A descrição da construção coletiva do Programa Antibullying em uma rede de ensino: para que a convivência ética seja valor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/213976 |
Resumo: | A pós-modernidade nos faz refletir a todo o momento sobre as formas de violência que acometem crianças e adolescentes no cotidiano escolar. O bullying, um tipo de violência intencionalentre pares, que acomete meninos e meninas no cotidiano da escola não é o único problema de convivência enfrentado porcrianças e adolescentes nas escolas brasileiras e do mundo todo, mas é a mais cruel delas. Leis no Brasil garantem o direito dos alunos e alunas encontrarem em suas escolas um ambiente de respeito, proteção e bem-estar. Pesquisas realizadas no Brasil e no mundo apontam a importância do que diz a lei brasileira de combate ao bullying: é pela cultura da paz, ou seja, é pela organização de programas intencionais, organizados e planejados coletivamente que será possível a superação do bullying e a valorização da convivência. Para tanto, é presente tanto na lei quanto nas investigações conduzidas sobre o problema, que a formação docente se estabeleçacomo condição paraque sejam sistematizadasas ações de um programa de combate ao bullying, e, por que não dizer, aos demais problemas de convivência também encontrados nas instituições de ensino. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivos:1)Descrever o processo de construção do ProgramaAntibullying em uma rede municipal de ensino; 2)Investigar as possíveis mudanças ocorridas na compreensão dos docentes a respeito dos temas estudados nas formações e suas percepções sobre a implementação de ações com os alunos no processo de construção do ProgramaAntibullying; 3) Constatar evidências que se referem aos avanços percebidos pelos professores e professoras em seus alunos e alunas. Participaram da pesquisa professores, professoras e toda a parte gestorade 25 escolas de uma rede de ensino público municipal do interior paulista, escolhida por conveniência.Tal escolha realizou-se em função da procurapela formação especializada do GEPEM pela Secretaria Municipal de Educação.Para o levantamento das informaçõesutilizamos um questionário no formato on-line,através da plataforma Google Forms. O instrumento de pesquisa –um questionário com perguntas fechadas e abertas –foi construído por pesquisadores do GEPEM, a partir de dois grupos de perguntas: quanto às questões de fundamentação teórica e implantação das ações na prática dos docentes e quanto àorganização da proposta de condução das formações. O instrumento foi aplicado no ano de 2018 com a participação de 68 professores. Os respondentes em 2018 fazem parte de dois grupos: 44 participantes de continuidadeque iniciaram o programa em 2017e 24 iniciantes. Em 2019 a pesquisa contou com a participação de todos os professores da rede, sendo 68do grupo de continuidade e 160do grupo de iniciantes, totalizando 228professores e professoras de creche ao Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada foium estudo de campo de caráter exploratório descritivo com abordagens qualitativas e quantitativas. Nas análises quantitativasconstatamos que houve uma evolução nos níveis de respostas dos sujeitos que passaram pelas formações dos especialistas do GEPEM (níveis 2 e 3),no ano de 2018, se comparadas com as respostas de 2019, com os formadores multiplicadores (níveis 3 e 4). Encontramos também que as respostas da análise qualitativa -tanto em relação à formação do GEPEMquanto à formação por multiplicação -surtiram reflexos de mudanças nos comportamentos das crianças relacionados a temas como, por exemplo: expressão de sentimentos, reconhecimento de sentimentos, autonomia na resolução de conflitos, entre outros, que podem ser observados na apresentação dos resultados.Os resultados nos mostraram que é possível a construção coletiva de um programa antibullying,vista a continuidade dos trabalhos,e que asações demultiplicação surtiramefeitos positivos.Tais fatos impelem a formulação de políticas públicas que possam garantir a ininterrupção dessas conquistas. |
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A descrição da construção coletiva do Programa Antibullying em uma rede de ensino: para que a convivência ética seja valorThe description of the collective construction of the Antibullying Program in a school system: so that ethical coexistence is a valueBullyingPrograma AntibullyingDescriçãoFormação docenteA pós-modernidade nos faz refletir a todo o momento sobre as formas de violência que acometem crianças e adolescentes no cotidiano escolar. O bullying, um tipo de violência intencionalentre pares, que acomete meninos e meninas no cotidiano da escola não é o único problema de convivência enfrentado porcrianças e adolescentes nas escolas brasileiras e do mundo todo, mas é a mais cruel delas. Leis no Brasil garantem o direito dos alunos e alunas encontrarem em suas escolas um ambiente de respeito, proteção e bem-estar. Pesquisas realizadas no Brasil e no mundo apontam a importância do que diz a lei brasileira de combate ao bullying: é pela cultura da paz, ou seja, é pela organização de programas intencionais, organizados e planejados coletivamente que será possível a superação do bullying e a valorização da convivência. Para tanto, é presente tanto na lei quanto nas investigações conduzidas sobre o problema, que a formação docente se estabeleçacomo condição paraque sejam sistematizadasas ações de um programa de combate ao bullying, e, por que não dizer, aos demais problemas de convivência também encontrados nas instituições de ensino. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivos:1)Descrever o processo de construção do ProgramaAntibullying em uma rede municipal de ensino; 2)Investigar as possíveis mudanças ocorridas na compreensão dos docentes a respeito dos temas estudados nas formações e suas percepções sobre a implementação de ações com os alunos no processo de construção do ProgramaAntibullying; 3) Constatar evidências que se referem aos avanços percebidos pelos professores e professoras em seus alunos e alunas. Participaram da pesquisa professores, professoras e toda a parte gestorade 25 escolas de uma rede de ensino público municipal do interior paulista, escolhida por conveniência.Tal escolha realizou-se em função da procurapela formação especializada do GEPEM pela Secretaria Municipal de Educação.Para o levantamento das informaçõesutilizamos um questionário no formato on-line,através da plataforma Google Forms. O instrumento de pesquisa –um questionário com perguntas fechadas e abertas –foi construído por pesquisadores do GEPEM, a partir de dois grupos de perguntas: quanto às questões de fundamentação teórica e implantação das ações na prática dos docentes e quanto àorganização da proposta de condução das formações. O instrumento foi aplicado no ano de 2018 com a participação de 68 professores. Os respondentes em 2018 fazem parte de dois grupos: 44 participantes de continuidadeque iniciaram o programa em 2017e 24 iniciantes. Em 2019 a pesquisa contou com a participação de todos os professores da rede, sendo 68do grupo de continuidade e 160do grupo de iniciantes, totalizando 228professores e professoras de creche ao Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada foium estudo de campo de caráter exploratório descritivo com abordagens qualitativas e quantitativas. Nas análises quantitativasconstatamos que houve uma evolução nos níveis de respostas dos sujeitos que passaram pelas formações dos especialistas do GEPEM (níveis 2 e 3),no ano de 2018, se comparadas com as respostas de 2019, com os formadores multiplicadores (níveis 3 e 4). Encontramos também que as respostas da análise qualitativa -tanto em relação à formação do GEPEMquanto à formação por multiplicação -surtiram reflexos de mudanças nos comportamentos das crianças relacionados a temas como, por exemplo: expressão de sentimentos, reconhecimento de sentimentos, autonomia na resolução de conflitos, entre outros, que podem ser observados na apresentação dos resultados.Os resultados nos mostraram que é possível a construção coletiva de um programa antibullying,vista a continuidade dos trabalhos,e que asações demultiplicação surtiramefeitos positivos.Tais fatos impelem a formulação de políticas públicas que possam garantir a ininterrupção dessas conquistas.The post-modernity makes us reflect all the time on the types of violence that injures children and teenagers in their daily lives at school. Bullying, an intentional type of violence between pairs that injures boys and girls in their daily school lives, is not the only conviviality problem faced by children and teenagers in Brazilian schools and all over the world, but is the most cruel of all of them. Laws in Brazil ensure the right of students to find in their schools a place of respect, protection and well-being. Research made in Brazil and in the world show the importance of what is said in the Brazilian law against bullying: it is for the peace culture, in other words, it is through the organization of intentional programs, collectively organized and planned, that the overcoming of bullying and the valuing of conviviality will be possible. Therefore, it is shown both in the law and in the conducted investigations regarding the problem that the teachers’ formation establishes itself as a condition to systematize actions of a program against bullying and also, not to mention, of other conviviality problems also found in educational institutions. In this sense, the present research aims to: 1) Describe the building process of an Antibullying Program in a municipal education network; 2) Investigate the possible changes occured in the comprehension of teachers regarding the studied themes in the formations and their perceptions about the establishment of actions with the students in the building process of the Antibullying Program; 3) Verify evidence regarding the progress noticed by the teachers in their students. Teachers and managers of 25 schools from a municipal public education network, chosen by convenience in the interior of the State of Sao Paulo, participated in this research. This choice was made due to the search for a specialized formation of GEPEM through the Municipal Secretary of Education. In order to gather information we used an online questionnaire, through the Google Forms platform. The research instrument – a questionnaire with open-ended and closed-ended questions – was created by GEPEM researchers through two groups of questions: regarding theoretical foundation and the implantation of actions in teachers’ practice and regarding the organization of the formations leading proposal. The instrument was used in the year of 2018 with the participation of 68 teachers. The participants of 2018 are part of two groups: 44 participants of permanence, who started the program in 2017, and 24 beginners. In 2019 all the teachers from public schools participated in the research, 68 from the permanent group and 160 from the beginners group, in a total number of 228 teachers from nursery to Elementary School. The methodology used was a descriptive exploratory character field of study with qualitative and quantitative approaches. Through the qualitative analysis we verified an evolution regarding the levels of answers of the ones who had participated in the formations of the GEPEM specialists (levels 2 and 3), in the year of 2018, when compared with the answers of 2019 with the multiplier formers (levels 3 and 4). We have also discovered that the answers of the qualitative analysis – regarding both GEPEM formation and the multiplying formation – reflected changes in the children’s behavior related to themes such as: expressing feelings, feelings acknowledgement, autonomy in the resolution of conflicts, among others, that can be observed in the presentation of the results. The results showed us that the collective building of an antibullying program is possible due to the continuous work, and that the multiplying actions led to positive effects. These facts prompt to the formulation of public policies that could ensure the uninterruption of these achievements.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tognetta, Luciene Regina Paulino [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Natália Cristina Pupin [UNESP]2021-08-12T16:18:08Z2021-08-12T16:18:08Z2021-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21397633004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:55:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213976Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:00:52.375971Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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