Formação de educadores de jovens e adultos crítico-reflexivos: o papel da extensão universitária e a perspectiva da inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Regina Aparecida Ribeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143576
Resumo: Problematizar a prática pedagógica e criar alternativas de solução é o desafio do PEJA/UNESP/Campus de Assis, desenvolvido junto a estudantes dos cursos de licenciatura em Letras, História, Ciências Biológicas e Psicologia. Isto implica problematizar o processo pedagógico por meio da exploração do mundo-vivido de educandos e educadores. Neste sentido, a perspectiva da formação inicial de educadores e de formação continuada na educação de jovens e adultos ganha contornos expressivos e impõe para o educador a necessidade urgente de ressignificá-la por meio de uma práxis que possibilite a construção de processos de inclusão, que não excluam os que não podem se enquadrar nos modelos propostos, como por exemplo: grades curriculares e conteúdos programáticos previamente estabelecidos, rígidos e que não contemplam os conhecimentos anteriores dos educandos e suas condições atuais de vida. Participam deste projeto, neste ano de 2005, 5 bolsistas/PROEX, 3 bolsistas/ BAE, 8 voluntários, atendendo a, aproximadamente, 100 alunos da comunidade assisensse, que não concluíram o ensino fundamental. tendo como princípio tais elementos, torna-se imperativo a valorização das competências mais fundamentais, em que o aprender a aprender se constitui no mais significativo, em detrimento da mera instrução. Isto é válido tanto para o educador que emerge desta prática, quanto para o educando. Procedimentos de pesquisa-ação, traduzidos em processos de ação-reflexão-ação, envolvem todos os momentos deste trabalho: tanto na prática de sala de aula, no encontro entre educadores e educandos, quanto nas reuniões-diálogo entre educadores e coordenadoras do projeto, quanto no momento em que se planejam as atividades e no tocante à elaboração de textos científicos ( para participação em eventos de formação e científicos e/ou para elaboração de projetos de pesquisa. Face a essa concepção do real, a leitura e a escrita encerram novos significados. Torna-se imprescindível o desenvolvimento de ambas a partir da perspectiva cultural do letramento. Os resultados se expressam na construção de um processo de formação de educadores críticos e conscientes de seu papel na sociedade, dotados de elementos emancipatórios e preocupados com a autonomia de seus educandos. Isto permite fazer do PEJA/ASSIS um espaço de educação e de formação de educadores, que se traduz numa constante ação-reflexão-ação, distinta, portanto, de um mecanismo dissimulatório de inclusão do aluno à sala de aula, à escola e à sociedade em geral.
id UNSP_4b3388169e26a7a4b301d6722536e958
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143576
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de educadores de jovens e adultos crítico-reflexivos: o papel da extensão universitária e a perspectiva da inclusão socialProblematizar a prática pedagógica e criar alternativas de solução é o desafio do PEJA/UNESP/Campus de Assis, desenvolvido junto a estudantes dos cursos de licenciatura em Letras, História, Ciências Biológicas e Psicologia. Isto implica problematizar o processo pedagógico por meio da exploração do mundo-vivido de educandos e educadores. Neste sentido, a perspectiva da formação inicial de educadores e de formação continuada na educação de jovens e adultos ganha contornos expressivos e impõe para o educador a necessidade urgente de ressignificá-la por meio de uma práxis que possibilite a construção de processos de inclusão, que não excluam os que não podem se enquadrar nos modelos propostos, como por exemplo: grades curriculares e conteúdos programáticos previamente estabelecidos, rígidos e que não contemplam os conhecimentos anteriores dos educandos e suas condições atuais de vida. Participam deste projeto, neste ano de 2005, 5 bolsistas/PROEX, 3 bolsistas/ BAE, 8 voluntários, atendendo a, aproximadamente, 100 alunos da comunidade assisensse, que não concluíram o ensino fundamental. tendo como princípio tais elementos, torna-se imperativo a valorização das competências mais fundamentais, em que o aprender a aprender se constitui no mais significativo, em detrimento da mera instrução. Isto é válido tanto para o educador que emerge desta prática, quanto para o educando. Procedimentos de pesquisa-ação, traduzidos em processos de ação-reflexão-ação, envolvem todos os momentos deste trabalho: tanto na prática de sala de aula, no encontro entre educadores e educandos, quanto nas reuniões-diálogo entre educadores e coordenadoras do projeto, quanto no momento em que se planejam as atividades e no tocante à elaboração de textos científicos ( para participação em eventos de formação e científicos e/ou para elaboração de projetos de pesquisa. Face a essa concepção do real, a leitura e a escrita encerram novos significados. Torna-se imprescindível o desenvolvimento de ambas a partir da perspectiva cultural do letramento. Os resultados se expressam na construção de um processo de formação de educadores críticos e conscientes de seu papel na sociedade, dotados de elementos emancipatórios e preocupados com a autonomia de seus educandos. Isto permite fazer do PEJA/ASSIS um espaço de educação e de formação de educadores, que se traduz numa constante ação-reflexão-ação, distinta, portanto, de um mecanismo dissimulatório de inclusão do aluno à sala de aula, à escola e à sociedade em geral.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)Siqueira, Regina Aparecida Ribeiro [UNESP]2016-09-01T13:58:08Z2016-09-01T13:58:08Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject086application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 086http://hdl.handle.net/11449/1435762005-086-siqueira.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:45:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143576Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:29:44.080688Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de educadores de jovens e adultos crítico-reflexivos: o papel da extensão universitária e a perspectiva da inclusão social
title Formação de educadores de jovens e adultos crítico-reflexivos: o papel da extensão universitária e a perspectiva da inclusão social
spellingShingle Formação de educadores de jovens e adultos crítico-reflexivos: o papel da extensão universitária e a perspectiva da inclusão social
Siqueira, Regina Aparecida Ribeiro [UNESP]
title_short Formação de educadores de jovens e adultos crítico-reflexivos: o papel da extensão universitária e a perspectiva da inclusão social
title_full Formação de educadores de jovens e adultos crítico-reflexivos: o papel da extensão universitária e a perspectiva da inclusão social
title_fullStr Formação de educadores de jovens e adultos crítico-reflexivos: o papel da extensão universitária e a perspectiva da inclusão social
title_full_unstemmed Formação de educadores de jovens e adultos crítico-reflexivos: o papel da extensão universitária e a perspectiva da inclusão social
title_sort Formação de educadores de jovens e adultos crítico-reflexivos: o papel da extensão universitária e a perspectiva da inclusão social
author Siqueira, Regina Aparecida Ribeiro [UNESP]
author_facet Siqueira, Regina Aparecida Ribeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Regina Aparecida Ribeiro [UNESP]
description Problematizar a prática pedagógica e criar alternativas de solução é o desafio do PEJA/UNESP/Campus de Assis, desenvolvido junto a estudantes dos cursos de licenciatura em Letras, História, Ciências Biológicas e Psicologia. Isto implica problematizar o processo pedagógico por meio da exploração do mundo-vivido de educandos e educadores. Neste sentido, a perspectiva da formação inicial de educadores e de formação continuada na educação de jovens e adultos ganha contornos expressivos e impõe para o educador a necessidade urgente de ressignificá-la por meio de uma práxis que possibilite a construção de processos de inclusão, que não excluam os que não podem se enquadrar nos modelos propostos, como por exemplo: grades curriculares e conteúdos programáticos previamente estabelecidos, rígidos e que não contemplam os conhecimentos anteriores dos educandos e suas condições atuais de vida. Participam deste projeto, neste ano de 2005, 5 bolsistas/PROEX, 3 bolsistas/ BAE, 8 voluntários, atendendo a, aproximadamente, 100 alunos da comunidade assisensse, que não concluíram o ensino fundamental. tendo como princípio tais elementos, torna-se imperativo a valorização das competências mais fundamentais, em que o aprender a aprender se constitui no mais significativo, em detrimento da mera instrução. Isto é válido tanto para o educador que emerge desta prática, quanto para o educando. Procedimentos de pesquisa-ação, traduzidos em processos de ação-reflexão-ação, envolvem todos os momentos deste trabalho: tanto na prática de sala de aula, no encontro entre educadores e educandos, quanto nas reuniões-diálogo entre educadores e coordenadoras do projeto, quanto no momento em que se planejam as atividades e no tocante à elaboração de textos científicos ( para participação em eventos de formação e científicos e/ou para elaboração de projetos de pesquisa. Face a essa concepção do real, a leitura e a escrita encerram novos significados. Torna-se imprescindível o desenvolvimento de ambas a partir da perspectiva cultural do letramento. Os resultados se expressam na construção de um processo de formação de educadores críticos e conscientes de seu papel na sociedade, dotados de elementos emancipatórios e preocupados com a autonomia de seus educandos. Isto permite fazer do PEJA/ASSIS um espaço de educação e de formação de educadores, que se traduz numa constante ação-reflexão-ação, distinta, portanto, de um mecanismo dissimulatório de inclusão do aluno à sala de aula, à escola e à sociedade em geral.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:08Z
2016-09-01T13:58:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 086
http://hdl.handle.net/11449/143576
2005-086-siqueira.pdf
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143576
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 086
2005-086-siqueira.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 086
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128367887646720