4 A supervisão como possibilidade de formação inicial e continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2303 |
Resumo: | O presente texto apresenta algumas reflexões sobre o trabalho de supervisão realizado no subprojeto “Tecendo histórias e formando professores: memórias, contos e encantos nas expressões sócio-culturais e históricas no cotidiano dos afro-brasileiros” do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido no Campus V da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), na cidade de Santo Antônio de Jesus – Bahia. O texto discute as potencialidades do PIBID enquanto dispositivo de formação e reafirma o valor do referido Programa como uma política pública de valorização da carreira docente. Portanto, neste trabalho defendo a importância da supervisão para a formação inicial dos bolsistas e como experiência de reflexão para a formação continuada do próprio professor supervisor. |
id |
UESB-8_65d568f09fa170c015894d73c7960d91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2303 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
4 A supervisão como possibilidade de formação inicial e continuada de professoresSupervisão; Formação Inicial; Formação Continuada; PIBIDO presente texto apresenta algumas reflexões sobre o trabalho de supervisão realizado no subprojeto “Tecendo histórias e formando professores: memórias, contos e encantos nas expressões sócio-culturais e históricas no cotidiano dos afro-brasileiros” do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido no Campus V da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), na cidade de Santo Antônio de Jesus – Bahia. O texto discute as potencialidades do PIBID enquanto dispositivo de formação e reafirma o valor do referido Programa como uma política pública de valorização da carreira docente. Portanto, neste trabalho defendo a importância da supervisão para a formação inicial dos bolsistas e como experiência de reflexão para a formação continuada do próprio professor supervisor.Edições UESB2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/230310.22481/rid.v2i1.2303Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 1 (2017): v.2, n.1, jan./jun. 20172525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2303/1922Souza, Alisson da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:49:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2303Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:49:27Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
4 A supervisão como possibilidade de formação inicial e continuada de professores |
title |
4 A supervisão como possibilidade de formação inicial e continuada de professores |
spellingShingle |
4 A supervisão como possibilidade de formação inicial e continuada de professores Souza, Alisson da Silva Supervisão; Formação Inicial; Formação Continuada; PIBID |
title_short |
4 A supervisão como possibilidade de formação inicial e continuada de professores |
title_full |
4 A supervisão como possibilidade de formação inicial e continuada de professores |
title_fullStr |
4 A supervisão como possibilidade de formação inicial e continuada de professores |
title_full_unstemmed |
4 A supervisão como possibilidade de formação inicial e continuada de professores |
title_sort |
4 A supervisão como possibilidade de formação inicial e continuada de professores |
author |
Souza, Alisson da Silva |
author_facet |
Souza, Alisson da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Alisson da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão; Formação Inicial; Formação Continuada; PIBID |
topic |
Supervisão; Formação Inicial; Formação Continuada; PIBID |
description |
O presente texto apresenta algumas reflexões sobre o trabalho de supervisão realizado no subprojeto “Tecendo histórias e formando professores: memórias, contos e encantos nas expressões sócio-culturais e históricas no cotidiano dos afro-brasileiros” do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido no Campus V da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), na cidade de Santo Antônio de Jesus – Bahia. O texto discute as potencialidades do PIBID enquanto dispositivo de formação e reafirma o valor do referido Programa como uma política pública de valorização da carreira docente. Portanto, neste trabalho defendo a importância da supervisão para a formação inicial dos bolsistas e como experiência de reflexão para a formação continuada do próprio professor supervisor. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2303 10.22481/rid.v2i1.2303 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2303 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid.v2i1.2303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2303/1922 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 1 (2017): v.2, n.1, jan./jun. 2017 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187188518912 |