O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberto, Leonardo de Andrade
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Belluzzo, Regina Celia Baptista [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255837
Resumo: Popularmente conhecido por apresentar vídeos de danças e trends, o TikTok vem sendo utilizado, também, com fins políticos e eleitorais. O processo eleitoral constitui em importante instrumento de exteriorização de um regime democrático formado por diversas etapas, dentre elas, com maior impacto, salvo sufrágio, é a propaganda políticoeleitoral caracterizada pela veiculação de concepções ideológicas. Assim, o objetivo principal do presente trabalho é analisar o uso do TikTok pelos quatro presidenciáveis mais bem votados no primeiro turno das eleições gerais brasileiras de 2022, por ordem do candidato com mais votos: Lula (PT); Jair Bolsonaro (PL); Simone Tebet (MDB); e Ciro Gomes (PDT). O trabalho apoia-se em pesquisa bibliográfica e documental, sendo utilizado o método hipotético-dedutivo e a análise de conteúdo.
id UNSP_4d3a1337b9b521a8da679f2555852b8e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255837
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022The use of TikTok by the presidential candidates during the first round of the elections general elections of 2022BrasilComunicaçãoPropaganda eleitoralRedes sociaisBrazilCommunicationElectoral propagandaSocial networksPopularmente conhecido por apresentar vídeos de danças e trends, o TikTok vem sendo utilizado, também, com fins políticos e eleitorais. O processo eleitoral constitui em importante instrumento de exteriorização de um regime democrático formado por diversas etapas, dentre elas, com maior impacto, salvo sufrágio, é a propaganda políticoeleitoral caracterizada pela veiculação de concepções ideológicas. Assim, o objetivo principal do presente trabalho é analisar o uso do TikTok pelos quatro presidenciáveis mais bem votados no primeiro turno das eleições gerais brasileiras de 2022, por ordem do candidato com mais votos: Lula (PT); Jair Bolsonaro (PL); Simone Tebet (MDB); e Ciro Gomes (PDT). O trabalho apoia-se em pesquisa bibliográfica e documental, sendo utilizado o método hipotético-dedutivo e a análise de conteúdo.Popularly known for showing videos of dances and trends, TikTok has also been used for political and electoral purposes. The electoral process is an important instrument for the exteriorization of a democratic regime made up of several stages, among which, with the greatest impact, except for suffrage, is political and electoral propaganda characterized by the dissemination of ideological concepts. Thus, the main objective of this work is to analyze the use of TikTok by the four presidential candidates who received the most votes in the first round of the 2022 Brazilian general elections, in order of the candidate with the most votes: Lula (PT); Jair Bolsonaro (PL); Simone Tebet (MDB); and Ciro Gomes (PDT). The work is based on bibliographical and documentary research, using the hypothetical-deductive method and content analysis.Versão final do editorINTERCOMSociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da ComunicaçãoAlberto, Leonardo de AndradeBelluzzo, Regina Celia Baptista [UNESP]2024-06-04T12:48:32Z2024-06-04T12:48:32Z2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1806-3500https://hdl.handle.net/11449/25583784433569148356630000-0003-4271-0732porIX Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro: independência, comunicação e cultura: olhares contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-05T06:12:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255837Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-05T06:12:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022
The use of TikTok by the presidential candidates during the first round of the elections general elections of 2022
title O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022
spellingShingle O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022
Alberto, Leonardo de Andrade
Brasil
Comunicação
Propaganda eleitoral
Redes sociais
Brazil
Communication
Electoral propaganda
Social networks
title_short O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022
title_full O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022
title_fullStr O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022
title_full_unstemmed O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022
title_sort O uso do TikTok pelos presidenciáveis durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022
author Alberto, Leonardo de Andrade
author_facet Alberto, Leonardo de Andrade
Belluzzo, Regina Celia Baptista [UNESP]
author_role author
author2 Belluzzo, Regina Celia Baptista [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberto, Leonardo de Andrade
Belluzzo, Regina Celia Baptista [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Comunicação
Propaganda eleitoral
Redes sociais
Brazil
Communication
Electoral propaganda
Social networks
topic Brasil
Comunicação
Propaganda eleitoral
Redes sociais
Brazil
Communication
Electoral propaganda
Social networks
description Popularmente conhecido por apresentar vídeos de danças e trends, o TikTok vem sendo utilizado, também, com fins políticos e eleitorais. O processo eleitoral constitui em importante instrumento de exteriorização de um regime democrático formado por diversas etapas, dentre elas, com maior impacto, salvo sufrágio, é a propaganda políticoeleitoral caracterizada pela veiculação de concepções ideológicas. Assim, o objetivo principal do presente trabalho é analisar o uso do TikTok pelos quatro presidenciáveis mais bem votados no primeiro turno das eleições gerais brasileiras de 2022, por ordem do candidato com mais votos: Lula (PT); Jair Bolsonaro (PL); Simone Tebet (MDB); e Ciro Gomes (PDT). O trabalho apoia-se em pesquisa bibliográfica e documental, sendo utilizado o método hipotético-dedutivo e a análise de conteúdo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07
2024-06-04T12:48:32Z
2024-06-04T12:48:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1806-3500
https://hdl.handle.net/11449/255837
8443356914835663
0000-0003-4271-0732
identifier_str_mv 1806-3500
8443356914835663
0000-0003-4271-0732
url https://hdl.handle.net/11449/255837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv IX Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro: independência, comunicação e cultura: olhares contemporâneos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INTERCOM
publisher.none.fl_str_mv INTERCOM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045417606184960