As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141812 |
Resumo: | Enquanto professoras atuando em licenciaturas e coordenadoras de Polo no projeto Observatório da Educação (OBEDUC), oportunizamos aos acadêmicos o contato (com a intencionalidade de que eles aproveitassem a oportunidade para fazerem suas experiências de iniciação a docência apresentando e trabalhando atividades matemáticas) com os alunos das escolas parceiras, proporcionando-lhes, além da regência, a presença em outros momentos na unidade escolar e durante encontros dos Pequenos Grupos de Pesquisa – PGP) Acadêmicos , do PGP – UNEMAT e do Grande Grupo de Pesquisa – (GGP) OBEDUC . O referencial teórico é pautado em Tardif (2002), D´Ambrósio (1996) e Imbernón (2011), entre outros. O problema de pesquisa a que buscamos responder foi: Qual o impacto da participação de futuros professores num projeto que envolve doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e professores das escolas no desenvolvimento de saberes pedagógicos do ser professor nos acadêmicos? Os resultados que podemos apontar referem-se a uma formação mais qualificada e preparada, após viver essa experiência, tanto para a atuação docente como para prosseguir nos estudos em programas de Pós-Graduação. |
id |
UNSP_4a4d1f2c832dff7f87a3e22905d46003 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141812 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolasFormação de professoresEducação matemáticaSequências didáticasEnquanto professoras atuando em licenciaturas e coordenadoras de Polo no projeto Observatório da Educação (OBEDUC), oportunizamos aos acadêmicos o contato (com a intencionalidade de que eles aproveitassem a oportunidade para fazerem suas experiências de iniciação a docência apresentando e trabalhando atividades matemáticas) com os alunos das escolas parceiras, proporcionando-lhes, além da regência, a presença em outros momentos na unidade escolar e durante encontros dos Pequenos Grupos de Pesquisa – PGP) Acadêmicos , do PGP – UNEMAT e do Grande Grupo de Pesquisa – (GGP) OBEDUC . O referencial teórico é pautado em Tardif (2002), D´Ambrósio (1996) e Imbernón (2011), entre outros. O problema de pesquisa a que buscamos responder foi: Qual o impacto da participação de futuros professores num projeto que envolve doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e professores das escolas no desenvolvimento de saberes pedagógicos do ser professor nos acadêmicos? Os resultados que podemos apontar referem-se a uma formação mais qualificada e preparada, após viver essa experiência, tanto para a atuação docente como para prosseguir nos estudos em programas de Pós-Graduação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP)Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, MT, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kochhann, Maria Elizabete RamboCarvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]2016-07-19T13:00:34Z2016-07-19T13:00:34Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1949-1961application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1949-19612357-7819http://hdl.handle.net/11449/141812ISSN2357-7819-2014-1949-1961.pdf2571977671030681porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:28:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141812Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:08:56.512420Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas |
title |
As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas |
spellingShingle |
As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas Kochhann, Maria Elizabete Rambo Formação de professores Educação matemática Sequências didáticas |
title_short |
As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas |
title_full |
As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas |
title_fullStr |
As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas |
title_full_unstemmed |
As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas |
title_sort |
As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas |
author |
Kochhann, Maria Elizabete Rambo |
author_facet |
Kochhann, Maria Elizabete Rambo Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kochhann, Maria Elizabete Rambo Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação matemática Sequências didáticas |
topic |
Formação de professores Educação matemática Sequências didáticas |
description |
Enquanto professoras atuando em licenciaturas e coordenadoras de Polo no projeto Observatório da Educação (OBEDUC), oportunizamos aos acadêmicos o contato (com a intencionalidade de que eles aproveitassem a oportunidade para fazerem suas experiências de iniciação a docência apresentando e trabalhando atividades matemáticas) com os alunos das escolas parceiras, proporcionando-lhes, além da regência, a presença em outros momentos na unidade escolar e durante encontros dos Pequenos Grupos de Pesquisa – PGP) Acadêmicos , do PGP – UNEMAT e do Grande Grupo de Pesquisa – (GGP) OBEDUC . O referencial teórico é pautado em Tardif (2002), D´Ambrósio (1996) e Imbernón (2011), entre outros. O problema de pesquisa a que buscamos responder foi: Qual o impacto da participação de futuros professores num projeto que envolve doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e professores das escolas no desenvolvimento de saberes pedagógicos do ser professor nos acadêmicos? Os resultados que podemos apontar referem-se a uma formação mais qualificada e preparada, após viver essa experiência, tanto para a atuação docente como para prosseguir nos estudos em programas de Pós-Graduação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:34Z 2016-07-19T13:00:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1949-1961 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141812 ISSN2357-7819-2014-1949-1961.pdf 2571977671030681 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141812 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1949-1961 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-1949-1961.pdf 2571977671030681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1949-1961 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128901760679936 |