O que os pares de Teletandem (não) negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/113706
Resumo: Circulando com familiaridade pela literatura nacional e internacional sobre o ensino de línguas mediado por computador e, especialmente, sobre teletandem, a autora presenteia o leitor com o relato de uma pesquisa bastante inovadora, fruto de um trabalho de observação longo (43 meses), persistente e cuidadoso sobre a interação entre pares em uma experiência de teletandem. O foco deste estudo é a negociação entre os participantes durante seus processos de aprendizagem. Ao leitor pouco familiarizado sobre a aprendizagem em tandem, o texto oferece todas as informações necessárias sobre essa modalidade de aprendizagem que reúne aprendizes de continentes diferentes aprendendo a língua um do outro. O leitor já conhecedor do assunto terá a oportunidade de ler sobre um projeto bem-sucedido, liderado pela Unesp, campus de Assis, sob a coordenação geral de João Telles, em parceria com várias universidades estrangeiras: quatro nos Estados Unidos, duas na França, três na Itália, uma na Alemanha, uma na Argentina, uma no Uruguai e uma no México. O leitor terá acesso privilegiado aos dados coletados pela autora, que demonstra como autonomia, reciprocidade, telecolaboração, negociação e reflexão se fazem presentes ou ausentes na negociação entre os pares brasileiros e estrangeiros.
id UNSP_519ce26270999b61a1c51c66fabc68e2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/113706
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O que os pares de Teletandem (não) negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXIEducação - Estudo e ensinoEnsino à distânciaLinguagem e línguasCirculando com familiaridade pela literatura nacional e internacional sobre o ensino de línguas mediado por computador e, especialmente, sobre teletandem, a autora presenteia o leitor com o relato de uma pesquisa bastante inovadora, fruto de um trabalho de observação longo (43 meses), persistente e cuidadoso sobre a interação entre pares em uma experiência de teletandem. O foco deste estudo é a negociação entre os participantes durante seus processos de aprendizagem. Ao leitor pouco familiarizado sobre a aprendizagem em tandem, o texto oferece todas as informações necessárias sobre essa modalidade de aprendizagem que reúne aprendizes de continentes diferentes aprendendo a língua um do outro. O leitor já conhecedor do assunto terá a oportunidade de ler sobre um projeto bem-sucedido, liderado pela Unesp, campus de Assis, sob a coordenação geral de João Telles, em parceria com várias universidades estrangeiras: quatro nos Estados Unidos, duas na França, três na Itália, uma na Alemanha, uma na Argentina, uma no Uruguai e uma no México. O leitor terá acesso privilegiado aos dados coletados pela autora, que demonstra como autonomia, reciprocidade, telecolaboração, negociação e reflexão se fazem presentes ou ausentes na negociação entre os pares brasileiros e estrangeiros.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Editora Unesp2014-12-16T16:38:45Z2014-12-16T16:38:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book213 p.application/pdfGARCIA, Daniela Nogueira de Moraes. O que os pares de Teletandem (não) negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagemde línguas estrangeiras no século XXI. São Paulo: Editora Unesp, 2013. ISBN 97885393041659788539304165http://hdl.handle.net/11449/113706ISBN9788539304165.pdf33004153069P5porhttp://hdl.handle.net/11449/144963Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESPGarcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-22T06:14:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/113706Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:25:24.177198Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que os pares de Teletandem (não) negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI
title O que os pares de Teletandem (não) negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI
spellingShingle O que os pares de Teletandem (não) negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI
Garcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]
Educação - Estudo e ensino
Ensino à distância
Linguagem e línguas
title_short O que os pares de Teletandem (não) negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI
title_full O que os pares de Teletandem (não) negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI
title_fullStr O que os pares de Teletandem (não) negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI
title_full_unstemmed O que os pares de Teletandem (não) negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI
title_sort O que os pares de Teletandem (não) negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI
author Garcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]
author_facet Garcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Ensino à distância
Linguagem e línguas
topic Educação - Estudo e ensino
Ensino à distância
Linguagem e línguas
description Circulando com familiaridade pela literatura nacional e internacional sobre o ensino de línguas mediado por computador e, especialmente, sobre teletandem, a autora presenteia o leitor com o relato de uma pesquisa bastante inovadora, fruto de um trabalho de observação longo (43 meses), persistente e cuidadoso sobre a interação entre pares em uma experiência de teletandem. O foco deste estudo é a negociação entre os participantes durante seus processos de aprendizagem. Ao leitor pouco familiarizado sobre a aprendizagem em tandem, o texto oferece todas as informações necessárias sobre essa modalidade de aprendizagem que reúne aprendizes de continentes diferentes aprendendo a língua um do outro. O leitor já conhecedor do assunto terá a oportunidade de ler sobre um projeto bem-sucedido, liderado pela Unesp, campus de Assis, sob a coordenação geral de João Telles, em parceria com várias universidades estrangeiras: quatro nos Estados Unidos, duas na França, três na Itália, uma na Alemanha, uma na Argentina, uma no Uruguai e uma no México. O leitor terá acesso privilegiado aos dados coletados pela autora, que demonstra como autonomia, reciprocidade, telecolaboração, negociação e reflexão se fazem presentes ou ausentes na negociação entre os pares brasileiros e estrangeiros.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-12-16T16:38:45Z
2014-12-16T16:38:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Daniela Nogueira de Moraes. O que os pares de Teletandem (não) negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagemde línguas estrangeiras no século XXI. São Paulo: Editora Unesp, 2013. ISBN 9788539304165
9788539304165
http://hdl.handle.net/11449/113706
ISBN9788539304165.pdf
33004153069P5
identifier_str_mv GARCIA, Daniela Nogueira de Moraes. O que os pares de Teletandem (não) negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagemde línguas estrangeiras no século XXI. São Paulo: Editora Unesp, 2013. ISBN 9788539304165
9788539304165
ISBN9788539304165.pdf
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/113706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144963
Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 213 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unesp
publisher.none.fl_str_mv Editora Unesp
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128930422456320