Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100017 http://hdl.handle.net/11449/10616 |
Resumo: | Este artigo relata um projeto na área da Psicologia da Educação com referencial histórico-cultural. O projeto foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental que teve como objetivo oferecer educação sexual para adolescentes auxiliando-os para viverem com autonomia e responsabilidade sua sexualidade. A intervenção ocorreu em 15 encontros semanais, com o uso de diferentes estratégias metodológicas abrangendo os seguintes temas: 1) Identidade Grupal e levantamento de expectativas, 2) regras de convívio grupal, 3) Conceito de Sexualidade; 4) Conceito social de adolescência, 5) Fisiologia e saúde, 6) Saúde Sexual e reprodutiva, 7) Iniciação Sexual, 8) Gravidez na Adolescência, 9) Violência Sexual, 10) Padrões de Beleza e atitudes de discriminação e 11) Gênero e diversidade sexual. Alunos e professores avaliaram a proposta de intervenção como satisfatória e necessária na escola. Almeja-se a continuidade do projeto com outros alunos e oferecer formação aos professores. |
id |
UNSP_4e2ff63f832d5db1b58b0437f4690fa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/10616 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-culturalLa educación sexual en la escuela con la psicología histórico-culturalSex education in school from the historical-cultural psychologySexualidadeeducaçãopsicologia histórico-culturalSexualidadla educaciónla psicología histórico-culturalSexualityeducationcultural-historical psychologyEste artigo relata um projeto na área da Psicologia da Educação com referencial histórico-cultural. O projeto foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental que teve como objetivo oferecer educação sexual para adolescentes auxiliando-os para viverem com autonomia e responsabilidade sua sexualidade. A intervenção ocorreu em 15 encontros semanais, com o uso de diferentes estratégias metodológicas abrangendo os seguintes temas: 1) Identidade Grupal e levantamento de expectativas, 2) regras de convívio grupal, 3) Conceito de Sexualidade; 4) Conceito social de adolescência, 5) Fisiologia e saúde, 6) Saúde Sexual e reprodutiva, 7) Iniciação Sexual, 8) Gravidez na Adolescência, 9) Violência Sexual, 10) Padrões de Beleza e atitudes de discriminação e 11) Gênero e diversidade sexual. Alunos e professores avaliaram a proposta de intervenção como satisfatória e necessária na escola. Almeja-se a continuidade do projeto com outros alunos e oferecer formação aos professores.Este artículo informa sobre un proyecto en el área de Psicología de la Educación con referencia histórica y cultural. El proyecto se desarrolló en una escuela primaria que tuvo como objetivo proporcionar educación sexual a los adolescentes para ayudarlos a vivir su sexualidad con autonomía y responsabilidad. La intervención se pasó en 15 encuentros semanales, con el uso de diferentes estrategias metodológicas en respecto a los siguientes temas: 1) La identidad grupal y el levantamiento de las expectativas, 2) Las reglas de la interacción del grupo, 3) El concepto de la sexualidad, 4) El concepto social de la adolescencia, 5) La fisiología y la salud, 6) Salud Sexual y Reproductiva, 7) Iniciación Sexual 8) Embarazo en Adolescentes, 9) La violencia sexual, 10) Estereotipos de belleza y las actitudes de discriminación y 11) Género y Diversidad sexual. Estudiantes y profesores evaluaron la propuesta de intervención como satisfactoria y necesaria en la escuela. Se espera la continuidad del proyecto con otros estudiantes y proporcionar formación a los docentes.This article reports one project in the area of Educational Psychology by the historical-cultural theory. It was developed in an elementary school and aimed to provide sex education for adolescents helping them to live their sexuality in an independent and responsible way. The intervention occurred in 15 weekly meetings, with the use of different methodological strategies covering the following themes: 1) Identity of the group and survey of expectations, 2) rules of group interaction; 3) Concept of Sexuality, 4) Concept of social adolescence, 5) Physiology and Health, 6) Sexual and Reproductive Health, 7) Sexual Initiation, 8) Teenage Pregnancy, 9) Sexual Violence, 10) Standards of Beauty and attitudes of discrimination and 11) Gender and sexual diversity. Students and teachers evaluated the proposed intervention as satisfactory and needed at school. We aim to continue the project with other students and offer training to the teachers.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências curso de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências curso de PsicologiaUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]Eidt, Nádia Mara [UNESP]Terra, Bruna Mares [UNESP]Maia, Gabriela Lins [UNESP]2014-05-20T13:31:10Z2014-05-20T13:31:10Z2012-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article151-156application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100017Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 17, n. 1, p. 151-156, 2012.1413-7372http://hdl.handle.net/11449/1061610.1590/S1413-73722012000100017S1413-73722012000100017S1413-73722012000100017.pdf0418187005680125SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia em Estudo0,229info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10616Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:16:38.032838Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural La educación sexual en la escuela con la psicología histórico-cultural Sex education in school from the historical-cultural psychology |
title |
Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural |
spellingShingle |
Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP] Sexualidade educação psicologia histórico-cultural Sexualidad la educación la psicología histórico-cultural Sexuality education cultural-historical psychology |
title_short |
Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural |
title_full |
Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural |
title_fullStr |
Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural |
title_sort |
Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural |
author |
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP] |
author_facet |
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP] Eidt, Nádia Mara [UNESP] Terra, Bruna Mares [UNESP] Maia, Gabriela Lins [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Eidt, Nádia Mara [UNESP] Terra, Bruna Mares [UNESP] Maia, Gabriela Lins [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP] Eidt, Nádia Mara [UNESP] Terra, Bruna Mares [UNESP] Maia, Gabriela Lins [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sexualidade educação psicologia histórico-cultural Sexualidad la educación la psicología histórico-cultural Sexuality education cultural-historical psychology |
topic |
Sexualidade educação psicologia histórico-cultural Sexualidad la educación la psicología histórico-cultural Sexuality education cultural-historical psychology |
description |
Este artigo relata um projeto na área da Psicologia da Educação com referencial histórico-cultural. O projeto foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental que teve como objetivo oferecer educação sexual para adolescentes auxiliando-os para viverem com autonomia e responsabilidade sua sexualidade. A intervenção ocorreu em 15 encontros semanais, com o uso de diferentes estratégias metodológicas abrangendo os seguintes temas: 1) Identidade Grupal e levantamento de expectativas, 2) regras de convívio grupal, 3) Conceito de Sexualidade; 4) Conceito social de adolescência, 5) Fisiologia e saúde, 6) Saúde Sexual e reprodutiva, 7) Iniciação Sexual, 8) Gravidez na Adolescência, 9) Violência Sexual, 10) Padrões de Beleza e atitudes de discriminação e 11) Gênero e diversidade sexual. Alunos e professores avaliaram a proposta de intervenção como satisfatória e necessária na escola. Almeja-se a continuidade do projeto com outros alunos e oferecer formação aos professores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 2014-05-20T13:31:10Z 2014-05-20T13:31:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100017 Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 17, n. 1, p. 151-156, 2012. 1413-7372 http://hdl.handle.net/11449/10616 10.1590/S1413-73722012000100017 S1413-73722012000100017 S1413-73722012000100017.pdf 0418187005680125 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100017 http://hdl.handle.net/11449/10616 |
identifier_str_mv |
Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 17, n. 1, p. 151-156, 2012. 1413-7372 10.1590/S1413-73722012000100017 S1413-73722012000100017 S1413-73722012000100017.pdf 0418187005680125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo 0,229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
151-156 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128782923464704 |