A trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140002
Resumo: A presente pesquisa procurou apreender os contornos adquiridos pelo Sistema de Avaliação da Educação do Estado de São Paulo (Saresp), ao longo de sua trajetória – entre 1996 e 2010. Essa compreensão teve como meta principal, verificar a potencialidade do Saresp como avaliação voltada para a melhoria da qualidade da educação para todos. Ou seja, em que medida essa avaliação tem auxiliado instituições escolares e mais especificamente professores e alunos no processo de otimização da construção da aprendizagem. Tal análise se orienta pelo princípio do entendimento da avaliação como fenômeno político e social, o qual tem sua validade associada ao nível de negociação entre os diversos atores envolvidos no processo. Compreende-se, então, que a potencialidade formativa da avaliação está vinculada ao seu caráter democrático. O recurso utilizado na apreensão proposta por esse trabalho foi a análise documental, a qual revelou a quase inexistente participação dos atores envolvidos diretamente no processo de ensino-aprendizagem (em especial, professores e alunos) nas tomadas de decisão referentes aos encaminhamentos do Saresp. Encaminhamentos esses relacionados tanto à construção dos instrumentos, quanto às ações avaliativas em si. Desse modo, nota-se que apesar do Saresp ter sofisticado seus instrumentos de avaliação da aprendizagem ao longo de sua trajetória, ainda lhe falta o fundamental diálogo efetivo com a comunidade escolar para adquirir potencialidade real de atingir seu objetivo declarado, qual seja, a melhoria “dos processos de ensinar e aprender nas escolas”.
id UNSP_5082d03599fb3c2cb15ebaef56caac00
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/140002
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010)Sistema de avaliaçãoOtimização da aprendizagemAvaliação democráticaA presente pesquisa procurou apreender os contornos adquiridos pelo Sistema de Avaliação da Educação do Estado de São Paulo (Saresp), ao longo de sua trajetória – entre 1996 e 2010. Essa compreensão teve como meta principal, verificar a potencialidade do Saresp como avaliação voltada para a melhoria da qualidade da educação para todos. Ou seja, em que medida essa avaliação tem auxiliado instituições escolares e mais especificamente professores e alunos no processo de otimização da construção da aprendizagem. Tal análise se orienta pelo princípio do entendimento da avaliação como fenômeno político e social, o qual tem sua validade associada ao nível de negociação entre os diversos atores envolvidos no processo. Compreende-se, então, que a potencialidade formativa da avaliação está vinculada ao seu caráter democrático. O recurso utilizado na apreensão proposta por esse trabalho foi a análise documental, a qual revelou a quase inexistente participação dos atores envolvidos diretamente no processo de ensino-aprendizagem (em especial, professores e alunos) nas tomadas de decisão referentes aos encaminhamentos do Saresp. Encaminhamentos esses relacionados tanto à construção dos instrumentos, quanto às ações avaliativas em si. Desse modo, nota-se que apesar do Saresp ter sofisticado seus instrumentos de avaliação da aprendizagem ao longo de sua trajetória, ainda lhe falta o fundamental diálogo efetivo com a comunidade escolar para adquirir potencialidade real de atingir seu objetivo declarado, qual seja, a melhoria “dos processos de ensinar e aprender nas escolas”.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca (FCHS)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]2016-06-28T17:32:32Z2016-06-28T17:32:32Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2529-2536application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2529-25369708-2011http://hdl.handle.net/11449/140002ISSN2236-9708-2011-2529-2536.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-25T19:39:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140002Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:14:49.966746Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010)
title A trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010)
spellingShingle A trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010)
Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
Sistema de avaliação
Otimização da aprendizagem
Avaliação democrática
title_short A trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010)
title_full A trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010)
title_fullStr A trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010)
title_full_unstemmed A trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010)
title_sort A trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010)
author Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
author_facet Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de avaliação
Otimização da aprendizagem
Avaliação democrática
topic Sistema de avaliação
Otimização da aprendizagem
Avaliação democrática
description A presente pesquisa procurou apreender os contornos adquiridos pelo Sistema de Avaliação da Educação do Estado de São Paulo (Saresp), ao longo de sua trajetória – entre 1996 e 2010. Essa compreensão teve como meta principal, verificar a potencialidade do Saresp como avaliação voltada para a melhoria da qualidade da educação para todos. Ou seja, em que medida essa avaliação tem auxiliado instituições escolares e mais especificamente professores e alunos no processo de otimização da construção da aprendizagem. Tal análise se orienta pelo princípio do entendimento da avaliação como fenômeno político e social, o qual tem sua validade associada ao nível de negociação entre os diversos atores envolvidos no processo. Compreende-se, então, que a potencialidade formativa da avaliação está vinculada ao seu caráter democrático. O recurso utilizado na apreensão proposta por esse trabalho foi a análise documental, a qual revelou a quase inexistente participação dos atores envolvidos diretamente no processo de ensino-aprendizagem (em especial, professores e alunos) nas tomadas de decisão referentes aos encaminhamentos do Saresp. Encaminhamentos esses relacionados tanto à construção dos instrumentos, quanto às ações avaliativas em si. Desse modo, nota-se que apesar do Saresp ter sofisticado seus instrumentos de avaliação da aprendizagem ao longo de sua trajetória, ainda lhe falta o fundamental diálogo efetivo com a comunidade escolar para adquirir potencialidade real de atingir seu objetivo declarado, qual seja, a melhoria “dos processos de ensinar e aprender nas escolas”.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:32Z
2016-06-28T17:32:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2529-2536
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/140002
ISSN2236-9708-2011-2529-2536.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140002
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2529-2536
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-2529-2536.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2529-2536
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129178703233024