Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nourani, Farid [UNESP], Affonso, Frank José [UNESP], Rio, Fernando Henrique Bonfim Moreno Del [UNESP], Machado, Pedro Bittencourt [UNESP], Yamashita, Danilo Hiroshi [UNESP], Souza, Samuel Davi Müller de [UNESP], Govone, José Silvio [UNESP], Carneiro, José Gustavo Viegas [UNESP], Kuroishi, Danilo de Almeida [UNESP], Polezi, Luiz Afonso [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTI2NQ==
http://hdl.handle.net/11449/146848
Resumo: Introdução: O projeto de extensão Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade teve início em março de 2010 (em andamento) e do mesmo participam alunos da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNESP (Rio Claro) que se reúnem semanalmente para refletir acerca da organização do trabalho pedagógico e do cotidiano escolar. Objetivos: socializar e discutir experiências e propostas desenvolvidas por/com professores; considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo. Ainda os alunos têm a possibilidade de vivenciar a complexidade da escola já que o projeto de extensão articula-se a um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I do referido município e a um curso de extensão oferecido para educadores da mesma rede de ensino. As propostas de trabalho desenvolvidas nesses dois contextos têm a intencionalidade de educar o olhar de alunos e professores a partir de filmes já que isso possibilita promover o conhecimento, o sentimento e a ação, enfatizando assim as dimensões éticas e estéticas dos filmes e ampliando a nossa compreensão do mundo. Nos encontros semanais do projeto, são socializadas as experiências vividas com os educadores nesses dois âmbitos e, a partir de leitura de textos procuramos buscar embasamento teórico para as nossas discussões e ações colaborativas no contexto escolar. Método: Algumas das atividades desenvolvidas nos encontros semanais neste ano foram: 1) a leitura e discussão de textos (científicos e literários) e que surgem das inquietações sinalizadas pelos alunos a partir de suas experiências com os educadores, 2) o registro do encontro semanal em caderno coletivo do grupo; 3) a discussão sobre projetos de trabalho para serem desenvolvidas com os professores nas escolas; 4) a prática da escrita, instância de reflexão e formação que foi desenvolvida a partir de três propostas: a escrita mensal a partir de uma temática definida no grupo; a escrita de Pipocas Pedagógicas que são crônicas de acontecimentos vividos no contexto escolar; a avaliação do processo vivido no projeto de extensão; 5) a organização de dois eventos acadêmicos: Mesa Redonda cujo tema será a educação do olhar e a II Mostra dos Saberes da Experiência, no qual serão socializadas as parecerias feitas pelos alunos do projeto com os professores da escola ao longo deste ano. Resultados: o projeto contribui de forma significativa no processo de formação inicial dos seus participantes já que promove o diálogo e a interlocução entre o grupo; a efetiva ligação entre a escola e a universidade; a construção de um olhar solidário perante os acontecimentos vividos na universidade e na escola; a sistematização dos saberes produzidos pelos graduandos legitimando assim a sua autoria enquanto produtores de conhecimentos.
id UNSP_4d757b2063e0d408b635c13b9ca8e3cf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146848
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogoFormação inicialFormação continuadaEscolaIntrodução: O projeto de extensão Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade teve início em março de 2010 (em andamento) e do mesmo participam alunos da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNESP (Rio Claro) que se reúnem semanalmente para refletir acerca da organização do trabalho pedagógico e do cotidiano escolar. Objetivos: socializar e discutir experiências e propostas desenvolvidas por/com professores; considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo. Ainda os alunos têm a possibilidade de vivenciar a complexidade da escola já que o projeto de extensão articula-se a um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I do referido município e a um curso de extensão oferecido para educadores da mesma rede de ensino. As propostas de trabalho desenvolvidas nesses dois contextos têm a intencionalidade de educar o olhar de alunos e professores a partir de filmes já que isso possibilita promover o conhecimento, o sentimento e a ação, enfatizando assim as dimensões éticas e estéticas dos filmes e ampliando a nossa compreensão do mundo. Nos encontros semanais do projeto, são socializadas as experiências vividas com os educadores nesses dois âmbitos e, a partir de leitura de textos procuramos buscar embasamento teórico para as nossas discussões e ações colaborativas no contexto escolar. Método: Algumas das atividades desenvolvidas nos encontros semanais neste ano foram: 1) a leitura e discussão de textos (científicos e literários) e que surgem das inquietações sinalizadas pelos alunos a partir de suas experiências com os educadores, 2) o registro do encontro semanal em caderno coletivo do grupo; 3) a discussão sobre projetos de trabalho para serem desenvolvidas com os professores nas escolas; 4) a prática da escrita, instância de reflexão e formação que foi desenvolvida a partir de três propostas: a escrita mensal a partir de uma temática definida no grupo; a escrita de Pipocas Pedagógicas que são crônicas de acontecimentos vividos no contexto escolar; a avaliação do processo vivido no projeto de extensão; 5) a organização de dois eventos acadêmicos: Mesa Redonda cujo tema será a educação do olhar e a II Mostra dos Saberes da Experiência, no qual serão socializadas as parecerias feitas pelos alunos do projeto com os professores da escola ao longo deste ano. Resultados: o projeto contribui de forma significativa no processo de formação inicial dos seus participantes já que promove o diálogo e a interlocução entre o grupo; a efetiva ligação entre a escola e a universidade; a construção de um olhar solidário perante os acontecimentos vividos na universidade e na escola; a sistematização dos saberes produzidos pelos graduandos legitimando assim a sua autoria enquanto produtores de conhecimentos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP]Nourani, Farid [UNESP]Affonso, Frank José [UNESP]Rio, Fernando Henrique Bonfim Moreno Del [UNESP]Machado, Pedro Bittencourt [UNESP]Yamashita, Danilo Hiroshi [UNESP]Souza, Samuel Davi Müller de [UNESP]Govone, José Silvio [UNESP]Carneiro, José Gustavo Viegas [UNESP]Kuroishi, Danilo de Almeida [UNESP]Polezi, Luiz Afonso [UNESP]2017-01-02T15:39:47Z2017-01-02T15:39:47Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09265application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTI2NQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09494http://hdl.handle.net/11449/1468482013-09265-chaluh.pdf46051978805327630000-0002-1049-1646PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T06:14:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146848Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:39:37.638942Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo
title Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo
spellingShingle Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo
Carneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP]
Formação inicial
Formação continuada
Escola
title_short Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo
title_full Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo
title_fullStr Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo
title_full_unstemmed Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo
title_sort Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo
author Carneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP]
author_facet Carneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP]
Nourani, Farid [UNESP]
Affonso, Frank José [UNESP]
Rio, Fernando Henrique Bonfim Moreno Del [UNESP]
Machado, Pedro Bittencourt [UNESP]
Yamashita, Danilo Hiroshi [UNESP]
Souza, Samuel Davi Müller de [UNESP]
Govone, José Silvio [UNESP]
Carneiro, José Gustavo Viegas [UNESP]
Kuroishi, Danilo de Almeida [UNESP]
Polezi, Luiz Afonso [UNESP]
author_role author
author2 Nourani, Farid [UNESP]
Affonso, Frank José [UNESP]
Rio, Fernando Henrique Bonfim Moreno Del [UNESP]
Machado, Pedro Bittencourt [UNESP]
Yamashita, Danilo Hiroshi [UNESP]
Souza, Samuel Davi Müller de [UNESP]
Govone, José Silvio [UNESP]
Carneiro, José Gustavo Viegas [UNESP]
Kuroishi, Danilo de Almeida [UNESP]
Polezi, Luiz Afonso [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP]
Nourani, Farid [UNESP]
Affonso, Frank José [UNESP]
Rio, Fernando Henrique Bonfim Moreno Del [UNESP]
Machado, Pedro Bittencourt [UNESP]
Yamashita, Danilo Hiroshi [UNESP]
Souza, Samuel Davi Müller de [UNESP]
Govone, José Silvio [UNESP]
Carneiro, José Gustavo Viegas [UNESP]
Kuroishi, Danilo de Almeida [UNESP]
Polezi, Luiz Afonso [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Formação continuada
Escola
topic Formação inicial
Formação continuada
Escola
description Introdução: O projeto de extensão Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade teve início em março de 2010 (em andamento) e do mesmo participam alunos da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNESP (Rio Claro) que se reúnem semanalmente para refletir acerca da organização do trabalho pedagógico e do cotidiano escolar. Objetivos: socializar e discutir experiências e propostas desenvolvidas por/com professores; considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo. Ainda os alunos têm a possibilidade de vivenciar a complexidade da escola já que o projeto de extensão articula-se a um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I do referido município e a um curso de extensão oferecido para educadores da mesma rede de ensino. As propostas de trabalho desenvolvidas nesses dois contextos têm a intencionalidade de educar o olhar de alunos e professores a partir de filmes já que isso possibilita promover o conhecimento, o sentimento e a ação, enfatizando assim as dimensões éticas e estéticas dos filmes e ampliando a nossa compreensão do mundo. Nos encontros semanais do projeto, são socializadas as experiências vividas com os educadores nesses dois âmbitos e, a partir de leitura de textos procuramos buscar embasamento teórico para as nossas discussões e ações colaborativas no contexto escolar. Método: Algumas das atividades desenvolvidas nos encontros semanais neste ano foram: 1) a leitura e discussão de textos (científicos e literários) e que surgem das inquietações sinalizadas pelos alunos a partir de suas experiências com os educadores, 2) o registro do encontro semanal em caderno coletivo do grupo; 3) a discussão sobre projetos de trabalho para serem desenvolvidas com os professores nas escolas; 4) a prática da escrita, instância de reflexão e formação que foi desenvolvida a partir de três propostas: a escrita mensal a partir de uma temática definida no grupo; a escrita de Pipocas Pedagógicas que são crônicas de acontecimentos vividos no contexto escolar; a avaliação do processo vivido no projeto de extensão; 5) a organização de dois eventos acadêmicos: Mesa Redonda cujo tema será a educação do olhar e a II Mostra dos Saberes da Experiência, no qual serão socializadas as parecerias feitas pelos alunos do projeto com os professores da escola ao longo deste ano. Resultados: o projeto contribui de forma significativa no processo de formação inicial dos seus participantes já que promove o diálogo e a interlocução entre o grupo; a efetiva ligação entre a escola e a universidade; a construção de um olhar solidário perante os acontecimentos vividos na universidade e na escola; a sistematização dos saberes produzidos pelos graduandos legitimando assim a sua autoria enquanto produtores de conhecimentos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:39:47Z
2017-01-02T15:39:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTI2NQ==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09494
http://hdl.handle.net/11449/146848
2013-09265-chaluh.pdf
4605197880532763
0000-0002-1049-1646
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTI2NQ==
http://hdl.handle.net/11449/146848
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09494
2013-09265-chaluh.pdf
4605197880532763
0000-0002-1049-1646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09265
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128684184305664