VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA SILVA BEZERRA, DAGMAR DNALVA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1362
Resumo: Este artigo é resultado de pesquisa que objetivou analisar as concepções e as propostas de ação do programa Políticas de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying elaborado pela Seduc/GO. Trata-se de pesquisa documental que analisa o conteúdo do programa à luz das teorias que embasam a temática. Este exercício de reflexão teve a intenção de compreender as contradições e relações entre a atual situação das instituições escolares diante do fenômeno violência e as ações propostas pelos gestores da educação. Com um olhar histórico-crítico, percebeu-se a necessidade de propostas efetivas do Estado na implementação de ações que proporcionem a desconstrução de preconceitos e a eliminação de elementos que, dia a dia, impedem as trocas e interações sociais construtivas no espaço escolar, comprometendo os processos de ensino e de aprendizagem.
id UFPI-5_9037619eebea8d17bf8fd83fc25aa2ad
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1362
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GOEscolaViolênciaPrograma AntibullyingConcepçõesEste artigo é resultado de pesquisa que objetivou analisar as concepções e as propostas de ação do programa Políticas de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying elaborado pela Seduc/GO. Trata-se de pesquisa documental que analisa o conteúdo do programa à luz das teorias que embasam a temática. Este exercício de reflexão teve a intenção de compreender as contradições e relações entre a atual situação das instituições escolares diante do fenômeno violência e as ações propostas pelos gestores da educação. Com um olhar histórico-crítico, percebeu-se a necessidade de propostas efetivas do Estado na implementação de ações que proporcionem a desconstrução de preconceitos e a eliminação de elementos que, dia a dia, impedem as trocas e interações sociais construtivas no espaço escolar, comprometendo os processos de ensino e de aprendizagem.Universidade Federal do Piauí2013-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1362Languages, Education and Society; No. 28 (2013); 43-64Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 28 (2013); 43-64Linguagens, Educação e Sociedade; n. 28 (2013); 43-642526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1362/1212Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA BEZERRA, DAGMAR DNALVA 2022-02-02T18:38:02Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1362Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:38:02Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO
title VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO
spellingShingle VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO
DA SILVA BEZERRA, DAGMAR DNALVA
Escola
Violência
Programa Antibullying
Concepções
title_short VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO
title_full VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO
title_fullStr VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO
title_full_unstemmed VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO
title_sort VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO
author DA SILVA BEZERRA, DAGMAR DNALVA
author_facet DA SILVA BEZERRA, DAGMAR DNALVA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DA SILVA BEZERRA, DAGMAR DNALVA
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Violência
Programa Antibullying
Concepções
topic Escola
Violência
Programa Antibullying
Concepções
description Este artigo é resultado de pesquisa que objetivou analisar as concepções e as propostas de ação do programa Políticas de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying elaborado pela Seduc/GO. Trata-se de pesquisa documental que analisa o conteúdo do programa à luz das teorias que embasam a temática. Este exercício de reflexão teve a intenção de compreender as contradições e relações entre a atual situação das instituições escolares diante do fenômeno violência e as ações propostas pelos gestores da educação. Com um olhar histórico-crítico, percebeu-se a necessidade de propostas efetivas do Estado na implementação de ações que proporcionem a desconstrução de preconceitos e a eliminação de elementos que, dia a dia, impedem as trocas e interações sociais construtivas no espaço escolar, comprometendo os processos de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1362
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1362/1212
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 28 (2013); 43-64
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 28 (2013); 43-64
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 28 (2013); 43-64
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443376939008