As infâncias de Manoel de Barros e os devaneios de uma docente em formação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252086 |
Resumo: | O objetivo central deste estudo reside na exploração e análise da subvalorização da infância e do reconhecimento da criança como um indivíduo com direitos inalienáveis. Isso será realizado por meio de um diálogo crítico com os escritos presentes na obra "Memórias Inventadas - A Infância", escrita por Manoel de Barros. A questão central que este trabalho busca abordar é até que ponto a infância perdura e se, de fato, um dia deixa de existir. Importante salientar que as vivências da autora deste trabalho permeiam todo o projeto, proporcionando aos leitores uma visão mais pessoal e subjetiva em relação à infância. Essas perspectivas são ancoradas em pesquisas e estudos relacionados ao tema, que foram reunidos por meio de um rigoroso levantamento bibliográfico. Assim, o cerne desta pesquisa consiste na reflexão sobre o tratamento que dispensamos à infância. Por meio da análise crítica da obra de Manoel de Barros e do acúmulo de conhecimento proveniente de diversas fontes, pretende-se iluminar e questionar as maneiras pelas quais a infância é percebida e valorizada em nossa sociedade. Nesse sentido, também é preciso destacar que a criança está muito distante da ideia de infans, proveniente do latim, que significa aquele que não fala, infans não é o “vir a ser”, somos seres completos desde nosso surgimento. |
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As infâncias de Manoel de Barros e os devaneios de uma docente em formaçãoManoel de Barros' childhoods and the daydreams of a teacher in trainingManoel de BarrosSociedadeInfânciaSocietyChildhoodO objetivo central deste estudo reside na exploração e análise da subvalorização da infância e do reconhecimento da criança como um indivíduo com direitos inalienáveis. Isso será realizado por meio de um diálogo crítico com os escritos presentes na obra "Memórias Inventadas - A Infância", escrita por Manoel de Barros. A questão central que este trabalho busca abordar é até que ponto a infância perdura e se, de fato, um dia deixa de existir. Importante salientar que as vivências da autora deste trabalho permeiam todo o projeto, proporcionando aos leitores uma visão mais pessoal e subjetiva em relação à infância. Essas perspectivas são ancoradas em pesquisas e estudos relacionados ao tema, que foram reunidos por meio de um rigoroso levantamento bibliográfico. Assim, o cerne desta pesquisa consiste na reflexão sobre o tratamento que dispensamos à infância. Por meio da análise crítica da obra de Manoel de Barros e do acúmulo de conhecimento proveniente de diversas fontes, pretende-se iluminar e questionar as maneiras pelas quais a infância é percebida e valorizada em nossa sociedade. Nesse sentido, também é preciso destacar que a criança está muito distante da ideia de infans, proveniente do latim, que significa aquele que não fala, infans não é o “vir a ser”, somos seres completos desde nosso surgimento.The central aim of this study lies in the exploration and analysis of the undervaluation of childhood and the recognition of the child as an individual with inalienable rights. This will be accomplished through a critical dialogue with the writings found in the work "Memórias Inventadas - A Infância," written by Manoel de Barros. The key question that this work seeks to address is to what extent childhood endures and whether it truly ceases to exist at any point. It is important to emphasize that the author's own experiences permeate the entire project, providing readers with a more personal and subjective perspective on childhood. These perspectives are grounded in research and studies related to the subject, which have been gathered through a rigorous literature review. Thus, the core of this research consists of reflecting on the treatment we give to childhood. Through the critical analysis of Manoel de Barros' work and the accumulation of knowledge from various sources, the intention is to illuminate and question the ways in which childhood is perceived and valued in our society. In this regard, it is also necessary to highlight that the child is far removed from the idea of "infans," derived from Latin, which means "one who does not speak." Infans is not a "becoming"; we are complete beings from our inception.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizeti [UNESP]Santos, Ana Clara dos2023-12-18T16:42:20Z2023-12-18T16:42:20Z2023-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-27T06:56:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252086Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-27T06:56:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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