Educação zapatista como utopia concreta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Bruno Perozzi da [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204081
Resumo: Este trabalho busca compreender, a partir de uma proposta teórico-analítica, a experiência educacional colocada em prática pelo movimento zapatista, no México. A primeira parte desta tese apresenta as teorias utilizadas para as análises (contextuais e do objeto), ou seja, a filosofia da práxis de Bloch, a teoria crítica da sociedade e o materialismo-histórico. Já na segunda parte, realiza-se uma interpretação da história das tensões e transformações na América Latina, a partir da perspectiva da filosofia da história de Walter Benjamin e tendo como fio condutor o conceito de utopia. Ainda na interpretação histórica, apresenta-se as origens e raízes do movimento zapatista, tanto no período anterior ao levante de 1994, quanto no que o sucedeu. Posteriormente realiza-se uma análise da construção da autonomia política, territorial e educacional pelos zapatistas, no confronto com a realidade mexicana e com as contradições internas do próprio movimento. Essa análise se fez a partir dos discursos zapatistas, disponíveis em sites ligados ao movimento, e pela análise de textos de autores que realizaram pesquisas teórico-empíricas sobre o movimento zapatista. Propõe-se a aproximação entre a construção da autonomia e o conceito de utopia concreta de Bloch, que é retomado na última parte do trabalho, para a apresentação da experiência educacional zapatista, interpretada a partir das utopias educacionais de Paulo Freire e Iván Illich, visando demonstrar que as práticas dos zapatistas na construção da educação autônoma concretizam, em parte, a proposição freireana de libertação e illichiana de convivencialidade.
id UNSP_4cfe65d133f50db49990309d7b64bfdf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204081
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação zapatista como utopia concretaZapatista education as a concrete utopiaUtopia concretaMovimento zapatistaAutonomiaEducaçãoTeoria crítica da sociedadeEste trabalho busca compreender, a partir de uma proposta teórico-analítica, a experiência educacional colocada em prática pelo movimento zapatista, no México. A primeira parte desta tese apresenta as teorias utilizadas para as análises (contextuais e do objeto), ou seja, a filosofia da práxis de Bloch, a teoria crítica da sociedade e o materialismo-histórico. Já na segunda parte, realiza-se uma interpretação da história das tensões e transformações na América Latina, a partir da perspectiva da filosofia da história de Walter Benjamin e tendo como fio condutor o conceito de utopia. Ainda na interpretação histórica, apresenta-se as origens e raízes do movimento zapatista, tanto no período anterior ao levante de 1994, quanto no que o sucedeu. Posteriormente realiza-se uma análise da construção da autonomia política, territorial e educacional pelos zapatistas, no confronto com a realidade mexicana e com as contradições internas do próprio movimento. Essa análise se fez a partir dos discursos zapatistas, disponíveis em sites ligados ao movimento, e pela análise de textos de autores que realizaram pesquisas teórico-empíricas sobre o movimento zapatista. Propõe-se a aproximação entre a construção da autonomia e o conceito de utopia concreta de Bloch, que é retomado na última parte do trabalho, para a apresentação da experiência educacional zapatista, interpretada a partir das utopias educacionais de Paulo Freire e Iván Illich, visando demonstrar que as práticas dos zapatistas na construção da educação autônoma concretizam, em parte, a proposição freireana de libertação e illichiana de convivencialidade.Este trabajo busca comprender, desde una propuesta teórico-analítica, la experiencia educativa puesta en práctica por el movimiento zapatista en México. La primera parte de esta tesis presenta las teorías utilizadas para el análisis contextual y del objeto, es decir, la filosofía de la praxis de Bloch, la teoría crítica de la sociedad y el materialismo-histórico. La segunda parte trata de una interpretación de la historia de las tensiones y transformaciones en América Latina, desde la perspectiva de la filosofía de la historia de Walter Benjamin y utiliza el concepto de utopía como hilo conductor. Aún en la interpretación histórica, se presentan los orígenes y raíces del movimiento zapatista, tanto en el período anterior al levantamiento de 1994 como en aquel que lo sucedió. Posteriormente, se realiza un análisis de la construcción de la autonomía política, territorial y educativa por parte de los zapatistas, en confrontación con la realidad mexicana y con las contradicciones internas del movimiento mismo. Este análisis se realizó a partir de los discursos zapatistas, disponibles en sitios web vinculados al movimiento, y mediante el análisis de textos de autores que realizaron investigaciones teórico-empíricas sobre el movimiento zapatista. Proponemos una aproximación entre la construcción de la autonomía y el concepto de utopía concreta de Bloch, que se reanuda, en la última parte del trabajo, para la presentación de la experiencia educativa zapatista, interpretada desde las utopías educativas de Paulo Freire e Iván Illich, con el objetivo de demostrar que las prácticas de los zapatistas en la construcción de la educación autónoma concretan, en parte, la proposición freireana de liberación e illichiana de convivencialidad.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valle, Maria Ribeiro do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silveira, Bruno Perozzi da [UNESP]2021-03-12T17:47:21Z2021-03-12T17:47:21Z2020-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20408133004030017P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-20T06:08:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204081Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-20T06:08:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação zapatista como utopia concreta
Zapatista education as a concrete utopia
title Educação zapatista como utopia concreta
spellingShingle Educação zapatista como utopia concreta
Silveira, Bruno Perozzi da [UNESP]
Utopia concreta
Movimento zapatista
Autonomia
Educação
Teoria crítica da sociedade
title_short Educação zapatista como utopia concreta
title_full Educação zapatista como utopia concreta
title_fullStr Educação zapatista como utopia concreta
title_full_unstemmed Educação zapatista como utopia concreta
title_sort Educação zapatista como utopia concreta
author Silveira, Bruno Perozzi da [UNESP]
author_facet Silveira, Bruno Perozzi da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valle, Maria Ribeiro do [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Bruno Perozzi da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Utopia concreta
Movimento zapatista
Autonomia
Educação
Teoria crítica da sociedade
topic Utopia concreta
Movimento zapatista
Autonomia
Educação
Teoria crítica da sociedade
description Este trabalho busca compreender, a partir de uma proposta teórico-analítica, a experiência educacional colocada em prática pelo movimento zapatista, no México. A primeira parte desta tese apresenta as teorias utilizadas para as análises (contextuais e do objeto), ou seja, a filosofia da práxis de Bloch, a teoria crítica da sociedade e o materialismo-histórico. Já na segunda parte, realiza-se uma interpretação da história das tensões e transformações na América Latina, a partir da perspectiva da filosofia da história de Walter Benjamin e tendo como fio condutor o conceito de utopia. Ainda na interpretação histórica, apresenta-se as origens e raízes do movimento zapatista, tanto no período anterior ao levante de 1994, quanto no que o sucedeu. Posteriormente realiza-se uma análise da construção da autonomia política, territorial e educacional pelos zapatistas, no confronto com a realidade mexicana e com as contradições internas do próprio movimento. Essa análise se fez a partir dos discursos zapatistas, disponíveis em sites ligados ao movimento, e pela análise de textos de autores que realizaram pesquisas teórico-empíricas sobre o movimento zapatista. Propõe-se a aproximação entre a construção da autonomia e o conceito de utopia concreta de Bloch, que é retomado na última parte do trabalho, para a apresentação da experiência educacional zapatista, interpretada a partir das utopias educacionais de Paulo Freire e Iván Illich, visando demonstrar que as práticas dos zapatistas na construção da educação autônoma concretizam, em parte, a proposição freireana de libertação e illichiana de convivencialidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-17
2021-03-12T17:47:21Z
2021-03-12T17:47:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204081
33004030017P7
url http://hdl.handle.net/11449/204081
identifier_str_mv 33004030017P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964634999947264