As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gomes, Maria Laura Magalhães, Andrade, Mirian Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400007
http://hdl.handle.net/11449/8571
Resumo: O artigo - um exame hermenêutico do livro Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, de 1805, de Sylvestre-François Lacroix, enfatizando sua segunda parte, na qual o autor discute seu Curso de Matemática Elementar, uma série de manuais escolares elaborados para a Escola Central das Quatro Nações - tem sua fundamentação ligada à Hermenêutica de Profundidade de Thompson conjugada a procedimentos de investigação textual sugeridos por Genette quanto aos paratextos editoriais. Defende que o livro de Lacroix é uma obra auto-referencial, de cunho claramente autobiográfico, que responde mais aos ideais iluministas da França do Setecentos que às perspectivas do século XIX, quando a obra circulou, tendo sido reeditada por quatro vezes, sob Napoleão, na primeira metade do Oitocentos. Raramente focalizado em trabalhos de pesquisa, o livro - cujas edições estão disponíveis eletronicamente - tem uma única tradução, ainda inédita, para o português.
id UNSP_4c405e1b9753bbd888f856a9bb06fe35
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8571
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particularThe Memoirs of Lacroix: on public education in revolutionary France, in general, and on the teaching of mathematics, in particularS-F Lacroix (1765-1843)Instrução PúblicaEnsino de MatemáticaEssais sur l'enseignement en généralet sur celui des mathématiques en particulierIluminismoS-F. Lacroix (1765-1843)Public InstructionMathematics InstructionEssais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulierEnligthenmentO artigo - um exame hermenêutico do livro Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, de 1805, de Sylvestre-François Lacroix, enfatizando sua segunda parte, na qual o autor discute seu Curso de Matemática Elementar, uma série de manuais escolares elaborados para a Escola Central das Quatro Nações - tem sua fundamentação ligada à Hermenêutica de Profundidade de Thompson conjugada a procedimentos de investigação textual sugeridos por Genette quanto aos paratextos editoriais. Defende que o livro de Lacroix é uma obra auto-referencial, de cunho claramente autobiográfico, que responde mais aos ideais iluministas da França do Setecentos que às perspectivas do século XIX, quando a obra circulou, tendo sido reeditada por quatro vezes, sob Napoleão, na primeira metade do Oitocentos. Raramente focalizado em trabalhos de pesquisa, o livro - cujas edições estão disponíveis eletronicamente - tem uma única tradução, ainda inédita, para o português.The aim of this paper is to analyse the Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, a book published in 1805 by Sylvestre-François Lacroix. In particular, the paper focuses the second part of this book: Lacroix´s remarks on his Cours de Mathématiques, a set of textbooks used in the École Centrale des Quatre-Nations. The article - an hermeneutical exam whose theoretical framework is based on the studies of Thompson (Depth Hermeneutics) and Genette (Editorial Paratexts) - points out that Lacroix´s book is clearly autobiographical and reflects more the values of the Englightenment of the 18th Century than the ideas that predominated in France under Napoleon, even considering that the book was edited and revised four times in the first half of the 19th Century. The book under consideration has never been deeply studied in Math Education literature, and although its four editions are available in digital format, there is only one translation to Portuguese, which is not yet available.Universidade Estadual Paulista Universidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Minas Gerais Departamento de MatemáticaUniversidade Federal de Uberlândia Faculdade de Ciências IntegradasUniversidade Estadual Paulista Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Gomes, Maria Laura MagalhãesAndrade, Mirian Maria2014-05-20T13:26:32Z2014-05-20T13:26:32Z2012-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1227-1260application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400007Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1227-1260, 2012.0103-636Xhttp://hdl.handle.net/11449/857110.1590/S0103-636X2012000400007S0103-636X2012000400007S0103-636X2012000400007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T14:59:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8571Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:03:12.564108Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
The Memoirs of Lacroix: on public education in revolutionary France, in general, and on the teaching of mathematics, in particular
title As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
spellingShingle As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
S-F Lacroix (1765-1843)
Instrução Pública
Ensino de Matemática
Essais sur l'enseignement en général
et sur celui des mathématiques en particulier
Iluminismo
S-F. Lacroix (1765-1843)
Public Instruction
Mathematics Instruction
Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier
Enligthenment
title_short As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
title_full As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
title_fullStr As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
title_full_unstemmed As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
title_sort As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
author Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
author_facet Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Gomes, Maria Laura Magalhães
Andrade, Mirian Maria
author_role author
author2 Gomes, Maria Laura Magalhães
Andrade, Mirian Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
dc.contributor.author.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Gomes, Maria Laura Magalhães
Andrade, Mirian Maria
dc.subject.por.fl_str_mv S-F Lacroix (1765-1843)
Instrução Pública
Ensino de Matemática
Essais sur l'enseignement en général
et sur celui des mathématiques en particulier
Iluminismo
S-F. Lacroix (1765-1843)
Public Instruction
Mathematics Instruction
Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier
Enligthenment
topic S-F Lacroix (1765-1843)
Instrução Pública
Ensino de Matemática
Essais sur l'enseignement en général
et sur celui des mathématiques en particulier
Iluminismo
S-F. Lacroix (1765-1843)
Public Instruction
Mathematics Instruction
Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier
Enligthenment
description O artigo - um exame hermenêutico do livro Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, de 1805, de Sylvestre-François Lacroix, enfatizando sua segunda parte, na qual o autor discute seu Curso de Matemática Elementar, uma série de manuais escolares elaborados para a Escola Central das Quatro Nações - tem sua fundamentação ligada à Hermenêutica de Profundidade de Thompson conjugada a procedimentos de investigação textual sugeridos por Genette quanto aos paratextos editoriais. Defende que o livro de Lacroix é uma obra auto-referencial, de cunho claramente autobiográfico, que responde mais aos ideais iluministas da França do Setecentos que às perspectivas do século XIX, quando a obra circulou, tendo sido reeditada por quatro vezes, sob Napoleão, na primeira metade do Oitocentos. Raramente focalizado em trabalhos de pesquisa, o livro - cujas edições estão disponíveis eletronicamente - tem uma única tradução, ainda inédita, para o português.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
2014-05-20T13:26:32Z
2014-05-20T13:26:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400007
Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1227-1260, 2012.
0103-636X
http://hdl.handle.net/11449/8571
10.1590/S0103-636X2012000400007
S0103-636X2012000400007
S0103-636X2012000400007.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400007
http://hdl.handle.net/11449/8571
identifier_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1227-1260, 2012.
0103-636X
10.1590/S0103-636X2012000400007
S0103-636X2012000400007
S0103-636X2012000400007.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1227-1260
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128452354637824