Fermentação divertida: introdução à ciência através de atividade culinária investigativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=451 http://hdl.handle.net/11449/126252 |
Resumo: | Com o objetivo de abordar tópicos relacionados ao ensino de Ciências de forma lúdica, a obra traz material didático-pedagógico que busca despertar motivação e interesse de jovens alunos durante o aprendizado de conceitos referentes ao processo de fermentação. A atividade abordada é a transformação do leite em iogurte. A atividade torna-se especialmente atraente para os alunos por ser o iogurte um produto bastante conhecido dos jovens e por eles apreciado. A escolha desse produto como objeto da experiência se baseia na ideia de que uma atividade investigativa envolvendo a culinária pode resultar em uma maneira de aproximação de tópicos abordados no ensino de Ciências com a realidade da criança, resultando na produção de significado para os alunos. Além disso, a experiência inclui uma forma “caseira” e igualmente atraente de medição de níveis acidez de alimentos, por meio de um suco de repolho roxo, denominado pelos autores de Suco Mágico, cuja cor se altera em contato com produtos ácidos. O material, com linguagem acessível, fotos didáticas e ilustrações bem-humoradas, é composto de slides em Power Point, textos de apoio ao professor e vídeos autoexplicativos que podem ser acessados em página da internet.Na obra os autores não apenas disponibilizam o material pedagógico, como propõem o método de abordagem das questões pelos professores em sala de aula. Integram o livro material de apoio para os professores sobre fermentação láctica, apresentação de slides e passo a passo de como fazer o iogurte. |
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