Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zapater, André Rocha
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Silveira, Duani Moraes, Vitta, Alberto de [UNESP], Padovani, Carlos Roberto [UNESP], Silva, José Carlos Plácido da [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
DOI: 10.1590/S1413-81232004000100019
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000100019
http://hdl.handle.net/11449/881
Resumo: Avaliação da eficácia de um programa de educação sobre o conhecimento relacionado à postura sentada de estudantes da 1ª série do ensino fundamental, na esfera estadual, particular e municipal, em Bauru. Foram avaliados (pré-teste) 71 alunos e depois aplicado um programa de educação sobre o tema, composto de aulas expositivas, técnicas de demonstração e feedback, associado a um programa de reforço ministrado por professoras treinadas e, finalmente, a reavaliação (pós-teste) dos conhecimentos dos participantes. Foi observado que: 1) no pré-teste ocorreu diferença significativa entre as escolas, sendo que a municipal apresentou menor número de erros do que a particular e a estadual; 2) o pós-teste mostrou que houve diferença significativa sendo que as escolas municipal e particular tiveram um menor número de erros em relação a estadual; 3) em todas as escolas houve predominância da situação de erro pré-teste maior que pós-teste. A escola estadual tem resposta mais freqüente que a particular quando há aumento de erro. Conclui-se que o programa se mostrou eficaz para aumentar os conhecimentos dos escolares a respeito da postura sentada.
id UNSP_48400dc04c3123aa2916b07d8d5ef751
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/881
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolaresSeat posture: the efficiency of an educational program for scholarsPrograma de educaçãoPostura sentadaEscolaresPrevençãoEducation programSeat postureScholars and preventionAvaliação da eficácia de um programa de educação sobre o conhecimento relacionado à postura sentada de estudantes da 1ª série do ensino fundamental, na esfera estadual, particular e municipal, em Bauru. Foram avaliados (pré-teste) 71 alunos e depois aplicado um programa de educação sobre o tema, composto de aulas expositivas, técnicas de demonstração e feedback, associado a um programa de reforço ministrado por professoras treinadas e, finalmente, a reavaliação (pós-teste) dos conhecimentos dos participantes. Foi observado que: 1) no pré-teste ocorreu diferença significativa entre as escolas, sendo que a municipal apresentou menor número de erros do que a particular e a estadual; 2) o pós-teste mostrou que houve diferença significativa sendo que as escolas municipal e particular tiveram um menor número de erros em relação a estadual; 3) em todas as escolas houve predominância da situação de erro pré-teste maior que pós-teste. A escola estadual tem resposta mais freqüente que a particular quando há aumento de erro. Conclui-se que o programa se mostrou eficaz para aumentar os conhecimentos dos escolares a respeito da postura sentada.This work had as aim the seat posture evaluation program from first-grade students in elementary school, in a public, private and municipal school, in Bauru. For that 71 students were evaluated (pre-test) about knowledges related to seat posture education after all it was given an education program about it, made by exposured class, proof techniques and feedback associated of an effort program supplied by trained professors and finally the revaluation (post-test) of participants knowledge. As a result: 1) on the pre-test ocurred valuable difference between schools, the municipal school presented less mistakes number than the private and the public schools; 2) the post-test showed that there was a valuable difference showing that the municipal and private schools have had less mistakes number related to the public; 3) in all the schools the mistake situation was bigger before the test than after the test. Comparing schools, according to the mistake situation, when it increased public school has better answers than private schoolt. It's concluded that the program is efficient to increase the school's knowlegde about the seat posture education.Universidade do Sagrado Coração Departamento de Ciências Biológicas e Profissões da SaúdeUniversidade Estadual Paulista Instituto de BioestatísticaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e ComunicaçãoUniversidade Estadual Paulista Instituto de BioestatísticaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e ComunicaçãoAssociação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)Universidade do Sagrado Coração Departamento de Ciências Biológicas e Profissões da SaúdeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zapater, André RochaSilveira, Duani MoraesVitta, Alberto de [UNESP]Padovani, Carlos Roberto [UNESP]Silva, José Carlos Plácido da [UNESP]2014-05-20T13:12:58Z2014-05-20T13:12:58Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article191-199application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000100019Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 191-199, 2004.1413-8123http://hdl.handle.net/11449/88110.1590/S1413-81232004000100019S1413-81232004000100019S1413-81232004000100019.pdf8727897080522289SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Saúde Coletiva0.7570,566info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:09:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/881Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:55:33.850659Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares
Seat posture: the efficiency of an educational program for scholars
title Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares
spellingShingle Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares
Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares
Zapater, André Rocha
Programa de educação
Postura sentada
Escolares
Prevenção
Education program
Seat posture
Scholars and prevention
Zapater, André Rocha
Programa de educação
Postura sentada
Escolares
Prevenção
Education program
Seat posture
Scholars and prevention
title_short Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares
title_full Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares
title_fullStr Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares
Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares
title_full_unstemmed Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares
Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares
title_sort Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares
author Zapater, André Rocha
author_facet Zapater, André Rocha
Zapater, André Rocha
Silveira, Duani Moraes
Vitta, Alberto de [UNESP]
Padovani, Carlos Roberto [UNESP]
Silva, José Carlos Plácido da [UNESP]
Silveira, Duani Moraes
Vitta, Alberto de [UNESP]
Padovani, Carlos Roberto [UNESP]
Silva, José Carlos Plácido da [UNESP]
author_role author
author2 Silveira, Duani Moraes
Vitta, Alberto de [UNESP]
Padovani, Carlos Roberto [UNESP]
Silva, José Carlos Plácido da [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Sagrado Coração Departamento de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zapater, André Rocha
Silveira, Duani Moraes
Vitta, Alberto de [UNESP]
Padovani, Carlos Roberto [UNESP]
Silva, José Carlos Plácido da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de educação
Postura sentada
Escolares
Prevenção
Education program
Seat posture
Scholars and prevention
topic Programa de educação
Postura sentada
Escolares
Prevenção
Education program
Seat posture
Scholars and prevention
description Avaliação da eficácia de um programa de educação sobre o conhecimento relacionado à postura sentada de estudantes da 1ª série do ensino fundamental, na esfera estadual, particular e municipal, em Bauru. Foram avaliados (pré-teste) 71 alunos e depois aplicado um programa de educação sobre o tema, composto de aulas expositivas, técnicas de demonstração e feedback, associado a um programa de reforço ministrado por professoras treinadas e, finalmente, a reavaliação (pós-teste) dos conhecimentos dos participantes. Foi observado que: 1) no pré-teste ocorreu diferença significativa entre as escolas, sendo que a municipal apresentou menor número de erros do que a particular e a estadual; 2) o pós-teste mostrou que houve diferença significativa sendo que as escolas municipal e particular tiveram um menor número de erros em relação a estadual; 3) em todas as escolas houve predominância da situação de erro pré-teste maior que pós-teste. A escola estadual tem resposta mais freqüente que a particular quando há aumento de erro. Conclui-se que o programa se mostrou eficaz para aumentar os conhecimentos dos escolares a respeito da postura sentada.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
2014-05-20T13:12:58Z
2014-05-20T13:12:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000100019
Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 191-199, 2004.
1413-8123
http://hdl.handle.net/11449/881
10.1590/S1413-81232004000100019
S1413-81232004000100019
S1413-81232004000100019.pdf
8727897080522289
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000100019
http://hdl.handle.net/11449/881
identifier_str_mv Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 191-199, 2004.
1413-8123
10.1590/S1413-81232004000100019
S1413-81232004000100019
S1413-81232004000100019.pdf
8727897080522289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva
0.757
0,566
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191-199
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822182463860899840
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232004000100019