O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255837 |
Resumo: | Popularmente conhecido por apresentar vídeos de danças e trends, o TikTok vem sendo utilizado, também, com fins políticos e eleitorais. O processo eleitoral constitui em importante instrumento de exteriorização de um regime democrático formado por diversas etapas, dentre elas, com maior impacto, salvo sufrágio, é a propaganda políticoeleitoral caracterizada pela veiculação de concepções ideológicas. Assim, o objetivo principal do presente trabalho é analisar o uso do TikTok pelos quatro presidenciáveis mais bem votados no primeiro turno das eleições gerais brasileiras de 2022, por ordem do candidato com mais votos: Lula (PT); Jair Bolsonaro (PL); Simone Tebet (MDB); e Ciro Gomes (PDT). O trabalho apoia-se em pesquisa bibliográfica e documental, sendo utilizado o método hipotético-dedutivo e a análise de conteúdo. |
id |
UNSP_4d3a1337b9b521a8da679f2555852b8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/255837 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022The use of TikTok by the presidential candidates during the first round of the elections general elections of 2022BrasilComunicaçãoPropaganda eleitoralRedes sociaisBrazilCommunicationElectoral propagandaSocial networksPopularmente conhecido por apresentar vídeos de danças e trends, o TikTok vem sendo utilizado, também, com fins políticos e eleitorais. O processo eleitoral constitui em importante instrumento de exteriorização de um regime democrático formado por diversas etapas, dentre elas, com maior impacto, salvo sufrágio, é a propaganda políticoeleitoral caracterizada pela veiculação de concepções ideológicas. Assim, o objetivo principal do presente trabalho é analisar o uso do TikTok pelos quatro presidenciáveis mais bem votados no primeiro turno das eleições gerais brasileiras de 2022, por ordem do candidato com mais votos: Lula (PT); Jair Bolsonaro (PL); Simone Tebet (MDB); e Ciro Gomes (PDT). O trabalho apoia-se em pesquisa bibliográfica e documental, sendo utilizado o método hipotético-dedutivo e a análise de conteúdo.Popularly known for showing videos of dances and trends, TikTok has also been used for political and electoral purposes. The electoral process is an important instrument for the exteriorization of a democratic regime made up of several stages, among which, with the greatest impact, except for suffrage, is political and electoral propaganda characterized by the dissemination of ideological concepts. Thus, the main objective of this work is to analyze the use of TikTok by the four presidential candidates who received the most votes in the first round of the 2022 Brazilian general elections, in order of the candidate with the most votes: Lula (PT); Jair Bolsonaro (PL); Simone Tebet (MDB); and Ciro Gomes (PDT). The work is based on bibliographical and documentary research, using the hypothetical-deductive method and content analysis.Versão final do editorINTERCOMSociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da ComunicaçãoAlberto, Leonardo de AndradeBelluzzo, Regina Celia Baptista [UNESP]2024-06-04T12:48:32Z2024-06-04T12:48:32Z2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1806-3500https://hdl.handle.net/11449/25583784433569148356630000-0003-4271-0732porIX Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro: independência, comunicação e cultura: olhares contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-05T06:12:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255837Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-05T06:12:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022 The use of TikTok by the presidential candidates during the first round of the elections general elections of 2022 |
title |
O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022 |
spellingShingle |
O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022 Alberto, Leonardo de Andrade Brasil Comunicação Propaganda eleitoral Redes sociais Brazil Communication Electoral propaganda Social networks |
title_short |
O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022 |
title_full |
O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022 |
title_fullStr |
O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022 |
title_full_unstemmed |
O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022 |
title_sort |
O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022 |
author |
Alberto, Leonardo de Andrade |
author_facet |
Alberto, Leonardo de Andrade Belluzzo, Regina Celia Baptista [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Belluzzo, Regina Celia Baptista [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alberto, Leonardo de Andrade Belluzzo, Regina Celia Baptista [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil Comunicação Propaganda eleitoral Redes sociais Brazil Communication Electoral propaganda Social networks |
topic |
Brasil Comunicação Propaganda eleitoral Redes sociais Brazil Communication Electoral propaganda Social networks |
description |
Popularmente conhecido por apresentar vídeos de danças e trends, o TikTok vem sendo utilizado, também, com fins políticos e eleitorais. O processo eleitoral constitui em importante instrumento de exteriorização de um regime democrático formado por diversas etapas, dentre elas, com maior impacto, salvo sufrágio, é a propaganda políticoeleitoral caracterizada pela veiculação de concepções ideológicas. Assim, o objetivo principal do presente trabalho é analisar o uso do TikTok pelos quatro presidenciáveis mais bem votados no primeiro turno das eleições gerais brasileiras de 2022, por ordem do candidato com mais votos: Lula (PT); Jair Bolsonaro (PL); Simone Tebet (MDB); e Ciro Gomes (PDT). O trabalho apoia-se em pesquisa bibliográfica e documental, sendo utilizado o método hipotético-dedutivo e a análise de conteúdo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-07 2024-06-04T12:48:32Z 2024-06-04T12:48:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1806-3500 https://hdl.handle.net/11449/255837 8443356914835663 0000-0003-4271-0732 |
identifier_str_mv |
1806-3500 8443356914835663 0000-0003-4271-0732 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/255837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
IX Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro: independência, comunicação e cultura: olhares contemporâneos |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INTERCOM |
publisher.none.fl_str_mv |
INTERCOM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803045417606184960 |