Uma análise Bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Audi, Amanda Godoi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253645
Resumo: Esta pesquisa, decorrente da dissertação de Audi (2018), tem como objeto de estudo o Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (PPGEDC) da Unesp/Bauru. A questão norteadora foi: Quais são as forças que interferem nas ações dos agentes e estruturas existentes no PPGEDC que influenciam a atividade acadêmica dos egressos? O objetivo geral é analisar sociologicamente o PPGEDC de acordo com a perspectiva de Bourdieu, buscando compreender o campo no qual o Programa está inserido e as disputas existentes dentro dele, especialmente sob a visão dos egressos. E compreender, assim, quais são as lutas, os agentes, as normas e as leis determinantes para esse campo e subcampo. Os dados foram levantados em relatórios disponibilizados pela Seção de Pós-graduação e no website do Repositório da Unesp; e, aqueles relativos aos sujeitos, foram obtidos a partir das informações contidas em seus currículos Lattes e questionários. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa e documental. Para análise dos dados, foram utilizados princípios da Análise Textual Discursiva. A partir disso, constata-se que os resultados dessa pesquisa geraram reflexões sobre as contribuições profissionais, acadêmicas, políticas e sociais à formação de pesquisadores e, nesse sentido, articular com a qualificação para o Ensino Superior e demais níveis educacionais. Busca-se contribuir para futuras reformulações educacionais e institucionais no PPGEDC, enfocando a formação de pesquisadores e professores de Ciências de elevada qualidade.
id UNSP_4be739981a082337f216a27591b74a87
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253645
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma análise Bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaA Bourdian analysis of the field of Science and Mathematics Teaching in Brazil: the case of the Postgraduate Program in Education for SciencePós-graduaçãoEducação para a CiênciaEnsino de Ciências e MatemáticaBourdieuEsta pesquisa, decorrente da dissertação de Audi (2018), tem como objeto de estudo o Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (PPGEDC) da Unesp/Bauru. A questão norteadora foi: Quais são as forças que interferem nas ações dos agentes e estruturas existentes no PPGEDC que influenciam a atividade acadêmica dos egressos? O objetivo geral é analisar sociologicamente o PPGEDC de acordo com a perspectiva de Bourdieu, buscando compreender o campo no qual o Programa está inserido e as disputas existentes dentro dele, especialmente sob a visão dos egressos. E compreender, assim, quais são as lutas, os agentes, as normas e as leis determinantes para esse campo e subcampo. Os dados foram levantados em relatórios disponibilizados pela Seção de Pós-graduação e no website do Repositório da Unesp; e, aqueles relativos aos sujeitos, foram obtidos a partir das informações contidas em seus currículos Lattes e questionários. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa e documental. Para análise dos dados, foram utilizados princípios da Análise Textual Discursiva. A partir disso, constata-se que os resultados dessa pesquisa geraram reflexões sobre as contribuições profissionais, acadêmicas, políticas e sociais à formação de pesquisadores e, nesse sentido, articular com a qualificação para o Ensino Superior e demais níveis educacionais. Busca-se contribuir para futuras reformulações educacionais e institucionais no PPGEDC, enfocando a formação de pesquisadores e professores de Ciências de elevada qualidade.The focus of this study, conducted as part of Audi's (2018) dissertation, is the Postgraduate Program in Science Education (PPGEDC) at UNESP/Bauru. The driving question is: What are the forces that interfere with the actions of agents and structures within the PPGEDC, influencing the graduates’ academic activity? Our general objective is to conduct a sociological analysis of the PPGEDC, using Bourdieu's perspective, seeking to comprehend the Program’s context and the disputes that arise within it, particularly from the perspective of the graduates. By doing so, we can gain insight into the rules, regulations, agents, and struggles that shape this field and subfield. The data was gathered from reports provided by the Postgraduate Section and the UNESP Repository website. Information regarding the subjects was taken via their Lattes CVs and surveys. This is a case study characterized by its qualitative and documentary traits. Data analysis was conducted using the techniques of Textual Discourse Analysis (DTA).The outcomes of this study have prompted contemplation on the professional, academic, political, and social impacts on the development of researchers. Moreover, these outcomes are closely linked to the enhancement of Higher Education and other educational tiers. With an emphasis on producing topnotch scientists and researchers, the goal is to support upcoming institutional and pedagogical reformulations in the PPGEDCCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Audi, Amanda Godoi2024-03-12T16:05:56Z2024-03-12T16:05:56Z2023-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAUDI, A. G. Uma análise bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência. Orientador: Roberto Nardi. 2023. 179 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253645. Acesso em: 12 de mar. 2024. https://hdl.handle.net/11449/25364578210934795876640000-0002-8913-8326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-13T06:11:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253645Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-03-13T06:11:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise Bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
A Bourdian analysis of the field of Science and Mathematics Teaching in Brazil: the case of the Postgraduate Program in Education for Science
title Uma análise Bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
spellingShingle Uma análise Bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
Audi, Amanda Godoi
Pós-graduação
Educação para a Ciência
Ensino de Ciências e Matemática
Bourdieu
title_short Uma análise Bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
title_full Uma análise Bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
title_fullStr Uma análise Bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
title_full_unstemmed Uma análise Bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
title_sort Uma análise Bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
author Audi, Amanda Godoi
author_facet Audi, Amanda Godoi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Audi, Amanda Godoi
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação
Educação para a Ciência
Ensino de Ciências e Matemática
Bourdieu
topic Pós-graduação
Educação para a Ciência
Ensino de Ciências e Matemática
Bourdieu
description Esta pesquisa, decorrente da dissertação de Audi (2018), tem como objeto de estudo o Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (PPGEDC) da Unesp/Bauru. A questão norteadora foi: Quais são as forças que interferem nas ações dos agentes e estruturas existentes no PPGEDC que influenciam a atividade acadêmica dos egressos? O objetivo geral é analisar sociologicamente o PPGEDC de acordo com a perspectiva de Bourdieu, buscando compreender o campo no qual o Programa está inserido e as disputas existentes dentro dele, especialmente sob a visão dos egressos. E compreender, assim, quais são as lutas, os agentes, as normas e as leis determinantes para esse campo e subcampo. Os dados foram levantados em relatórios disponibilizados pela Seção de Pós-graduação e no website do Repositório da Unesp; e, aqueles relativos aos sujeitos, foram obtidos a partir das informações contidas em seus currículos Lattes e questionários. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa e documental. Para análise dos dados, foram utilizados princípios da Análise Textual Discursiva. A partir disso, constata-se que os resultados dessa pesquisa geraram reflexões sobre as contribuições profissionais, acadêmicas, políticas e sociais à formação de pesquisadores e, nesse sentido, articular com a qualificação para o Ensino Superior e demais níveis educacionais. Busca-se contribuir para futuras reformulações educacionais e institucionais no PPGEDC, enfocando a formação de pesquisadores e professores de Ciências de elevada qualidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-01
2024-03-12T16:05:56Z
2024-03-12T16:05:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AUDI, A. G. Uma análise bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência. Orientador: Roberto Nardi. 2023. 179 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253645. Acesso em: 12 de mar. 2024.
https://hdl.handle.net/11449/253645
7821093479587664
0000-0002-8913-8326
identifier_str_mv AUDI, A. G. Uma análise bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência. Orientador: Roberto Nardi. 2023. 179 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253645. Acesso em: 12 de mar. 2024.
7821093479587664
0000-0002-8913-8326
url https://hdl.handle.net/11449/253645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649883750531072