Acessibilidade na educação musical para educandos com deficiência visual no contexto da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Marcos Welby Simões
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16911
Resumo: A música tem fundamental importância no desenvolvimento intelectual, cultural e social do ser humano, contribuindo para a inserção de educandos com deficiência visual na sala de aula. Esta pesquisa trata da acessibilidade na educação musical para pessoas com deficiência visual no contexto do ensino regular. Fundamentei este estudo nos principais teóricos da inclusão como, Diniz e Sassaki, que defendem a ideia de uma sociedade que permita a participação satisfatória das pessoas com deficiência; Masini, que ressalta a importância da percepção da pessoa com deficiência visual envolvendo outros sentidos que não o da visão. Para entender a metodologia das práticas musicais consultei teóricos da educação musical no Brasil, entre esses Swanwick, e Hemsy de Gainza que postulam a ideia de uma musicalização centrada nos aspectos da singularidade humana obedecendo às etapas do desenvolvimento cognitivo, social e cultural do individuo. Incluí também a legislação especifica na área da educação inclusiva que entendo como relevante para fundamentar os princípios que regem a conduta que possibilite a acessibilidade satisfatória do educando com deficiência. O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de ensino da música para alunos com deficiência visual; identificar procedimentos de acessibilidade que poderão melhor contribuir para a prática da educação musical para esses educandos, incluindo os possíveis recursos didáticos pedagógicos que estejam sendo utilizados em sala de aula, para entender como a educação musical está sendo ensinada às pessoas com deficiência visual. Para tanto, situei esta pesquisa numa abordagem de estudo de caso do tipo qualitativo, realizada em seis escolas de Salvador, públicas e particulares em que existiam, no mesmo espaço, o professor de música e o aluno com deficiência visual. Realizei entrevistas com educadores musicais, que atuam nessas instituições, e também com aluno com limitação visual. Como resultado, constatei que a educação Inclusiva não tem encontrado um espaço amplo nas práticas escolares e que o número de escolas regulares preparadas para incluir, de fato, os educandos deficientes visuais na aula de música, é muito restrito, sobretudo na utilização de recursos adaptados, que visem o desenvolvimento de novos critérios metodológicos para o seu aprendizado, A identificação e interpretação dos dados investigados podem proporcionar uma melhor discussão e reflexão quanto à acessibilidade da educação musical com o entendimento de que não somente são importantes as técnicas e os procedimentos em sala de aula, mas toda a investigação das necessidades específicas dos alunos com deficiência visual.
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Para tanto, situei esta pesquisa numa abordagem de estudo de caso do tipo qualitativo, realizada em seis escolas de Salvador, públicas e particulares em que existiam, no mesmo espaço, o professor de música e o aluno com deficiência visual. Realizei entrevistas com educadores musicais, que atuam nessas instituições, e também com aluno com limitação visual. Como resultado, constatei que a educação Inclusiva não tem encontrado um espaço amplo nas práticas escolares e que o número de escolas regulares preparadas para incluir, de fato, os educandos deficientes visuais na aula de música, é muito restrito, sobretudo na utilização de recursos adaptados, que visem o desenvolvimento de novos critérios metodológicos para o seu aprendizado, A identificação e interpretação dos dados investigados podem proporcionar uma melhor discussão e reflexão quanto à acessibilidade da educação musical com o entendimento de que não somente são importantes as técnicas e os procedimentos em sala de aula, mas toda a investigação das necessidades específicas dos alunos com deficiência visual.ABSTRACT The music is of fundamental importance in the intellectual, cultural and social development of human beings, contributing to the inclusion of students with visual impairments in the classroom. This research deals with accessibility in music education for people with visual impairments in the context of regular education. Fundamentei this study in the major theorists such as inclusion, and Sassaki Diniz , who defend the idea of a society that permits satisfactory participation of people with disabilities; Masini, which underscores the importance of the perception of people with visual impairments involving senses other than the vision. To understand the methodology of musical practices consulted theorists of music education in Brazil between these Swanwick, and Hemsy of Gainza that posit the idea of ​​a musicalizacion focused on aspects of human uniqueness by following the steps of the cognitive , social and cultural development of the individual. Includes legislation also specifies the area of inclusive education which I understand as relevant to support the principles that govern the conduct that enables the satisfactory accessibility of student with disabilities The purpose of this study was to analyze the process of teaching music to students with visual impairment, identify accessibility procedures that can best contribute to the practice of music education for these students , including the possible pedagogical teaching resources that are being used in the classroom to understand how music education is being taught people with visual impairments. To this end, this research was conducted by case study of the qualitative approach, carried out in six schools in Salvador, public and private that had, in the same space, the music teacher and the student with visual impairments. Conducted interviews with music educators, who work in these institutions, as well as with students with visual impairment. As a result, found that Inclusive education has not found ample space in school practices and that the number of regular schools prepared to include, in fact, the visually impaired students in music class, is very limited, especially in the use of resources adapted , aimed at the development of new methodological criteria for learning, identification and interpretation of the investigated data can provide a better discussion and reflection about the accessibility of music education with the understanding that not only are important techniques and procedures in the classroom classroom, but the investigation of the specific needs of students with visual impairmentsSubmitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2015-01-05T16:47:47Z No. of bitstreams: 1 Tese Versão final ABNT 21-02-2014.pdf: 1161132 bytes, checksum: 1d2a9eea062c24d1ac42a6c45e2ddfdf (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-01-27T19:45:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Versão final ABNT 21-02-2014.pdf: 1161132 bytes, checksum: 1d2a9eea062c24d1ac42a6c45e2ddfdf (MD5)Made available in DSpace on 2015-01-27T19:45:43Z (GMT). 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