O ensino do voleibol na escola: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venturini, Isabella Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252312
Resumo: O ensino dos esportes é algo que vem sendo discutido no mundo acadêmico, principalmente após o regime militar, sendo um deles, o voleibol. Entre saques, ataques e manchetes, este esporte possui naturalizada em seu ensino a maneira tecnicista, sendo muito pouco investido em estratégias que torne essa maneira de lecionar mais rica de conhecimentos e experiências boas. Nessa linha, o objetivo deste estudo é de apresentar o estado da arte da produção acadêmica no campo de ensinar o voleibol na escola, reunindo os principais métodos e estratégias de ensino-aprendizagem utilizados. Para isso, na perspectiva qualitativa, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, analisando posteriormente, os trabalhos obtidos. Esse estudo foi dividido em capítulos e é apresentado em três partes: Na primeira, é apresentada uma contextualização sobre o esporte na escola. Já no capítulo seguinte teremos um histórico do voleibol; suas principais características; qual sua trajetória até chegar ao Brasil e como ele aparece na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, é apresentada uma revisão sistemática das principais estratégias de ensino, relacionadas ao voleibol. O foco da pesquisa canalizou-se em 6 estudos publicados nos últimos 7 anos (no período 2016 a 2023), sendo fomentado pela Resolução SE nº 4 de 15 de janeiro de 2016 que é uma das mais recentes legislações que rege as Atividades Curriculares Desportivas (ACDs). Concluindo, verificamos que temos uma crescente de métodos que exigem o exercício cognitivo do aluno antes ou depois da prática, como a Praxiologia Motriz e a metodologia ativa, de forma que estabeleça um ensino mais completo dos esportes e o grande uso dos materiais didáticos digitais seguindo a Pedagogia do Esporte.
id UNSP_4b774f681e885231f023933bd8ef8ee3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252312
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino do voleibol na escola: uma revisão de literaturaTeaching volleyball at school: a literature reviewEnsinoVoleibolMetodologiasEsratégias de ensinoEscolaTeachingVolleyballMethodologiesTeaching strategiesSchoolO ensino dos esportes é algo que vem sendo discutido no mundo acadêmico, principalmente após o regime militar, sendo um deles, o voleibol. Entre saques, ataques e manchetes, este esporte possui naturalizada em seu ensino a maneira tecnicista, sendo muito pouco investido em estratégias que torne essa maneira de lecionar mais rica de conhecimentos e experiências boas. Nessa linha, o objetivo deste estudo é de apresentar o estado da arte da produção acadêmica no campo de ensinar o voleibol na escola, reunindo os principais métodos e estratégias de ensino-aprendizagem utilizados. Para isso, na perspectiva qualitativa, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, analisando posteriormente, os trabalhos obtidos. Esse estudo foi dividido em capítulos e é apresentado em três partes: Na primeira, é apresentada uma contextualização sobre o esporte na escola. Já no capítulo seguinte teremos um histórico do voleibol; suas principais características; qual sua trajetória até chegar ao Brasil e como ele aparece na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, é apresentada uma revisão sistemática das principais estratégias de ensino, relacionadas ao voleibol. O foco da pesquisa canalizou-se em 6 estudos publicados nos últimos 7 anos (no período 2016 a 2023), sendo fomentado pela Resolução SE nº 4 de 15 de janeiro de 2016 que é uma das mais recentes legislações que rege as Atividades Curriculares Desportivas (ACDs). Concluindo, verificamos que temos uma crescente de métodos que exigem o exercício cognitivo do aluno antes ou depois da prática, como a Praxiologia Motriz e a metodologia ativa, de forma que estabeleça um ensino mais completo dos esportes e o grande uso dos materiais didáticos digitais seguindo a Pedagogia do Esporte.The teaching of sports is something that has been discussed in the academic world, especially after the military regime, one of them being volleyball. Between serves, attacks and headlines, this sport has a naturalized technical approach in its teaching, with very little investment in strategies that make this way of teaching richer in knowledge and good experiences. Along these lines, the objective of this study is to present the state of the art of academic production in the field of teaching volleyball at school, bringing together the main teaching-learning methods and strategies used. For this, from a qualitative perspective, a systematic literature review was carried out, subsequently analyzing the works obtained. This study was divided into chapters and is presented in three parts: In the first, a contextualization of sport at school is presented. In the next chapter we will have a history of volleyball; its main characteristics; what his trajectory was until he arrived in Brazil and how he appears in the National Common Curricular Base (BNCC). Finally, a systematic review of the main teaching strategies related to volleyball is presented. The focus of the research was channeled into 6 studies published in the last 7 years (from 2016 to 2023), being promoted by Resolution SE nº 4 of January 15, 2016, which is one of the most recent legislations that governs Sports Curricular Activities ( ACDs). In conclusion, we see that we have a growing number of methods that require cognitive exercise from the student before or after practice, such as Motor Praxiology and active methodology, in order to establish a more complete teaching of sports and the great use of digital teaching materials following Sports Pedagogy.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP]Venturini, Isabella Rodrigues2024-01-03T11:58:22Z2024-01-03T11:58:22Z2023-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVENTURINI, Isabella R. Ensino do voleibol na escola: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Faculdade de Ciências, Bauru, Universidade Estadual Pualista (Unesp), 2023.https://hdl.handle.net/11449/252312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:04:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252312Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:43:39.412761Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do voleibol na escola: uma revisão de literatura
Teaching volleyball at school: a literature review
title O ensino do voleibol na escola: uma revisão de literatura
spellingShingle O ensino do voleibol na escola: uma revisão de literatura
Venturini, Isabella Rodrigues
Ensino
Voleibol
Metodologias
Esratégias de ensino
Escola
Teaching
Volleyball
Methodologies
Teaching strategies
School
title_short O ensino do voleibol na escola: uma revisão de literatura
title_full O ensino do voleibol na escola: uma revisão de literatura
title_fullStr O ensino do voleibol na escola: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed O ensino do voleibol na escola: uma revisão de literatura
title_sort O ensino do voleibol na escola: uma revisão de literatura
author Venturini, Isabella Rodrigues
author_facet Venturini, Isabella Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Venturini, Isabella Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Voleibol
Metodologias
Esratégias de ensino
Escola
Teaching
Volleyball
Methodologies
Teaching strategies
School
topic Ensino
Voleibol
Metodologias
Esratégias de ensino
Escola
Teaching
Volleyball
Methodologies
Teaching strategies
School
description O ensino dos esportes é algo que vem sendo discutido no mundo acadêmico, principalmente após o regime militar, sendo um deles, o voleibol. Entre saques, ataques e manchetes, este esporte possui naturalizada em seu ensino a maneira tecnicista, sendo muito pouco investido em estratégias que torne essa maneira de lecionar mais rica de conhecimentos e experiências boas. Nessa linha, o objetivo deste estudo é de apresentar o estado da arte da produção acadêmica no campo de ensinar o voleibol na escola, reunindo os principais métodos e estratégias de ensino-aprendizagem utilizados. Para isso, na perspectiva qualitativa, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, analisando posteriormente, os trabalhos obtidos. Esse estudo foi dividido em capítulos e é apresentado em três partes: Na primeira, é apresentada uma contextualização sobre o esporte na escola. Já no capítulo seguinte teremos um histórico do voleibol; suas principais características; qual sua trajetória até chegar ao Brasil e como ele aparece na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, é apresentada uma revisão sistemática das principais estratégias de ensino, relacionadas ao voleibol. O foco da pesquisa canalizou-se em 6 estudos publicados nos últimos 7 anos (no período 2016 a 2023), sendo fomentado pela Resolução SE nº 4 de 15 de janeiro de 2016 que é uma das mais recentes legislações que rege as Atividades Curriculares Desportivas (ACDs). Concluindo, verificamos que temos uma crescente de métodos que exigem o exercício cognitivo do aluno antes ou depois da prática, como a Praxiologia Motriz e a metodologia ativa, de forma que estabeleça um ensino mais completo dos esportes e o grande uso dos materiais didáticos digitais seguindo a Pedagogia do Esporte.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18
2024-01-03T11:58:22Z
2024-01-03T11:58:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VENTURINI, Isabella R. Ensino do voleibol na escola: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Faculdade de Ciências, Bauru, Universidade Estadual Pualista (Unesp), 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252312
identifier_str_mv VENTURINI, Isabella R. Ensino do voleibol na escola: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Faculdade de Ciências, Bauru, Universidade Estadual Pualista (Unesp), 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128554721869824