Representatividade negra e educação física escolar: um estudo de revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burato, Lucas Adriano de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239521
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o conjunto da produção acadêmica acerca da temática da representatividade negra na escola, particularmente no componente curricular educação física, a partir da revisão sistemática de literatura. Para isso foram analisadas 13 publicações (artigos e dissertações de mestrado) compreendendo o período de 2009 a 2022. As bases de dados consultadas para pesquisa foram: Google Scholar, Scielo e bancos de teses e dissertações das bibliotecas digitais: Sistema de Bibliotecas da Universidade de Campinas/Unicamp, Biblioteca Digital da Universidade de São Paulo/USP, C@tedra Biblioteca Digital da Universidade Estadual Paulista/UNESP, Repositório Institucional da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, Repositório Institucional da Universidade Federal de São Paulo/Unifesp e Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do ABC/UFABC e repositório da CAPES. As análises permitiram constatar que a temática da representatividade negra tem apresentado crescimento nas pesquisas, com ênfase para os estudos de artigos científicos. Baseado no conjunto dos estudos analisados, foi possível observar que as aulas do componente curricular educação física, ofereceram aos alunos diversas atividades entre brincadeiras, jogos, danças e atividades lúdicas com o objetivo de promover a representatividade negra. No entanto, os currículos escolares ainda não priorizam o tema e as questões étnico-raciais. Para combater essa condição, é necessária a conscientização da identidade negra por meio de ações efetivas como a forma de ensinar e refletir entre professores, alunos e equipe escolar de forma constante. Assim, os docentes inseridos no componente curricular de educação física devem trabalhar com essa temática em longo prazo em todo o ano letivo. Com essas medidas, é possível obter a construção de conhecimento acerca da cultura afrobrasileira, combater o racismo, as atitudes preconceituosas e conscientizar os alunos da importância em assumir sua própria identidade.
id UNSP_4cd59e1784e1e0dde94d5d13a4136a8d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239521
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Representatividade negra e educação física escolar: um estudo de revisão sistemática da literaturaBlack representativeness and school physical education: a systematic literature review studyRepresentatividade negraEducação física escolarRevisão de literaturaIdentidade negraBlack representativenessSchool physical educationLiterature reviewBlack identityEsta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o conjunto da produção acadêmica acerca da temática da representatividade negra na escola, particularmente no componente curricular educação física, a partir da revisão sistemática de literatura. Para isso foram analisadas 13 publicações (artigos e dissertações de mestrado) compreendendo o período de 2009 a 2022. As bases de dados consultadas para pesquisa foram: Google Scholar, Scielo e bancos de teses e dissertações das bibliotecas digitais: Sistema de Bibliotecas da Universidade de Campinas/Unicamp, Biblioteca Digital da Universidade de São Paulo/USP, C@tedra Biblioteca Digital da Universidade Estadual Paulista/UNESP, Repositório Institucional da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, Repositório Institucional da Universidade Federal de São Paulo/Unifesp e Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do ABC/UFABC e repositório da CAPES. As análises permitiram constatar que a temática da representatividade negra tem apresentado crescimento nas pesquisas, com ênfase para os estudos de artigos científicos. Baseado no conjunto dos estudos analisados, foi possível observar que as aulas do componente curricular educação física, ofereceram aos alunos diversas atividades entre brincadeiras, jogos, danças e atividades lúdicas com o objetivo de promover a representatividade negra. No entanto, os currículos escolares ainda não priorizam o tema e as questões étnico-raciais. Para combater essa condição, é necessária a conscientização da identidade negra por meio de ações efetivas como a forma de ensinar e refletir entre professores, alunos e equipe escolar de forma constante. Assim, os docentes inseridos no componente curricular de educação física devem trabalhar com essa temática em longo prazo em todo o ano letivo. Com essas medidas, é possível obter a construção de conhecimento acerca da cultura afrobrasileira, combater o racismo, as atitudes preconceituosas e conscientizar os alunos da importância em assumir sua própria identidade.This research aims to identify and analyze the set of academic production on the subject of black representation at school, particularly in the physical education curricular component, based on a systematic literature review. For this, 13 publications (articles and master's dissertations) covering the period from 2009 to 2022 were analyzed. The databases consulted for the research were: Google Scholar, Scielo and theses and dissertations banks of digital libraries: Sistema de Bibliotecas da Universidade de Campinas/Unicamp, Digital Library of the University of São Paulo/USP, C@tedra Digital Library of the State University of São Paulo/UNESP, Institutional Repository of the Federal University of São Carlos/UFSCar, Institutional Repository of the Federal University of São Paulo/Unifesp and Libraries of the Federal University of ABC/UFABC and CAPES repository. The analyzes showed that the theme of black representation has shown growth in research, with emphasis on studies of scientific articles. Based on the set of studies analyzed, it was possible to observe that the classes of the physical education curricular component offered students various activities including games, games, dances and recreational activities with the objective of promoting black representation. However, school curricula still do not prioritize the topic and ethnic-racial issues. To combat this condition, it is necessary to raise awareness of black identity through effective actions such as constant teaching and reflection among teachers, students and school staff. Thus, professors inserted in the curricular component of physical education must work with this theme in the long term throughout the school year. With these measures, it is possible to build knowledge about Afro-Brazilian culture, fight racism, prejudiced attitudes and make students aware of the importance of assuming their own identity.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Corrêa, Denise Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Burato, Lucas Adriano de Souza2023-02-15T18:24:35Z2023-02-15T18:24:35Z2023-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-20T06:30:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239521Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:28:37.795890Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representatividade negra e educação física escolar: um estudo de revisão sistemática da literatura
Black representativeness and school physical education: a systematic literature review study
title Representatividade negra e educação física escolar: um estudo de revisão sistemática da literatura
spellingShingle Representatividade negra e educação física escolar: um estudo de revisão sistemática da literatura
Burato, Lucas Adriano de Souza
Representatividade negra
Educação física escolar
Revisão de literatura
Identidade negra
Black representativeness
School physical education
Literature review
Black identity
title_short Representatividade negra e educação física escolar: um estudo de revisão sistemática da literatura
title_full Representatividade negra e educação física escolar: um estudo de revisão sistemática da literatura
title_fullStr Representatividade negra e educação física escolar: um estudo de revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Representatividade negra e educação física escolar: um estudo de revisão sistemática da literatura
title_sort Representatividade negra e educação física escolar: um estudo de revisão sistemática da literatura
author Burato, Lucas Adriano de Souza
author_facet Burato, Lucas Adriano de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corrêa, Denise Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Burato, Lucas Adriano de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Representatividade negra
Educação física escolar
Revisão de literatura
Identidade negra
Black representativeness
School physical education
Literature review
Black identity
topic Representatividade negra
Educação física escolar
Revisão de literatura
Identidade negra
Black representativeness
School physical education
Literature review
Black identity
description Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o conjunto da produção acadêmica acerca da temática da representatividade negra na escola, particularmente no componente curricular educação física, a partir da revisão sistemática de literatura. Para isso foram analisadas 13 publicações (artigos e dissertações de mestrado) compreendendo o período de 2009 a 2022. As bases de dados consultadas para pesquisa foram: Google Scholar, Scielo e bancos de teses e dissertações das bibliotecas digitais: Sistema de Bibliotecas da Universidade de Campinas/Unicamp, Biblioteca Digital da Universidade de São Paulo/USP, C@tedra Biblioteca Digital da Universidade Estadual Paulista/UNESP, Repositório Institucional da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, Repositório Institucional da Universidade Federal de São Paulo/Unifesp e Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do ABC/UFABC e repositório da CAPES. As análises permitiram constatar que a temática da representatividade negra tem apresentado crescimento nas pesquisas, com ênfase para os estudos de artigos científicos. Baseado no conjunto dos estudos analisados, foi possível observar que as aulas do componente curricular educação física, ofereceram aos alunos diversas atividades entre brincadeiras, jogos, danças e atividades lúdicas com o objetivo de promover a representatividade negra. No entanto, os currículos escolares ainda não priorizam o tema e as questões étnico-raciais. Para combater essa condição, é necessária a conscientização da identidade negra por meio de ações efetivas como a forma de ensinar e refletir entre professores, alunos e equipe escolar de forma constante. Assim, os docentes inseridos no componente curricular de educação física devem trabalhar com essa temática em longo prazo em todo o ano letivo. Com essas medidas, é possível obter a construção de conhecimento acerca da cultura afrobrasileira, combater o racismo, as atitudes preconceituosas e conscientizar os alunos da importância em assumir sua própria identidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-15T18:24:35Z
2023-02-15T18:24:35Z
2023-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239521
url http://hdl.handle.net/11449/239521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129524225802240