Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/120865 |
Resumo: | This paper studies the frame deformations on a formula SAE vehicle in steady-state cornering and its influence on the lateral load transfers and, consequently, on the tires normal loads due to the applied lateral load. For a vehicle with a perfect rigid frame, the vehicle mass, the position of the center of gravity and the suspensions are the only factors responsible for the load distribution between the tires. When the frame deformations are no longer negligible, the frame deformations affect the loaddistribution between the tires. The frame flexibility turns it able to behave as an additional set of springs to the suspension system, thus changing the behavior of the set. This paper describes howit happens and suggests ways to minimize this phenomenon |
id |
UNSP_505c450cfab7d2184fe914787589a09c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/120865 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constanteVeiculos a motor - DinamicaMétodo dos elementos finitosTeoria das estruturasAutomoveis - Molas e suspensãoMotor vehicles - DynamicsThis paper studies the frame deformations on a formula SAE vehicle in steady-state cornering and its influence on the lateral load transfers and, consequently, on the tires normal loads due to the applied lateral load. For a vehicle with a perfect rigid frame, the vehicle mass, the position of the center of gravity and the suspensions are the only factors responsible for the load distribution between the tires. When the frame deformations are no longer negligible, the frame deformations affect the loaddistribution between the tires. The frame flexibility turns it able to behave as an additional set of springs to the suspension system, thus changing the behavior of the set. This paper describes howit happens and suggests ways to minimize this phenomenonO presente trabalho estuda as deformações que ocorrem na estrutura principal de um veículo do tipo fórmula SAE quando o mesmo é submetido a uma aceleração lateral constante e sua influência nos valores das transferências transversais de carga e, por conseqüência, nas forças normais exercidas sobre os pneus devido ao carregamento aplicado. Para um veículo com a estrutura teoricamente indeformável, a massa do veículo, a posição do centro de gravidade do veículo e as suspensões são os únicos responsáveis pela distribuição de forças entre os pneus. Quando as deformações da estrutura deixam de ser desprezíveis, a mesma passa a exercer influência sobre a distribuição de forças entre os pneus, comportando-se como um conjunto de molas adicional ao sistema de suspensão, alterando assim o comportamento do conjunto. Este trabalho descreve a forma com que isto ocorre e propõe meios de minimizar este fenômenoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Forti, Antonio Wagner [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa, Joezer Luís Leone [UNESP]2015-03-23T15:28:04Z2015-03-23T15:28:04Z2012-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis84 f.application/pdfROSA, Joezer Luís Leone. Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante. 2012. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.http://hdl.handle.net/11449/120865000739724000739724.pdf5530774058812168Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:50:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120865Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:51:56.275932Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante |
title |
Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante |
spellingShingle |
Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante Rosa, Joezer Luís Leone [UNESP] Veiculos a motor - Dinamica Método dos elementos finitos Teoria das estruturas Automoveis - Molas e suspensão Motor vehicles - Dynamics |
title_short |
Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante |
title_full |
Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante |
title_fullStr |
Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante |
title_full_unstemmed |
Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante |
title_sort |
Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante |
author |
Rosa, Joezer Luís Leone [UNESP] |
author_facet |
Rosa, Joezer Luís Leone [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Forti, Antonio Wagner [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Joezer Luís Leone [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Veiculos a motor - Dinamica Método dos elementos finitos Teoria das estruturas Automoveis - Molas e suspensão Motor vehicles - Dynamics |
topic |
Veiculos a motor - Dinamica Método dos elementos finitos Teoria das estruturas Automoveis - Molas e suspensão Motor vehicles - Dynamics |
description |
This paper studies the frame deformations on a formula SAE vehicle in steady-state cornering and its influence on the lateral load transfers and, consequently, on the tires normal loads due to the applied lateral load. For a vehicle with a perfect rigid frame, the vehicle mass, the position of the center of gravity and the suspensions are the only factors responsible for the load distribution between the tires. When the frame deformations are no longer negligible, the frame deformations affect the loaddistribution between the tires. The frame flexibility turns it able to behave as an additional set of springs to the suspension system, thus changing the behavior of the set. This paper describes howit happens and suggests ways to minimize this phenomenon |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-18 2015-03-23T15:28:04Z 2015-03-23T15:28:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSA, Joezer Luís Leone. Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante. 2012. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012. http://hdl.handle.net/11449/120865 000739724 000739724.pdf 5530774058812168 |
identifier_str_mv |
ROSA, Joezer Luís Leone. Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante. 2012. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012. 000739724 000739724.pdf 5530774058812168 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/120865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
84 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128427746656256 |