O ensino de ciencias nas séries iniciais do ensino fundamental: construindo diálogos em formação continuada
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139608 |
Resumo: | Apresento neste trabalho parte da pesquisa que tem por objetivo analisar perspectivas didáticas de professores para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A pesquisa se desenvolve desde 2010, segundo paradigma qualitativo, com diferentes procedimentos de coleta de dados, como questionários, entrevistas e observações. As atividades ocorrem em uma Escola Municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil, com encontros em Horários de Estudo Coletivo, em datas combinadas. O grupo compreende vinte e dois docentes, divididos em duas turmas, uma que se encontra no período da manhã e outra à tarde. O acompanhamento das professoras no âmbito dessa pesquisa procurou constituir um diálogo formador. Nos primeiros encontros as professoras apresentaram um quadro do seu trabalho com a temática, revelando dificuldades com conteúdos e disponibilidade de materiais. Constatou-se a valorização de atividades práticas, como possibilidade metodológica para o Ensino de Ciências. Em vista da grande expectativa de orientações práticas para trabalho em sala de aula, adotou-se a estratégia de oficinas para subsidiar ações mais imediatas e fomentar o diálogo. As professoras se envolveram com a construção de materiais e o aprofundamento de conceitos, manifestando espontaneamente sua potencial aplicabilidade. Apenas poucas docentes conseguiram aproveitar tais discussões em suas aulas. Percebe-se que, apesar de as oficinas representarem momentos significativos de aprendizagem e de se repensar a prática pedagógica, não dão conta de provocar mudanças imediatas e gerais. Embora a maioria das docentes anseie por mudanças, na hora de efetivá-las não conseguem alterar facilmente suas rotinas, privilegiando sequências tradicionais e bem estabelecidas. |
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