Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica: em análise o IDEB e o IDESP nas ações de intervenções pedagógicas e de gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno, Luciane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182101
Resumo: Com esta pesquisa pretende-se abordar o uso de indicadores de desenvolvimento da educação, como IDEB e IDESP, na prática escolar, analisando as ações de intervenções pedagógicas e de gestão, ou seja, como gestores e professores organizam seus trabalhos, como planejam ações e melhorias da qualidade desse trabalho. Para tanto, inicia-se com a definição mais ampla e caracterização de indicadores, indicadores sociais, indicadores educacionais e suas funções, contextualizando-os na prática escolar. Como referência para a investigação, têm-se escolas da rede pública estadual de São Paulo, no município de Araraquara. Espera-se que este trabalho possa colaborar para a trajetória rumo a uma prática pedagógica de mais qualidade, em que todos participem de maneira mais efetiva e democrática na sua construção, considerando os indicadores de qualidade da educação referência significativa para o planejamento de ações que efetivamente garantam a oferta de uma escola de qualidade.
id UNSP_4f0c85419dc1a4da6907e89cc3510e02
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182101
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica: em análise o IDEB e o IDESP nas ações de intervenções pedagógicas e de gestãoBasic Education Development Indicators: the IDEB and IDESP are analyzed in the actions of pedagogical and management interventionsindicadores de desenvolvimento da educaçãoindicadores educacionaisPolítica educacionalsistema de avaliação educacionalavaliaçãoindicators of educational developmenteducational indicatorseducational politicseducational evaluation systemevaluationCom esta pesquisa pretende-se abordar o uso de indicadores de desenvolvimento da educação, como IDEB e IDESP, na prática escolar, analisando as ações de intervenções pedagógicas e de gestão, ou seja, como gestores e professores organizam seus trabalhos, como planejam ações e melhorias da qualidade desse trabalho. Para tanto, inicia-se com a definição mais ampla e caracterização de indicadores, indicadores sociais, indicadores educacionais e suas funções, contextualizando-os na prática escolar. Como referência para a investigação, têm-se escolas da rede pública estadual de São Paulo, no município de Araraquara. Espera-se que este trabalho possa colaborar para a trajetória rumo a uma prática pedagógica de mais qualidade, em que todos participem de maneira mais efetiva e democrática na sua construção, considerando os indicadores de qualidade da educação referência significativa para o planejamento de ações que efetivamente garantam a oferta de uma escola de qualidade.This research intends to approach the use of educational development indicators, such as IDEB and IDESP, in school practice, analyzing the actions of pedagogical and management interventions, that is, how managers and teachers organize their work, how they plan actions and improvements in the quality of this work. To do so, it begins with the broader definition and characterization of indicators, social indicators, educational indicators and their functions, contextualizing them in school practice. As reference for the investigation, there are schools of the state public network of São Paulo, in the municipality of Araraquara. It is hoped that this work can contribute to the trajectory towards a pedagogical practice of more quality, in which all participate in a more effective and democratic way in its construction, considering the quality indicators of the education reference for the planning of actions that effectively guarantee the supply of a quality school.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Ricardo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moreno, Luciane2019-05-22T19:18:29Z2019-05-22T19:18:29Z2019-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18210100091681033004030079P262340850194139490000-0002-7478-4835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182101Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:47:45.731313Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica: em análise o IDEB e o IDESP nas ações de intervenções pedagógicas e de gestão
Basic Education Development Indicators: the IDEB and IDESP are analyzed in the actions of pedagogical and management interventions
title Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica: em análise o IDEB e o IDESP nas ações de intervenções pedagógicas e de gestão
spellingShingle Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica: em análise o IDEB e o IDESP nas ações de intervenções pedagógicas e de gestão
Moreno, Luciane
indicadores de desenvolvimento da educação
indicadores educacionais
Política educacional
sistema de avaliação educacional
avaliação
indicators of educational development
educational indicators
educational politics
educational evaluation system
evaluation
title_short Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica: em análise o IDEB e o IDESP nas ações de intervenções pedagógicas e de gestão
title_full Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica: em análise o IDEB e o IDESP nas ações de intervenções pedagógicas e de gestão
title_fullStr Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica: em análise o IDEB e o IDESP nas ações de intervenções pedagógicas e de gestão
title_full_unstemmed Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica: em análise o IDEB e o IDESP nas ações de intervenções pedagógicas e de gestão
title_sort Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica: em análise o IDEB e o IDESP nas ações de intervenções pedagógicas e de gestão
author Moreno, Luciane
author_facet Moreno, Luciane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Ricardo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv indicadores de desenvolvimento da educação
indicadores educacionais
Política educacional
sistema de avaliação educacional
avaliação
indicators of educational development
educational indicators
educational politics
educational evaluation system
evaluation
topic indicadores de desenvolvimento da educação
indicadores educacionais
Política educacional
sistema de avaliação educacional
avaliação
indicators of educational development
educational indicators
educational politics
educational evaluation system
evaluation
description Com esta pesquisa pretende-se abordar o uso de indicadores de desenvolvimento da educação, como IDEB e IDESP, na prática escolar, analisando as ações de intervenções pedagógicas e de gestão, ou seja, como gestores e professores organizam seus trabalhos, como planejam ações e melhorias da qualidade desse trabalho. Para tanto, inicia-se com a definição mais ampla e caracterização de indicadores, indicadores sociais, indicadores educacionais e suas funções, contextualizando-os na prática escolar. Como referência para a investigação, têm-se escolas da rede pública estadual de São Paulo, no município de Araraquara. Espera-se que este trabalho possa colaborar para a trajetória rumo a uma prática pedagógica de mais qualidade, em que todos participem de maneira mais efetiva e democrática na sua construção, considerando os indicadores de qualidade da educação referência significativa para o planejamento de ações que efetivamente garantam a oferta de uma escola de qualidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-22T19:18:29Z
2019-05-22T19:18:29Z
2019-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182101
000916810
33004030079P2
6234085019413949
0000-0002-7478-4835
url http://hdl.handle.net/11449/182101
identifier_str_mv 000916810
33004030079P2
6234085019413949
0000-0002-7478-4835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128859368849408