Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Fernanda Leopoldina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borges, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44485
Resumo: Neste artigo são analisados os resultados de um Programa de Promoção da Fluência em Leitura (PPFL), implementado junto de 74 alunos do 2º ano de escolaridade de um Agrupamento Escolar do norte de Portugal. O PPFL é constituído por 22 sequências didáticas, elaboradas a partir de 22 textos (9 narrativos, 4 informativos e 9 poemas). Cada sequência foi operacionalizada em sessões de 10 a 15 minutos, durante 22 semanas, em ciclos de cinco dias (quinta-feira a quarta-feira). Em cada semana foi trabalhado apenas uma sequência didáctica (i.e. um texto). Foi utilizado um design quase experimental, com grupo experimental e grupo de controlo e com pré e pós-teste. Os sujeitos foram avaliados através de um teste de fluência de leitura – o Teste de Fluência em Leitura (TFL) –, considerando as variáveis velocidade e precisão. Os resultados evidenciam diferenças significativas a favor do grupo experimental, que superou as diferenças iniciais que se registavam no pré-teste. A análise qualitativa do impacto do PPFL aponta para um incremento na motivação para ler, no envolvimento da família e para a mudança de práticas por parte dos professores envolvidos.
id RCAP_7ee301b2b19f7c7c53305a0acdb0dabb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridadeFluência em leituraProgramas de intervençãoEstratégias de leiturareading fluencyintervention programsreading strategiesSocial SciencesNeste artigo são analisados os resultados de um Programa de Promoção da Fluência em Leitura (PPFL), implementado junto de 74 alunos do 2º ano de escolaridade de um Agrupamento Escolar do norte de Portugal. O PPFL é constituído por 22 sequências didáticas, elaboradas a partir de 22 textos (9 narrativos, 4 informativos e 9 poemas). Cada sequência foi operacionalizada em sessões de 10 a 15 minutos, durante 22 semanas, em ciclos de cinco dias (quinta-feira a quarta-feira). Em cada semana foi trabalhado apenas uma sequência didáctica (i.e. um texto). Foi utilizado um design quase experimental, com grupo experimental e grupo de controlo e com pré e pós-teste. Os sujeitos foram avaliados através de um teste de fluência de leitura – o Teste de Fluência em Leitura (TFL) –, considerando as variáveis velocidade e precisão. Os resultados evidenciam diferenças significativas a favor do grupo experimental, que superou as diferenças iniciais que se registavam no pré-teste. A análise qualitativa do impacto do PPFL aponta para um incremento na motivação para ler, no envolvimento da família e para a mudança de práticas por parte dos professores envolvidos.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562Universidade Federal do Paraná (UFPR)Universidade do MinhoViana, Fernanda LeopoldinaBorges, Miguel2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44485porViana, F. L. & Borges, M. (2016). Promover a fluência em leitura: Um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade1984-041110.1590/0104-4060.48023http://www.scielo.br/pdf/er/n62/1984-0411-er-62-00033.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:03.480463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
spellingShingle Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
Viana, Fernanda Leopoldina
Fluência em leitura
Programas de intervenção
Estratégias de leitura
reading fluency
intervention programs
reading strategies
Social Sciences
title_short Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title_full Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title_fullStr Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title_sort Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
author Viana, Fernanda Leopoldina
author_facet Viana, Fernanda Leopoldina
Borges, Miguel
author_role author
author2 Borges, Miguel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Fernanda Leopoldina
Borges, Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Fluência em leitura
Programas de intervenção
Estratégias de leitura
reading fluency
intervention programs
reading strategies
Social Sciences
topic Fluência em leitura
Programas de intervenção
Estratégias de leitura
reading fluency
intervention programs
reading strategies
Social Sciences
description Neste artigo são analisados os resultados de um Programa de Promoção da Fluência em Leitura (PPFL), implementado junto de 74 alunos do 2º ano de escolaridade de um Agrupamento Escolar do norte de Portugal. O PPFL é constituído por 22 sequências didáticas, elaboradas a partir de 22 textos (9 narrativos, 4 informativos e 9 poemas). Cada sequência foi operacionalizada em sessões de 10 a 15 minutos, durante 22 semanas, em ciclos de cinco dias (quinta-feira a quarta-feira). Em cada semana foi trabalhado apenas uma sequência didáctica (i.e. um texto). Foi utilizado um design quase experimental, com grupo experimental e grupo de controlo e com pré e pós-teste. Os sujeitos foram avaliados através de um teste de fluência de leitura – o Teste de Fluência em Leitura (TFL) –, considerando as variáveis velocidade e precisão. Os resultados evidenciam diferenças significativas a favor do grupo experimental, que superou as diferenças iniciais que se registavam no pré-teste. A análise qualitativa do impacto do PPFL aponta para um incremento na motivação para ler, no envolvimento da família e para a mudança de práticas por parte dos professores envolvidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44485
url http://hdl.handle.net/1822/44485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Viana, F. L. & Borges, M. (2016). Promover a fluência em leitura: Um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
1984-0411
10.1590/0104-4060.48023
http://www.scielo.br/pdf/er/n62/1984-0411-er-62-00033.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná (UFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná (UFPR)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132381542612992