Mario Pedrosa e a missão artística francesa de 1816
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/132040 |
Resumo: | A presente dissertação analisa a originalidade do pensamento de Mário Pedrosa na área da História. Para isso será utilizada a sua tese Da Missão Francesa - Seus Obstáculos Políticos, escrita na ocasião do concurso à Cátedra de História Geral e do Brasil do Colégio Pedro II (CPII), em 1955. Nessa tese Pedrosa trabalha como um historiador, principalmente no manejo cuidadoso com as fontes e na pesquisa detalhada sobre os fatos e personagens que cercaram a vinda da Missão Artística Francesa de 1816 ao Brasil. A originalidade da tese consiste em ser o primeiro trabalho a desmistificar a versão difundida por Afonso E. Taunay que afirmava ser a missão francesa uma iniciativa exclusiva de D. João VI e do seu ministro Conde da Barca. Analisando os documentos diplomáticos entre o chefe da missão francesa Joachim Lebreton e os agentes portugueses, o nosso crítico levanta a hipótese da não oficialidade do convite, sendo que os artistas vieram para o Brasil por conta própria, precipitado pelas perseguições políticas que assolou a França depois da queda do Governo dos Cem Dias de Napoleão Bonaparte. As suas reflexões sobre a vinda desta missão francesa ao Brasil serão abordadas com a finalidade de compreender o seu papel e as suas consequências na história da arte brasileira |
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Mario Pedrosa e a missão artística francesa de 1816Pedrosa, Mario 1900-1981DiplomaciaBrasil - Historia - D. João VI - 1808-1821DiplomacyA presente dissertação analisa a originalidade do pensamento de Mário Pedrosa na área da História. Para isso será utilizada a sua tese Da Missão Francesa - Seus Obstáculos Políticos, escrita na ocasião do concurso à Cátedra de História Geral e do Brasil do Colégio Pedro II (CPII), em 1955. Nessa tese Pedrosa trabalha como um historiador, principalmente no manejo cuidadoso com as fontes e na pesquisa detalhada sobre os fatos e personagens que cercaram a vinda da Missão Artística Francesa de 1816 ao Brasil. A originalidade da tese consiste em ser o primeiro trabalho a desmistificar a versão difundida por Afonso E. Taunay que afirmava ser a missão francesa uma iniciativa exclusiva de D. João VI e do seu ministro Conde da Barca. Analisando os documentos diplomáticos entre o chefe da missão francesa Joachim Lebreton e os agentes portugueses, o nosso crítico levanta a hipótese da não oficialidade do convite, sendo que os artistas vieram para o Brasil por conta própria, precipitado pelas perseguições políticas que assolou a França depois da queda do Governo dos Cem Dias de Napoleão Bonaparte. As suas reflexões sobre a vinda desta missão francesa ao Brasil serão abordadas com a finalidade de compreender o seu papel e as suas consequências na história da arte brasileiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Carlos Eduardo Jordão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, Lucas Araujo Barbosa [UNESP]2015-12-10T14:23:13Z2015-12-10T14:23:13Z2015-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis186 f. : il.application/pdfNUNES, Lucas Araujo Barbosa. Mario Pedrosa e a missão artística francesa de 1816. 2015. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015.http://hdl.handle.net/11449/132040000853923000853923.pdf33004048018P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-17T13:06:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/132040Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:18.985242Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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