Ensino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Elisa Maria dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/140159
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-22/000867260.pdf
Resumo: Curricular greening is to initiate environmental education (EE) from a level already established, adapting processes, content and practices to the objectives and principles of EE. The objectives of this research were to analyze the changes in science education curriculum, especially with the implementation of Model School of Integral Educationand, verify that environmental education permeates the contente in the science classes. The methodology were: documental analysis, questionnaires with the school management, science teachers and students of the 6th year and observation of the science classes. The perception of teachers, administrators and students about the alterations (such as experimental practical classes, laboratory and electives classes) were positive for an effective education in science. The documental analysis and questionnaires answered by managers and teachers, pointed that there is posibility to work with Environmental Education in association with the work of the classes of science
id UNSP_4c9bdefe90d888241413d46a8cdff275
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/140159
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientaisCiencia - Estudo e ensino (Elementar)Educação ambientalEnsino fundamentalEnvironmental educationCurricular greening is to initiate environmental education (EE) from a level already established, adapting processes, content and practices to the objectives and principles of EE. The objectives of this research were to analyze the changes in science education curriculum, especially with the implementation of Model School of Integral Educationand, verify that environmental education permeates the contente in the science classes. The methodology were: documental analysis, questionnaires with the school management, science teachers and students of the 6th year and observation of the science classes. The perception of teachers, administrators and students about the alterations (such as experimental practical classes, laboratory and electives classes) were positive for an effective education in science. The documental analysis and questionnaires answered by managers and teachers, pointed that there is posibility to work with Environmental Education in association with the work of the classes of scienceAmbientalizar um currículo é iniciar a educação ambiental (EA) a partir de um patamar já estabelecido, adaptando processos, conteúdos e práticas aos objetivos e princípios da EA. Os objetivos da presente pesquisa foram analisar as modificações ocorridas no currículo de Ensino de Ciências, especialmente com a implementação do Programa de Ensino Integral da escola e verificar se a Educação Ambiental perpassa os conteúdos disciplinares. Como metodologia foram realizadas: Análise documental, questionários com o gestor escolar, professores de ciências e com os alunos do 6° ano e observação das aulas de ciências. Pela visão dos professores, dos gestores e dos alunos, as alterações ocorridas (tais como aulas práticas experimentais, laboratório e disciplinas eletivas) foram positivas para uma efetivação do ensino de ciências. A análise documental, bem como dos questionários respondidos pelos gestores e professores, apontou que existe espaço para o trabalho com Educação Ambiental em conjunto com o trabalho da disciplina de ciênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Dornfeld, Carolina Buso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Elisa Maria dos Santos [UNESP]2016-07-01T13:09:35Z2016-07-01T13:09:35Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Elisa Maria dos Santos. Ensino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientais. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2016.http://hdl.handle.net/11449/140159867260http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-22/000867260.pdf6251319508539238Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T06:05:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140159Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-26T06:05:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientais
title Ensino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientais
spellingShingle Ensino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientais
Ferreira, Elisa Maria dos Santos [UNESP]
Ciencia - Estudo e ensino (Elementar)
Educação ambiental
Ensino fundamental
Environmental education
title_short Ensino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientais
title_full Ensino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientais
title_fullStr Ensino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientais
title_full_unstemmed Ensino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientais
title_sort Ensino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientais
author Ferreira, Elisa Maria dos Santos [UNESP]
author_facet Ferreira, Elisa Maria dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dornfeld, Carolina Buso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Elisa Maria dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia - Estudo e ensino (Elementar)
Educação ambiental
Ensino fundamental
Environmental education
topic Ciencia - Estudo e ensino (Elementar)
Educação ambiental
Ensino fundamental
Environmental education
description Curricular greening is to initiate environmental education (EE) from a level already established, adapting processes, content and practices to the objectives and principles of EE. The objectives of this research were to analyze the changes in science education curriculum, especially with the implementation of Model School of Integral Educationand, verify that environmental education permeates the contente in the science classes. The methodology were: documental analysis, questionnaires with the school management, science teachers and students of the 6th year and observation of the science classes. The perception of teachers, administrators and students about the alterations (such as experimental practical classes, laboratory and electives classes) were positive for an effective education in science. The documental analysis and questionnaires answered by managers and teachers, pointed that there is posibility to work with Environmental Education in association with the work of the classes of science
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-01T13:09:35Z
2016-07-01T13:09:35Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Elisa Maria dos Santos. Ensino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientais. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/140159
867260
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-22/000867260.pdf
6251319508539238
identifier_str_mv FERREIRA, Elisa Maria dos Santos. Ensino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientais. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2016.
867260
6251319508539238
url http://hdl.handle.net/11449/140159
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-22/000867260.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964702245126144