Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252024 |
Resumo: | Devido aos agravamentos das condições ambientais enfrentadas nos últimos anos, a Educação Ambiental vem se tornando uma temática essencial no ensino formal. O grande problema é que muitos professores, responsáveis por essa temática, não têm formação adequada e conhecimento específico sobre o tema. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma Unidade Didática Multiestratégica que consiga trabalhar alguns conceitos da educação ambiental de forma clara e relacionada com o cotidiano, mais especificamente, o foco é a temática de acidificação dos oceanos, utilizando como abordagem metodológica as premissas da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente. Para relacionar a acidificação dos oceanos com o ensino de Química, se propõe trabalhar os conceitos de ácidos e bases. A proposta foi desenvolvida para ser utilizada com alunos do ensino médio público. Dessa forma, como metodologia, foi utilizada as premissas fundamentais do modelo de planejamento didático-pedagógico de Unidades Didáticas Multiestratégicas e o resultado dessa pesquisa se configura em um produto educacional que pode servir de base para professores de Química do ensino médio público. A premissa é que esse produto apresenta todos os elementos do planejamento articulados e estruturados com a abordagem metodológica como eixo central. |
id |
UNSP_4a2d030644485c37ae936b5a4c8a98d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252024 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticasA proposal for a multi-strategic teaching unit to discuss the concepts of acids and bases from the perspective of climate changeEnsino médioMudanças climáticasConceitos de ácidos e basesUnidades Didáticas MultiestratégicasDevido aos agravamentos das condições ambientais enfrentadas nos últimos anos, a Educação Ambiental vem se tornando uma temática essencial no ensino formal. O grande problema é que muitos professores, responsáveis por essa temática, não têm formação adequada e conhecimento específico sobre o tema. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma Unidade Didática Multiestratégica que consiga trabalhar alguns conceitos da educação ambiental de forma clara e relacionada com o cotidiano, mais especificamente, o foco é a temática de acidificação dos oceanos, utilizando como abordagem metodológica as premissas da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente. Para relacionar a acidificação dos oceanos com o ensino de Química, se propõe trabalhar os conceitos de ácidos e bases. A proposta foi desenvolvida para ser utilizada com alunos do ensino médio público. Dessa forma, como metodologia, foi utilizada as premissas fundamentais do modelo de planejamento didático-pedagógico de Unidades Didáticas Multiestratégicas e o resultado dessa pesquisa se configura em um produto educacional que pode servir de base para professores de Química do ensino médio público. A premissa é que esse produto apresenta todos os elementos do planejamento articulados e estruturados com a abordagem metodológica como eixo central.Due to the worsening environmental conditions faced in recent years, Environmental Education has become an essential topic in formal education. The big problem is that many teachers, responsible for this topic, do not have adequate training and specific knowledge on the topic. With this in mind, the present work aims to develop a Multistrategic Didactic Unit that can work on some concepts of environmental education in a clear way and related to everyday life, more specifically, the focus is the theme of ocean acidification, using as a methodological approach the premises of Science, Technology, Society and Environment. To relate ocean acidification to the teaching of Chemistry, it is proposed to work on the concepts of acids and bases. The proposal was developed to be used with public high school students. Thus, as a methodology, the fundamental premises of the didactic-pedagogical planning model of Multistrategic Didactic Units were used and the result of this research is an educational product that can serve as a basis for Chemistry teachers in public high schools. The premise is that this product presents all planning elements articulated and structured with the methodological approach as the central axis.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moralles, Vagner Antonio [UNESP]Bueno, Diniz, George, Yuri2023-12-15T16:25:54Z2023-12-15T16:25:54Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-16T06:09:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252024Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:29:35.156071Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas A proposal for a multi-strategic teaching unit to discuss the concepts of acids and bases from the perspective of climate change |
title |
Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas |
spellingShingle |
Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas Bueno, Diniz, George, Yuri Ensino médio Mudanças climáticas Conceitos de ácidos e bases Unidades Didáticas Multiestratégicas |
title_short |
Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas |
title_full |
Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas |
title_fullStr |
Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas |
title_sort |
Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas |
author |
Bueno, Diniz, George, Yuri |
author_facet |
Bueno, Diniz, George, Yuri |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moralles, Vagner Antonio [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Diniz, George, Yuri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Mudanças climáticas Conceitos de ácidos e bases Unidades Didáticas Multiestratégicas |
topic |
Ensino médio Mudanças climáticas Conceitos de ácidos e bases Unidades Didáticas Multiestratégicas |
description |
Devido aos agravamentos das condições ambientais enfrentadas nos últimos anos, a Educação Ambiental vem se tornando uma temática essencial no ensino formal. O grande problema é que muitos professores, responsáveis por essa temática, não têm formação adequada e conhecimento específico sobre o tema. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma Unidade Didática Multiestratégica que consiga trabalhar alguns conceitos da educação ambiental de forma clara e relacionada com o cotidiano, mais especificamente, o foco é a temática de acidificação dos oceanos, utilizando como abordagem metodológica as premissas da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente. Para relacionar a acidificação dos oceanos com o ensino de Química, se propõe trabalhar os conceitos de ácidos e bases. A proposta foi desenvolvida para ser utilizada com alunos do ensino médio público. Dessa forma, como metodologia, foi utilizada as premissas fundamentais do modelo de planejamento didático-pedagógico de Unidades Didáticas Multiestratégicas e o resultado dessa pesquisa se configura em um produto educacional que pode servir de base para professores de Química do ensino médio público. A premissa é que esse produto apresenta todos os elementos do planejamento articulados e estruturados com a abordagem metodológica como eixo central. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15T16:25:54Z 2023-12-15T16:25:54Z 2023-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11449/252024 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128818556174336 |