Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Eidt, Nádia Mara [UNESP], Terra, Bruna Mares [UNESP], Maia, Gabriela Lins [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100017
http://hdl.handle.net/11449/10616
Resumo: Este artigo relata um projeto na área da Psicologia da Educação com referencial histórico-cultural. O projeto foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental que teve como objetivo oferecer educação sexual para adolescentes auxiliando-os para viverem com autonomia e responsabilidade sua sexualidade. A intervenção ocorreu em 15 encontros semanais, com o uso de diferentes estratégias metodológicas abrangendo os seguintes temas: 1) Identidade Grupal e levantamento de expectativas, 2) regras de convívio grupal, 3) Conceito de Sexualidade; 4) Conceito social de adolescência, 5) Fisiologia e saúde, 6) Saúde Sexual e reprodutiva, 7) Iniciação Sexual, 8) Gravidez na Adolescência, 9) Violência Sexual, 10) Padrões de Beleza e atitudes de discriminação e 11) Gênero e diversidade sexual. Alunos e professores avaliaram a proposta de intervenção como satisfatória e necessária na escola. Almeja-se a continuidade do projeto com outros alunos e oferecer formação aos professores.
id UNSP_4e2ff63f832d5db1b58b0437f4690fa3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10616
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-culturalLa educación sexual en la escuela con la psicología histórico-culturalSex education in school from the historical-cultural psychologySexualidadeeducaçãopsicologia histórico-culturalSexualidadla educaciónla psicología histórico-culturalSexualityeducationcultural-historical psychologyEste artigo relata um projeto na área da Psicologia da Educação com referencial histórico-cultural. O projeto foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental que teve como objetivo oferecer educação sexual para adolescentes auxiliando-os para viverem com autonomia e responsabilidade sua sexualidade. A intervenção ocorreu em 15 encontros semanais, com o uso de diferentes estratégias metodológicas abrangendo os seguintes temas: 1) Identidade Grupal e levantamento de expectativas, 2) regras de convívio grupal, 3) Conceito de Sexualidade; 4) Conceito social de adolescência, 5) Fisiologia e saúde, 6) Saúde Sexual e reprodutiva, 7) Iniciação Sexual, 8) Gravidez na Adolescência, 9) Violência Sexual, 10) Padrões de Beleza e atitudes de discriminação e 11) Gênero e diversidade sexual. Alunos e professores avaliaram a proposta de intervenção como satisfatória e necessária na escola. Almeja-se a continuidade do projeto com outros alunos e oferecer formação aos professores.Este artículo informa sobre un proyecto en el área de Psicología de la Educación con referencia histórica y cultural. El proyecto se desarrolló en una escuela primaria que tuvo como objetivo proporcionar educación sexual a los adolescentes para ayudarlos a vivir su sexualidad con autonomía y responsabilidad. La intervención se pasó en 15 encuentros semanales, con el uso de diferentes estrategias metodológicas en respecto a los siguientes temas: 1) La identidad grupal y el levantamiento de las expectativas, 2) Las reglas de la interacción del grupo, 3) El concepto de la sexualidad, 4) El concepto social de la adolescencia, 5) La fisiología y la salud, 6) Salud Sexual y Reproductiva, 7) Iniciación Sexual 8) Embarazo en Adolescentes, 9) La violencia sexual, 10) Estereotipos de belleza y las actitudes de discriminación y 11) Género y Diversidad sexual. Estudiantes y profesores evaluaron la propuesta de intervención como satisfactoria y necesaria en la escuela. Se espera la continuidad del proyecto con otros estudiantes y proporcionar formación a los docentes.This article reports one project in the area of Educational Psychology by the historical-cultural theory. It was developed in an elementary school and aimed to provide sex education for adolescents helping them to live their sexuality in an independent and responsible way. The intervention occurred in 15 weekly meetings, with the use of different methodological strategies covering the following themes: 1) Identity of the group and survey of expectations, 2) rules of group interaction; 3) Concept of Sexuality, 4) Concept of social adolescence, 5) Physiology and Health, 6) Sexual and Reproductive Health, 7) Sexual Initiation, 8) Teenage Pregnancy, 9) Sexual Violence, 10) Standards of Beauty and attitudes of discrimination and 11) Gender and sexual diversity. Students and teachers evaluated the proposed intervention as satisfactory and needed at school. We aim to continue the project with other students and offer training to the teachers.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências curso de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências curso de PsicologiaUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]Eidt, Nádia Mara [UNESP]Terra, Bruna Mares [UNESP]Maia, Gabriela Lins [UNESP]2014-05-20T13:31:10Z2014-05-20T13:31:10Z2012-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article151-156application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100017Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 17, n. 1, p. 151-156, 2012.1413-7372http://hdl.handle.net/11449/1061610.1590/S1413-73722012000100017S1413-73722012000100017S1413-73722012000100017.pdf0418187005680125SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia em Estudo0,229info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10616Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:16:38.032838Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural
La educación sexual en la escuela con la psicología histórico-cultural
Sex education in school from the historical-cultural psychology
title Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural
spellingShingle Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]
Sexualidade
educação
psicologia histórico-cultural
Sexualidad
la educación
la psicología histórico-cultural
Sexuality
education
cultural-historical psychology
title_short Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural
title_full Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural
title_fullStr Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural
title_full_unstemmed Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural
title_sort Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural
author Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]
author_facet Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]
Eidt, Nádia Mara [UNESP]
Terra, Bruna Mares [UNESP]
Maia, Gabriela Lins [UNESP]
author_role author
author2 Eidt, Nádia Mara [UNESP]
Terra, Bruna Mares [UNESP]
Maia, Gabriela Lins [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]
Eidt, Nádia Mara [UNESP]
Terra, Bruna Mares [UNESP]
Maia, Gabriela Lins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade
educação
psicologia histórico-cultural
Sexualidad
la educación
la psicología histórico-cultural
Sexuality
education
cultural-historical psychology
topic Sexualidade
educação
psicologia histórico-cultural
Sexualidad
la educación
la psicología histórico-cultural
Sexuality
education
cultural-historical psychology
description Este artigo relata um projeto na área da Psicologia da Educação com referencial histórico-cultural. O projeto foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental que teve como objetivo oferecer educação sexual para adolescentes auxiliando-os para viverem com autonomia e responsabilidade sua sexualidade. A intervenção ocorreu em 15 encontros semanais, com o uso de diferentes estratégias metodológicas abrangendo os seguintes temas: 1) Identidade Grupal e levantamento de expectativas, 2) regras de convívio grupal, 3) Conceito de Sexualidade; 4) Conceito social de adolescência, 5) Fisiologia e saúde, 6) Saúde Sexual e reprodutiva, 7) Iniciação Sexual, 8) Gravidez na Adolescência, 9) Violência Sexual, 10) Padrões de Beleza e atitudes de discriminação e 11) Gênero e diversidade sexual. Alunos e professores avaliaram a proposta de intervenção como satisfatória e necessária na escola. Almeja-se a continuidade do projeto com outros alunos e oferecer formação aos professores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
2014-05-20T13:31:10Z
2014-05-20T13:31:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100017
Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 17, n. 1, p. 151-156, 2012.
1413-7372
http://hdl.handle.net/11449/10616
10.1590/S1413-73722012000100017
S1413-73722012000100017
S1413-73722012000100017.pdf
0418187005680125
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100017
http://hdl.handle.net/11449/10616
identifier_str_mv Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 17, n. 1, p. 151-156, 2012.
1413-7372
10.1590/S1413-73722012000100017
S1413-73722012000100017
S1413-73722012000100017.pdf
0418187005680125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo
0,229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151-156
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128782923464704