração Departamento de Ciências Biológicas e Profissões da SaúdeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zapater, André RochaSilveira, Duani MoraesVitta, Alberto de [UNESP]Padovani, Carlos Roberto [UNESP]Silva, José Carlos Plácido da [UNESP]2014-05-20T13:12:58Z2014-05-20T13:12:58Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article191-199application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000100019Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 191-199, 2004.1413-8123http://hdl.handle.net/11449/88110.1590/S1413-81232004000100019S1413-81232004000100019S1413-81232004000100019.pdf8727897080522289SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Saúde Coletiva0.7570,566info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:09:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/881Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:55:33.850659Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares Seat posture: the efficiency of an educational program for scholars |
title |
Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares |
spellingShingle |
Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares Zapater, André Rocha Programa de educação Postura sentada Escolares Prevenção Education program Seat posture Scholars and prevention Zapater, André Rocha Programa de educação Postura sentada Escolares Prevenção Education program Seat posture Scholars and prevention |
title_short |
Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares |
title_full |
Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares |
title_fullStr |
Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares |
title_full_unstemmed |
Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares |
title_sort |
Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares |
author |
Zapater, André Rocha |
author_facet |
Zapater, André Rocha Zapater, André Rocha Silveira, Duani Moraes Vitta, Alberto de [UNESP] Padovani, Carlos Roberto [UNESP] Silva, José Carlos Plácido da [UNESP] Silveira, Duani Moraes Vitta, Alberto de [UNESP] Padovani, Carlos Roberto [UNESP] Silva, José Carlos Plácido da [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Duani Moraes Vitta, Alberto de [UNESP] Padovani, Carlos Roberto [UNESP] Silva, José Carlos Plácido da [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Sagrado Coração Departamento de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zapater, André Rocha Silveira, Duani Moraes Vitta, Alberto de [UNESP] Padovani, Carlos Roberto [UNESP] Silva, José Carlos Plácido da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de educação Postura sentada Escolares Prevenção Education program Seat posture Scholars and prevention |
topic |
Programa de educação Postura sentada Escolares Prevenção Education program Seat posture Scholars and prevention |
description |
Avaliação da eficácia de um programa de educação sobre o conhecimento relacionado à postura sentada de estudantes da 1ª série do ensino fundamental, na esfera estadual, particular e municipal, em Bauru. Foram avaliados (pré-teste) 71 alunos e depois aplicado um programa de educação sobre o tema, composto de aulas expositivas, técnicas de demonstração e feedback, associado a um programa de reforço ministrado por professoras treinadas e, finalmente, a reavaliação (pós-teste) dos conhecimentos dos participantes. Foi observado que: 1) no pré-teste ocorreu diferença significativa entre as escolas, sendo que a municipal apresentou menor número de erros do que a particular e a estadual; 2) o pós-teste mostrou que houve diferença significativa sendo que as escolas municipal e particular tiveram um menor número de erros em relação a estadual; 3) em todas as escolas houve predominância da situação de erro pré-teste maior que pós-teste. A escola estadual tem resposta mais freqüente que a particular quando há aumento de erro. Conclui-se que o programa se mostrou eficaz para aumentar os conhecimentos dos escolares a respeito da postura sentada. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 2014-05-20T13:12:58Z 2014-05-20T13:12:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000100019 Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 191-199, 2004. 1413-8123 http://hdl.handle.net/11449/881 10.1590/S1413-81232004000100019 S1413-81232004000100019 S1413-81232004000100019.pdf 8727897080522289 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000100019 http://hdl.handle.net/11449/881 |
identifier_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 191-199, 2004. 1413-8123 10.1590/S1413-81232004000100019 S1413-81232004000100019 S1413-81232004000100019.pdf 8727897080522289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva 0.757 0,566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
191-199 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822182463860899840 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-81232004000100019 |