Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade em um livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Heitor de Andrade [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96030
Resumo: Atualmente, o livro didático vem sendo reconhecido como um material indispensável ao processo de escolarização. No campo da Educação Física a produção e estudo do livro didático permanecem praticamente negligenciados. O objetivo do presente estudo foi, em uma primeira etapa, elaborar um livro didático de basquetebol para o Ensino Fundamental: um dirigido ao professor e outro ao aluno. Na segunda etapa o objetivo dessa pesquisa foi investigar como cinco professores de Educação Física avaliam a aplicabilidade do livro didático de basquetebol. E na terceira etapa foi investigar como um professor utiliza esse livro em situações reais de ensino. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. Na etapa de elaboração do livro didático utilizou-se o referencial da pesquisa teórica. Na etapa de avaliação do livro didático optou-se pelo estudo exploratório, tendo a entrevista como instrumento de coleta de dados. Na terceira etapa foram realizadas observações sistemáticas da aula de um professor, para tanto, apoiou-se no estudo de caso. Os resultados apontaram que a elaboração de um livro didático é uma tarefa complexa e existem poucos princípios que fornecem suporte a esse trabalho. Os professores se identificaram com a proposta do livro didático de basquetebol e apontaram vantagens e desvantagens para sua utilização no cotidiano escolar. Os professores apresentaram dificuldades de visualizar a aplicabilidade do livro didático em suas práticas, uma vez que não há tradição de seu uso em aulas de Educação Física. Quanto ao uso do livro didático, o professor investigado demonstrou pouco interesse pelo livro do professor, por outro lado, utilizou amplamente o livro destinado ao aluno. Por fim, observou-se que os alunos receberam o livro didático de formas variadas e as relações que eles estabelecem com o livro didático modifica-se de acordo com...
id UNSP_50ce1662065897314bab869ce0cfc55c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96030
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade em um livro didáticoBasquetebolEducação física escolarLivro didáticoText bookBasketballSchool physical educationAtualmente, o livro didático vem sendo reconhecido como um material indispensável ao processo de escolarização. No campo da Educação Física a produção e estudo do livro didático permanecem praticamente negligenciados. O objetivo do presente estudo foi, em uma primeira etapa, elaborar um livro didático de basquetebol para o Ensino Fundamental: um dirigido ao professor e outro ao aluno. Na segunda etapa o objetivo dessa pesquisa foi investigar como cinco professores de Educação Física avaliam a aplicabilidade do livro didático de basquetebol. E na terceira etapa foi investigar como um professor utiliza esse livro em situações reais de ensino. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. Na etapa de elaboração do livro didático utilizou-se o referencial da pesquisa teórica. Na etapa de avaliação do livro didático optou-se pelo estudo exploratório, tendo a entrevista como instrumento de coleta de dados. Na terceira etapa foram realizadas observações sistemáticas da aula de um professor, para tanto, apoiou-se no estudo de caso. Os resultados apontaram que a elaboração de um livro didático é uma tarefa complexa e existem poucos princípios que fornecem suporte a esse trabalho. Os professores se identificaram com a proposta do livro didático de basquetebol e apontaram vantagens e desvantagens para sua utilização no cotidiano escolar. Os professores apresentaram dificuldades de visualizar a aplicabilidade do livro didático em suas práticas, uma vez que não há tradição de seu uso em aulas de Educação Física. Quanto ao uso do livro didático, o professor investigado demonstrou pouco interesse pelo livro do professor, por outro lado, utilizou amplamente o livro destinado ao aluno. Por fim, observou-se que os alunos receberam o livro didático de formas variadas e as relações que eles estabelecem com o livro didático modifica-se de acordo com...Nowadays, text book has been recognized as an indispensable material to education process. In the field of Physical Education the text book’s production and study became practically neglectful. The present study’s objective was, in a first stage, to elaborate a basketball text book for the Fundamental Teaching: one focusing the teacher and other the student. In the second stage the research’s objective was to investigate how five Physical Education teachers evaluate the applicability of the basketball text book. And in the third stage it was to investigate how a teacher uses that book in real situations of teaching. The methodology used was qualitative. In the stage of the text book’s elaboration it was used the reference of theoretical research. In the evaluation stage of the text book it was chosen the exploratory study, the interview was a data collection instrument. In the third stage it was observed systematically a teacher's class, for this, it was supported by case study. The results pointed that the elaboration of a text book is a complex task and there are few principles that gives support for this. Teachers identified themselves with the proposal of the basketball text book and they pointed advantages and disadvantages for its use in school. The teachers presented difficulties of visualizing the applicability of the text book in their practices, once there is no tradition on text books in classes of Physical Education. Concerning the use of the text book, the investigated teachers demonstrated little interest for the teacher's book; on the other hand, they used the student’s book thoroughly. Finally, it was observed that the students received the text book in different ways and the relationships they establish with it changes according to the teacher's commitment to the material use. The pedagogic practice in Physical Education is demanding a more and more intense... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Heitor de Andrade [UNESP]2014-06-11T19:27:59Z2014-06-11T19:27:59Z2009-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 f. : il.application/pdfRODRIGUES, Heitor de Andrade. Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade em um livro didático. 2009. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/96030000580950rodrigues_ha_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-31T06:19:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96030Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:46:55.542855Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade em um livro didático
title Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade em um livro didático
spellingShingle Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade em um livro didático
Rodrigues, Heitor de Andrade [UNESP]
Basquetebol
Educação física escolar
Livro didático
Text book
Basketball
School physical education
title_short Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade em um livro didático
title_full Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade em um livro didático
title_fullStr Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade em um livro didático
title_full_unstemmed Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade em um livro didático
title_sort Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade em um livro didático
author Rodrigues, Heitor de Andrade [UNESP]
author_facet Rodrigues, Heitor de Andrade [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Heitor de Andrade [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Basquetebol
Educação física escolar
Livro didático
Text book
Basketball
School physical education
topic Basquetebol
Educação física escolar
Livro didático
Text book
Basketball
School physical education
description Atualmente, o livro didático vem sendo reconhecido como um material indispensável ao processo de escolarização. No campo da Educação Física a produção e estudo do livro didático permanecem praticamente negligenciados. O objetivo do presente estudo foi, em uma primeira etapa, elaborar um livro didático de basquetebol para o Ensino Fundamental: um dirigido ao professor e outro ao aluno. Na segunda etapa o objetivo dessa pesquisa foi investigar como cinco professores de Educação Física avaliam a aplicabilidade do livro didático de basquetebol. E na terceira etapa foi investigar como um professor utiliza esse livro em situações reais de ensino. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. Na etapa de elaboração do livro didático utilizou-se o referencial da pesquisa teórica. Na etapa de avaliação do livro didático optou-se pelo estudo exploratório, tendo a entrevista como instrumento de coleta de dados. Na terceira etapa foram realizadas observações sistemáticas da aula de um professor, para tanto, apoiou-se no estudo de caso. Os resultados apontaram que a elaboração de um livro didático é uma tarefa complexa e existem poucos princípios que fornecem suporte a esse trabalho. Os professores se identificaram com a proposta do livro didático de basquetebol e apontaram vantagens e desvantagens para sua utilização no cotidiano escolar. Os professores apresentaram dificuldades de visualizar a aplicabilidade do livro didático em suas práticas, uma vez que não há tradição de seu uso em aulas de Educação Física. Quanto ao uso do livro didático, o professor investigado demonstrou pouco interesse pelo livro do professor, por outro lado, utilizou amplamente o livro destinado ao aluno. Por fim, observou-se que os alunos receberam o livro didático de formas variadas e as relações que eles estabelecem com o livro didático modifica-se de acordo com...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-09
2014-06-11T19:27:59Z
2014-06-11T19:27:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Heitor de Andrade. Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade em um livro didático. 2009. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/96030
000580950
rodrigues_ha_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv RODRIGUES, Heitor de Andrade. Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade em um livro didático. 2009. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
000580950
rodrigues_ha_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129357601832960