Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Diniz, George, Yuri
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252024
Resumo: Devido aos agravamentos das condições ambientais enfrentadas nos últimos anos, a Educação Ambiental vem se tornando uma temática essencial no ensino formal. O grande problema é que muitos professores, responsáveis por essa temática, não têm formação adequada e conhecimento específico sobre o tema. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma Unidade Didática Multiestratégica que consiga trabalhar alguns conceitos da educação ambiental de forma clara e relacionada com o cotidiano, mais especificamente, o foco é a temática de acidificação dos oceanos, utilizando como abordagem metodológica as premissas da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente. Para relacionar a acidificação dos oceanos com o ensino de Química, se propõe trabalhar os conceitos de ácidos e bases. A proposta foi desenvolvida para ser utilizada com alunos do ensino médio público. Dessa forma, como metodologia, foi utilizada as premissas fundamentais do modelo de planejamento didático-pedagógico de Unidades Didáticas Multiestratégicas e o resultado dessa pesquisa se configura em um produto educacional que pode servir de base para professores de Química do ensino médio público. A premissa é que esse produto apresenta todos os elementos do planejamento articulados e estruturados com a abordagem metodológica como eixo central.
id UNSP_4a2d030644485c37ae936b5a4c8a98d3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252024
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticasA proposal for a multi-strategic teaching unit to discuss the concepts of acids and bases from the perspective of climate changeEnsino médioMudanças climáticasConceitos de ácidos e basesUnidades Didáticas MultiestratégicasDevido aos agravamentos das condições ambientais enfrentadas nos últimos anos, a Educação Ambiental vem se tornando uma temática essencial no ensino formal. O grande problema é que muitos professores, responsáveis por essa temática, não têm formação adequada e conhecimento específico sobre o tema. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma Unidade Didática Multiestratégica que consiga trabalhar alguns conceitos da educação ambiental de forma clara e relacionada com o cotidiano, mais especificamente, o foco é a temática de acidificação dos oceanos, utilizando como abordagem metodológica as premissas da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente. Para relacionar a acidificação dos oceanos com o ensino de Química, se propõe trabalhar os conceitos de ácidos e bases. A proposta foi desenvolvida para ser utilizada com alunos do ensino médio público. Dessa forma, como metodologia, foi utilizada as premissas fundamentais do modelo de planejamento didático-pedagógico de Unidades Didáticas Multiestratégicas e o resultado dessa pesquisa se configura em um produto educacional que pode servir de base para professores de Química do ensino médio público. A premissa é que esse produto apresenta todos os elementos do planejamento articulados e estruturados com a abordagem metodológica como eixo central.Due to the worsening environmental conditions faced in recent years, Environmental Education has become an essential topic in formal education. The big problem is that many teachers, responsible for this topic, do not have adequate training and specific knowledge on the topic. With this in mind, the present work aims to develop a Multistrategic Didactic Unit that can work on some concepts of environmental education in a clear way and related to everyday life, more specifically, the focus is the theme of ocean acidification, using as a methodological approach the premises of Science, Technology, Society and Environment. To relate ocean acidification to the teaching of Chemistry, it is proposed to work on the concepts of acids and bases. The proposal was developed to be used with public high school students. Thus, as a methodology, the fundamental premises of the didactic-pedagogical planning model of Multistrategic Didactic Units were used and the result of this research is an educational product that can serve as a basis for Chemistry teachers in public high schools. The premise is that this product presents all planning elements articulated and structured with the methodological approach as the central axis.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moralles, Vagner Antonio [UNESP]Bueno, Diniz, George, Yuri2023-12-15T16:25:54Z2023-12-15T16:25:54Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-16T06:09:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252024Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:29:35.156071Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas
A proposal for a multi-strategic teaching unit to discuss the concepts of acids and bases from the perspective of climate change
title Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas
spellingShingle Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas
Bueno, Diniz, George, Yuri
Ensino médio
Mudanças climáticas
Conceitos de ácidos e bases
Unidades Didáticas Multiestratégicas
title_short Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas
title_full Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas
title_fullStr Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas
title_full_unstemmed Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas
title_sort Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para discutir os conceitos de ácidos e bases na perspectiva das mudanças climáticas
author Bueno, Diniz, George, Yuri
author_facet Bueno, Diniz, George, Yuri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moralles, Vagner Antonio [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Diniz, George, Yuri
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Mudanças climáticas
Conceitos de ácidos e bases
Unidades Didáticas Multiestratégicas
topic Ensino médio
Mudanças climáticas
Conceitos de ácidos e bases
Unidades Didáticas Multiestratégicas
description Devido aos agravamentos das condições ambientais enfrentadas nos últimos anos, a Educação Ambiental vem se tornando uma temática essencial no ensino formal. O grande problema é que muitos professores, responsáveis por essa temática, não têm formação adequada e conhecimento específico sobre o tema. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma Unidade Didática Multiestratégica que consiga trabalhar alguns conceitos da educação ambiental de forma clara e relacionada com o cotidiano, mais especificamente, o foco é a temática de acidificação dos oceanos, utilizando como abordagem metodológica as premissas da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente. Para relacionar a acidificação dos oceanos com o ensino de Química, se propõe trabalhar os conceitos de ácidos e bases. A proposta foi desenvolvida para ser utilizada com alunos do ensino médio público. Dessa forma, como metodologia, foi utilizada as premissas fundamentais do modelo de planejamento didático-pedagógico de Unidades Didáticas Multiestratégicas e o resultado dessa pesquisa se configura em um produto educacional que pode servir de base para professores de Química do ensino médio público. A premissa é que esse produto apresenta todos os elementos do planejamento articulados e estruturados com a abordagem metodológica como eixo central.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15T16:25:54Z
2023-12-15T16:25:54Z
2023-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/252024
url https://hdl.handle.net/11449/252024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128818556174336