A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância'
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/1897 http://hdl.handle.net/11449/115002 |
Resumo: | This paper presents the results of a University research and extension project conducted at an institution that provides support to children and adolescents in the city of Marília, state of São Paulo, in 2010. This project focuses on reading and storytelling activities to stimulate children to become readers and increase their cultural repertoire. The theoretical reflection is based on the studies of Vygotsky, Bakhtin and Benjamin. The practical activities were organized based on authors such as Bajard, Freinet and Coelho; and the choice of the literary works and stories follow the criteria described in the text. The activities were used with the purpose of motivating children and teenagers to read. We observed significant changes in participants, namely: better vocabulary and engagement in activities proposed. The data collected is presented in the text in the form of speech transcripts and in the reports of the book of life. |
id |
UNSP_5353e5a2301cd3a77f686d6bb37d127c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115002 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância'Education as an experience from stories told and read: moments of creativity and recreation of childhoodThis paper presents the results of a University research and extension project conducted at an institution that provides support to children and adolescents in the city of Marília, state of São Paulo, in 2010. This project focuses on reading and storytelling activities to stimulate children to become readers and increase their cultural repertoire. The theoretical reflection is based on the studies of Vygotsky, Bakhtin and Benjamin. The practical activities were organized based on authors such as Bajard, Freinet and Coelho; and the choice of the literary works and stories follow the criteria described in the text. The activities were used with the purpose of motivating children and teenagers to read. We observed significant changes in participants, namely: better vocabulary and engagement in activities proposed. The data collected is presented in the text in the form of speech transcripts and in the reports of the book of life.Este texto apresenta resultados de um projeto de pesquisa e extensão universitária realizado em 2010 em uma instituição de apoio a crianças e adolescentes, na cidade de Marília, estado de São Paulo. Trata-se de um projeto que focaliza atividades com leituras literárias e contação de histórias como elementos para a formação do leitor mirim e ampliação do seu repertório cultural. As reflexões teóricas apoiam-se nos estudos de Vigotski, Benjamin e Bakhtin. Para a organização das atividades práticas, apoiou-se em autores como Bajard, Freinet e Coelho; a escolha das obras literárias e dos contos seguem critérios descritos no texto. Neste caso, as atividades pautaram-se na intervenção com a finalidade de motivar as crianças e os adolescentes à leitura. Assim, foi possível observar mudanças significativas nos participantes, quais sejam: melhor vocabulário e envolvimento nas ações propostas. Os dados coletados encontram-se no texto na forma de transcrição das falas e nos relatos do livro da vida.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higyno Muzzi Filho, n.737, Câmpus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higyno Muzzi Filho, n.737, Câmpus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Andrade, Lizbeth Oliveira de [UNESP]2015-02-24T13:57:40Z2015-02-24T13:57:40Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article47-54application/pdfhttp://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/1897Revista de Educação PUC-Campinas, v. 18, n. 1, p. 47-54, 2013.1519-3993http://hdl.handle.net/11449/115002ISSN1519-3993-2013-18-01-47-54.pdf960006216925002021918638733144150000-0003-4945-1681Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Educação PUC-Campinasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:58:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115002Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:58:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância' Education as an experience from stories told and read: moments of creativity and recreation of childhood |
title |
A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância' |
spellingShingle |
A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância' Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP] |
title_short |
A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância' |
title_full |
A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância' |
title_fullStr |
A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância' |
title_full_unstemmed |
A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância' |
title_sort |
A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância' |
author |
Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP] |
author_facet |
Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP] Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] Andrade, Lizbeth Oliveira de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] Andrade, Lizbeth Oliveira de [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP] Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] Andrade, Lizbeth Oliveira de [UNESP] |
description |
This paper presents the results of a University research and extension project conducted at an institution that provides support to children and adolescents in the city of Marília, state of São Paulo, in 2010. This project focuses on reading and storytelling activities to stimulate children to become readers and increase their cultural repertoire. The theoretical reflection is based on the studies of Vygotsky, Bakhtin and Benjamin. The practical activities were organized based on authors such as Bajard, Freinet and Coelho; and the choice of the literary works and stories follow the criteria described in the text. The activities were used with the purpose of motivating children and teenagers to read. We observed significant changes in participants, namely: better vocabulary and engagement in activities proposed. The data collected is presented in the text in the form of speech transcripts and in the reports of the book of life. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-02-24T13:57:40Z 2015-02-24T13:57:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/1897 Revista de Educação PUC-Campinas, v. 18, n. 1, p. 47-54, 2013. 1519-3993 http://hdl.handle.net/11449/115002 ISSN1519-3993-2013-18-01-47-54.pdf 9600062169250020 2191863873314415 0000-0003-4945-1681 |
url |
http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/1897 http://hdl.handle.net/11449/115002 |
identifier_str_mv |
Revista de Educação PUC-Campinas, v. 18, n. 1, p. 47-54, 2013. 1519-3993 ISSN1519-3993-2013-18-01-47-54.pdf 9600062169250020 2191863873314415 0000-0003-4945-1681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista de Educação PUC-Campinas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47-54 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128109544734720 |