Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTI2NQ== http://hdl.handle.net/11449/146848 |
Resumo: | Introdução: O projeto de extensão Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade teve início em março de 2010 (em andamento) e do mesmo participam alunos da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNESP (Rio Claro) que se reúnem semanalmente para refletir acerca da organização do trabalho pedagógico e do cotidiano escolar. Objetivos: socializar e discutir experiências e propostas desenvolvidas por/com professores; considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo. Ainda os alunos têm a possibilidade de vivenciar a complexidade da escola já que o projeto de extensão articula-se a um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I do referido município e a um curso de extensão oferecido para educadores da mesma rede de ensino. As propostas de trabalho desenvolvidas nesses dois contextos têm a intencionalidade de educar o olhar de alunos e professores a partir de filmes já que isso possibilita promover o conhecimento, o sentimento e a ação, enfatizando assim as dimensões éticas e estéticas dos filmes e ampliando a nossa compreensão do mundo. Nos encontros semanais do projeto, são socializadas as experiências vividas com os educadores nesses dois âmbitos e, a partir de leitura de textos procuramos buscar embasamento teórico para as nossas discussões e ações colaborativas no contexto escolar. Método: Algumas das atividades desenvolvidas nos encontros semanais neste ano foram: 1) a leitura e discussão de textos (científicos e literários) e que surgem das inquietações sinalizadas pelos alunos a partir de suas experiências com os educadores, 2) o registro do encontro semanal em caderno coletivo do grupo; 3) a discussão sobre projetos de trabalho para serem desenvolvidas com os professores nas escolas; 4) a prática da escrita, instância de reflexão e formação que foi desenvolvida a partir de três propostas: a escrita mensal a partir de uma temática definida no grupo; a escrita de Pipocas Pedagógicas que são crônicas de acontecimentos vividos no contexto escolar; a avaliação do processo vivido no projeto de extensão; 5) a organização de dois eventos acadêmicos: Mesa Redonda cujo tema será a educação do olhar e a II Mostra dos Saberes da Experiência, no qual serão socializadas as parecerias feitas pelos alunos do projeto com os professores da escola ao longo deste ano. Resultados: o projeto contribui de forma significativa no processo de formação inicial dos seus participantes já que promove o diálogo e a interlocução entre o grupo; a efetiva ligação entre a escola e a universidade; a construção de um olhar solidário perante os acontecimentos vividos na universidade e na escola; a sistematização dos saberes produzidos pelos graduandos legitimando assim a sua autoria enquanto produtores de conhecimentos. |
id |
UNSP_4d757b2063e0d408b635c13b9ca8e3cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146848 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogoFormação inicialFormação continuadaEscolaIntrodução: O projeto de extensão Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade teve início em março de 2010 (em andamento) e do mesmo participam alunos da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNESP (Rio Claro) que se reúnem semanalmente para refletir acerca da organização do trabalho pedagógico e do cotidiano escolar. Objetivos: socializar e discutir experiências e propostas desenvolvidas por/com professores; considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo. Ainda os alunos têm a possibilidade de vivenciar a complexidade da escola já que o projeto de extensão articula-se a um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I do referido município e a um curso de extensão oferecido para educadores da mesma rede de ensino. As propostas de trabalho desenvolvidas nesses dois contextos têm a intencionalidade de educar o olhar de alunos e professores a partir de filmes já que isso possibilita promover o conhecimento, o sentimento e a ação, enfatizando assim as dimensões éticas e estéticas dos filmes e ampliando a nossa compreensão do mundo. Nos encontros semanais do projeto, são socializadas as experiências vividas com os educadores nesses dois âmbitos e, a partir de leitura de textos procuramos buscar embasamento teórico para as nossas discussões e ações colaborativas no contexto escolar. Método: Algumas das atividades desenvolvidas nos encontros semanais neste ano foram: 1) a leitura e discussão de textos (científicos e literários) e que surgem das inquietações sinalizadas pelos alunos a partir de suas experiências com os educadores, 2) o registro do encontro semanal em caderno coletivo do grupo; 3) a discussão sobre projetos de trabalho para serem desenvolvidas com os professores nas escolas; 4) a prática da escrita, instância de reflexão e formação que foi desenvolvida a partir de três propostas: a escrita mensal a partir de uma temática definida no grupo; a escrita de Pipocas Pedagógicas que são crônicas de acontecimentos vividos no contexto escolar; a avaliação do processo vivido no projeto de extensão; 5) a organização de dois eventos acadêmicos: Mesa Redonda cujo tema será a educação do olhar e a II Mostra dos Saberes da Experiência, no qual serão socializadas as parecerias feitas pelos alunos do projeto com os professores da escola ao longo deste ano. Resultados: o projeto contribui de forma significativa no processo de formação inicial dos seus participantes já que promove o diálogo e a interlocução entre o grupo; a efetiva ligação entre a escola e a universidade; a construção de um olhar solidário perante os acontecimentos vividos na universidade e na escola; a sistematização dos saberes produzidos pelos graduandos legitimando assim a sua autoria enquanto produtores de conhecimentos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP]Nourani, Farid [UNESP]Affonso, Frank José [UNESP]Rio, Fernando Henrique Bonfim Moreno Del [UNESP]Machado, Pedro Bittencourt [UNESP]Yamashita, Danilo Hiroshi [UNESP]Souza, Samuel Davi Müller de [UNESP]Govone, José Silvio [UNESP]Carneiro, José Gustavo Viegas [UNESP]Kuroishi, Danilo de Almeida [UNESP]Polezi, Luiz Afonso [UNESP]2017-01-02T15:39:47Z2017-01-02T15:39:47Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09265application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTI2NQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09494http://hdl.handle.net/11449/1468482013-09265-chaluh.pdf46051978805327630000-0002-1049-1646PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T06:14:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146848Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:39:37.638942Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo |
title |
Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo |
spellingShingle |
Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo Carneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP] Formação inicial Formação continuada Escola |
title_short |
Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo |
title_full |
Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo |
title_fullStr |
Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo |
title_sort |
Formação inicial de professores: olhar, escuta e diálogo |
author |
Carneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP] |
author_facet |
Carneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP] Nourani, Farid [UNESP] Affonso, Frank José [UNESP] Rio, Fernando Henrique Bonfim Moreno Del [UNESP] Machado, Pedro Bittencourt [UNESP] Yamashita, Danilo Hiroshi [UNESP] Souza, Samuel Davi Müller de [UNESP] Govone, José Silvio [UNESP] Carneiro, José Gustavo Viegas [UNESP] Kuroishi, Danilo de Almeida [UNESP] Polezi, Luiz Afonso [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Nourani, Farid [UNESP] Affonso, Frank José [UNESP] Rio, Fernando Henrique Bonfim Moreno Del [UNESP] Machado, Pedro Bittencourt [UNESP] Yamashita, Danilo Hiroshi [UNESP] Souza, Samuel Davi Müller de [UNESP] Govone, José Silvio [UNESP] Carneiro, José Gustavo Viegas [UNESP] Kuroishi, Danilo de Almeida [UNESP] Polezi, Luiz Afonso [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP] Nourani, Farid [UNESP] Affonso, Frank José [UNESP] Rio, Fernando Henrique Bonfim Moreno Del [UNESP] Machado, Pedro Bittencourt [UNESP] Yamashita, Danilo Hiroshi [UNESP] Souza, Samuel Davi Müller de [UNESP] Govone, José Silvio [UNESP] Carneiro, José Gustavo Viegas [UNESP] Kuroishi, Danilo de Almeida [UNESP] Polezi, Luiz Afonso [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Formação continuada Escola |
topic |
Formação inicial Formação continuada Escola |
description |
Introdução: O projeto de extensão Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade teve início em março de 2010 (em andamento) e do mesmo participam alunos da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNESP (Rio Claro) que se reúnem semanalmente para refletir acerca da organização do trabalho pedagógico e do cotidiano escolar. Objetivos: socializar e discutir experiências e propostas desenvolvidas por/com professores; considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo. Ainda os alunos têm a possibilidade de vivenciar a complexidade da escola já que o projeto de extensão articula-se a um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I do referido município e a um curso de extensão oferecido para educadores da mesma rede de ensino. As propostas de trabalho desenvolvidas nesses dois contextos têm a intencionalidade de educar o olhar de alunos e professores a partir de filmes já que isso possibilita promover o conhecimento, o sentimento e a ação, enfatizando assim as dimensões éticas e estéticas dos filmes e ampliando a nossa compreensão do mundo. Nos encontros semanais do projeto, são socializadas as experiências vividas com os educadores nesses dois âmbitos e, a partir de leitura de textos procuramos buscar embasamento teórico para as nossas discussões e ações colaborativas no contexto escolar. Método: Algumas das atividades desenvolvidas nos encontros semanais neste ano foram: 1) a leitura e discussão de textos (científicos e literários) e que surgem das inquietações sinalizadas pelos alunos a partir de suas experiências com os educadores, 2) o registro do encontro semanal em caderno coletivo do grupo; 3) a discussão sobre projetos de trabalho para serem desenvolvidas com os professores nas escolas; 4) a prática da escrita, instância de reflexão e formação que foi desenvolvida a partir de três propostas: a escrita mensal a partir de uma temática definida no grupo; a escrita de Pipocas Pedagógicas que são crônicas de acontecimentos vividos no contexto escolar; a avaliação do processo vivido no projeto de extensão; 5) a organização de dois eventos acadêmicos: Mesa Redonda cujo tema será a educação do olhar e a II Mostra dos Saberes da Experiência, no qual serão socializadas as parecerias feitas pelos alunos do projeto com os professores da escola ao longo deste ano. Resultados: o projeto contribui de forma significativa no processo de formação inicial dos seus participantes já que promove o diálogo e a interlocução entre o grupo; a efetiva ligação entre a escola e a universidade; a construção de um olhar solidário perante os acontecimentos vividos na universidade e na escola; a sistematização dos saberes produzidos pelos graduandos legitimando assim a sua autoria enquanto produtores de conhecimentos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:39:47Z 2017-01-02T15:39:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTI2NQ== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09494 http://hdl.handle.net/11449/146848 2013-09265-chaluh.pdf 4605197880532763 0000-0002-1049-1646 |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTI2NQ== http://hdl.handle.net/11449/146848 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09494 2013-09265-chaluh.pdf 4605197880532763 0000-0002-1049-1646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09265 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128684184305664 |