As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kochhann, Maria Elizabete Rambo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141812
Resumo: Enquanto professoras atuando em licenciaturas e coordenadoras de Polo no projeto Observatório da Educação (OBEDUC), oportunizamos aos acadêmicos o contato (com a intencionalidade de que eles aproveitassem a oportunidade para fazerem suas experiências de iniciação a docência apresentando e trabalhando atividades matemáticas) com os alunos das escolas parceiras, proporcionando-lhes, além da regência, a presença em outros momentos na unidade escolar e durante encontros dos Pequenos Grupos de Pesquisa – PGP) Acadêmicos , do PGP – UNEMAT e do Grande Grupo de Pesquisa – (GGP) OBEDUC . O referencial teórico é pautado em Tardif (2002), D´Ambrósio (1996) e Imbernón (2011), entre outros. O problema de pesquisa a que buscamos responder foi: Qual o impacto da participação de futuros professores num projeto que envolve doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e professores das escolas no desenvolvimento de saberes pedagógicos do ser professor nos acadêmicos? Os resultados que podemos apontar referem-se a uma formação mais qualificada e preparada, após viver essa experiência, tanto para a atuação docente como para prosseguir nos estudos em programas de Pós-Graduação.
id UNSP_4a4d1f2c832dff7f87a3e22905d46003
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141812
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolasFormação de professoresEducação matemáticaSequências didáticasEnquanto professoras atuando em licenciaturas e coordenadoras de Polo no projeto Observatório da Educação (OBEDUC), oportunizamos aos acadêmicos o contato (com a intencionalidade de que eles aproveitassem a oportunidade para fazerem suas experiências de iniciação a docência apresentando e trabalhando atividades matemáticas) com os alunos das escolas parceiras, proporcionando-lhes, além da regência, a presença em outros momentos na unidade escolar e durante encontros dos Pequenos Grupos de Pesquisa – PGP) Acadêmicos , do PGP – UNEMAT e do Grande Grupo de Pesquisa – (GGP) OBEDUC . O referencial teórico é pautado em Tardif (2002), D´Ambrósio (1996) e Imbernón (2011), entre outros. O problema de pesquisa a que buscamos responder foi: Qual o impacto da participação de futuros professores num projeto que envolve doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e professores das escolas no desenvolvimento de saberes pedagógicos do ser professor nos acadêmicos? Os resultados que podemos apontar referem-se a uma formação mais qualificada e preparada, após viver essa experiência, tanto para a atuação docente como para prosseguir nos estudos em programas de Pós-Graduação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP)Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, MT, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kochhann, Maria Elizabete RamboCarvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]2016-07-19T13:00:34Z2016-07-19T13:00:34Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1949-1961application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1949-19612357-7819http://hdl.handle.net/11449/141812ISSN2357-7819-2014-1949-1961.pdf2571977671030681porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:28:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141812Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:08:56.512420Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas
title As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas
spellingShingle As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas
Kochhann, Maria Elizabete Rambo
Formação de professores
Educação matemática
Sequências didáticas
title_short As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas
title_full As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas
title_fullStr As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas
title_full_unstemmed As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas
title_sort As contribuições à formação inicial vindas de trabalhos desenvolvidos com alunos em escolas
author Kochhann, Maria Elizabete Rambo
author_facet Kochhann, Maria Elizabete Rambo
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kochhann, Maria Elizabete Rambo
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação matemática
Sequências didáticas
topic Formação de professores
Educação matemática
Sequências didáticas
description Enquanto professoras atuando em licenciaturas e coordenadoras de Polo no projeto Observatório da Educação (OBEDUC), oportunizamos aos acadêmicos o contato (com a intencionalidade de que eles aproveitassem a oportunidade para fazerem suas experiências de iniciação a docência apresentando e trabalhando atividades matemáticas) com os alunos das escolas parceiras, proporcionando-lhes, além da regência, a presença em outros momentos na unidade escolar e durante encontros dos Pequenos Grupos de Pesquisa – PGP) Acadêmicos , do PGP – UNEMAT e do Grande Grupo de Pesquisa – (GGP) OBEDUC . O referencial teórico é pautado em Tardif (2002), D´Ambrósio (1996) e Imbernón (2011), entre outros. O problema de pesquisa a que buscamos responder foi: Qual o impacto da participação de futuros professores num projeto que envolve doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e professores das escolas no desenvolvimento de saberes pedagógicos do ser professor nos acadêmicos? Os resultados que podemos apontar referem-se a uma formação mais qualificada e preparada, após viver essa experiência, tanto para a atuação docente como para prosseguir nos estudos em programas de Pós-Graduação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:34Z
2016-07-19T13:00:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1949-1961
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141812
ISSN2357-7819-2014-1949-1961.pdf
2571977671030681
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141812
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1949-1961
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-1949-1961.pdf
2571977671030681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1949-1961
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128901760679936