Mario Pedrosa e a missão artística francesa de 1816

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Lucas Araujo Barbosa [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/132040
Resumo: A presente dissertação analisa a originalidade do pensamento de Mário Pedrosa na área da História. Para isso será utilizada a sua tese Da Missão Francesa - Seus Obstáculos Políticos, escrita na ocasião do concurso à Cátedra de História Geral e do Brasil do Colégio Pedro II (CPII), em 1955. Nessa tese Pedrosa trabalha como um historiador, principalmente no manejo cuidadoso com as fontes e na pesquisa detalhada sobre os fatos e personagens que cercaram a vinda da Missão Artística Francesa de 1816 ao Brasil. A originalidade da tese consiste em ser o primeiro trabalho a desmistificar a versão difundida por Afonso E. Taunay que afirmava ser a missão francesa uma iniciativa exclusiva de D. João VI e do seu ministro Conde da Barca. Analisando os documentos diplomáticos entre o chefe da missão francesa Joachim Lebreton e os agentes portugueses, o nosso crítico levanta a hipótese da não oficialidade do convite, sendo que os artistas vieram para o Brasil por conta própria, precipitado pelas perseguições políticas que assolou a França depois da queda do Governo dos Cem Dias de Napoleão Bonaparte. As suas reflexões sobre a vinda desta missão francesa ao Brasil serão abordadas com a finalidade de compreender o seu papel e as suas consequências na história da arte brasileira
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